Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231349 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais. |
id |
UFRGS-2_8eee77b7a236a9d233e48b23c028fb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessoa, Elanne de FreitasWeber, Dorcas Janice2021-10-27T04:26:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/231349001132959Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais.application/pdfporPatrimônio culturalEducação patrimonialLivro didáticoArtes visuaisPatrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132959.pdf.txt001132959.pdf.txtExtracted Texttext/plain79930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/2/001132959.pdf.txt18e19637b91703bccba8d4bb8f413623MD52ORIGINAL001132959.pdfTexto completoapplication/pdf7739921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/1/001132959.pdfa815ea78e785de229a0fb1a8210971e7MD5110183/2313492023-05-05 03:22:22.50596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
title |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
spellingShingle |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte Pessoa, Elanne de Freitas Patrimônio cultural Educação patrimonial Livro didático Artes visuais |
title_short |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
title_full |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
title_fullStr |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
title_full_unstemmed |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
title_sort |
Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte |
author |
Pessoa, Elanne de Freitas |
author_facet |
Pessoa, Elanne de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Elanne de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
contributor_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Educação patrimonial Livro didático Artes visuais |
topic |
Patrimônio cultural Educação patrimonial Livro didático Artes visuais |
description |
Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-27T04:26:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/231349 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132959 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/231349 |
identifier_str_mv |
001132959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/2/001132959.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/1/001132959.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18e19637b91703bccba8d4bb8f413623 a815ea78e785de229a0fb1a8210971e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224614739705856 |