Avaliações externas na educação : análises a partir de uma pesquisa bibliográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254319 |
Resumo: | A pesquisa que caracteriza este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por objetivo investigar em produções acadêmicas as razões da não conformidade docente com respeito às Avaliações Externas. Motiva a escrita deste TCC o entendimento do porquê os profissionais da educação terem um olhar tão crítico com respeito a esses mecanismos de avaliação a que estão sujeitos regularmente. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se na Análise Documental numa Abordagem Qualitativa, tendo como ferramenta a pesquisa bibliográfica, visto que os documentos que foram analisados tratam de produções acadêmicas: artigos, teses e dissertações. Com base nos estudos teóricos constatou-se que, em sua fase inicial, as avaliações em larga escala contavam com a colaboração e participação ativa dos profissionais da educação, para posteriormente deixar de contar com o apoio dos docentes e tornar-se autônoma e externa à escola. Nas análises realizadas, as temáticas mais pulsantes, os focos de interesse que mais despertaram atenção e que foram analisados se organizam em 5 eixos: 1) Mudanças na Forma de Avaliar a Educação; 2) Políticas de Mercado e Recursos Financeiros; 3) Protagonismo das Mantenedoras; 4) Promoção do Ranking; e 5) Responsabilização Docente. |
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