Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262515 |
Resumo: | Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la. |
id |
UFRGS-2_8f3411477c93c9614f2e97aab89643bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262515 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moro, Francielli FreitasTarouco, Liane Margarida RockenbachVicari, Rosa Maria2023-07-21T03:29:56Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/262515001171066Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.Find solutions to bring teacher and student closer together in e-learning environments such as Moodle,and decreasing dropout rates in courses is a huge and potential challenge with the SARS-VOC-2 pandemic. For this, it is necessary to find intelligent solutions that provide reflection, interaction, motivation, follow the student's learning process and support the teacher. This article presents a proposal for an e-learning environment architecture based on intelligent agents, to alleviate problems in the teaching of engineering mathematics subjects. For this, a literature search was carried out, pointing out the main ones related to e-learning and mathematics in engineering, and possible solutions based on intelligent agents such as chatbots and on the architectures of Intelligent Tutoring Systems. In addition to the proposal, there was a brief discussion of how architecture would help to solve the problems raised and how to apply it.Encontrar soluciones para acercar al profesor y al alumno en entornos de e-learning como Moodle y reducir las tasas de deserción en los cursos es un desafío enorme y potencial con la pandemia del SARS-VOC-2. Para ello, es necesario encontrar soluciones inteligentes que aporten reflexión, interacción, motivación, sigan el proceso de aprendizaje del alumno y apoyen al docente. Este artículo presenta una propuesta de arquitectura de entorno de e-learning basada en agentes inteligentes, para paliarproblemas en la enseñanza de las asignaturas de ingeniería matemática. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica, señalando los principales relacionados con el e-learning y las matemáticas en la ingeniería, y posibles soluciones basadas en agentes inteligentes como los chatbots y en las arquitecturas de los Sistemas de Tutoría Inteligente. Además de la propuesta, hubo una breve discusión de cómo la arquitectura ayudaría a resolver los problemas planteados y cómo aplicarla.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 2 (2021), p. 249-260Educação a distânciaEnsino e aprendizagemMatemáticaMathEnginneringE-learningIntelligent Tutoring SystemChatbotsMatemáticasIngenieriaAprendizaje electrónicoSistemas de Tutoría InteligenteChatbotsProposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learningProposal for architecture based on intelligent agents integrate in e-learning enviroments Propuesta de arquitectura basada en agentes inteligentes integrados en entornos de e-learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171066.pdf.txt001171066.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/2/001171066.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171066.pdfTexto completoapplication/pdf3352926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/1/001171066.pdfb4de7c945a99d23da66a7f0c48e8282eMD5110183/2625152023-07-22 03:40:47.12985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-22T06:40:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposal for architecture based on intelligent agents integrate in e-learning enviroments |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Propuesta de arquitectura basada en agentes inteligentes integrados en entornos de e-learning |
title |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
spellingShingle |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning Moro, Francielli Freitas Educação a distância Ensino e aprendizagem Matemática Math Enginnering E-learning Intelligent Tutoring System Chatbots Matemáticas Ingenieria Aprendizaje electrónico Sistemas de Tutoría Inteligente Chatbots |
title_short |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
title_full |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
title_fullStr |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
title_full_unstemmed |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
title_sort |
Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning |
author |
Moro, Francielli Freitas |
author_facet |
Moro, Francielli Freitas Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Francielli Freitas Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ensino e aprendizagem Matemática |
topic |
Educação a distância Ensino e aprendizagem Matemática Math Enginnering E-learning Intelligent Tutoring System Chatbots Matemáticas Ingenieria Aprendizaje electrónico Sistemas de Tutoría Inteligente Chatbots |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Enginnering E-learning Intelligent Tutoring System Chatbots |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Matemáticas Ingenieria Aprendizaje electrónico Sistemas de Tutoría Inteligente Chatbots |
description |
Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-21T03:29:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262515 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-9185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171066 |
identifier_str_mv |
2237-9185 001171066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 2 (2021), p. 249-260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/2/001171066.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/1/001171066.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e b4de7c945a99d23da66a7f0c48e8282e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225092805427200 |