Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Francielli Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262515
Resumo: Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.
id UFRGS-2_8f3411477c93c9614f2e97aab89643bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262515
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moro, Francielli FreitasTarouco, Liane Margarida RockenbachVicari, Rosa Maria2023-07-21T03:29:56Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/262515001171066Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.Find solutions to bring teacher and student closer together in e-learning environments such as Moodle,and decreasing dropout rates in courses is a huge and potential challenge with the SARS-VOC-2 pandemic. For this, it is necessary to find intelligent solutions that provide reflection, interaction, motivation, follow the student's learning process and support the teacher. This article presents a proposal for an e-learning environment architecture based on intelligent agents, to alleviate problems in the teaching of engineering mathematics subjects. For this, a literature search was carried out, pointing out the main ones related to e-learning and mathematics in engineering, and possible solutions based on intelligent agents such as chatbots and on the architectures of Intelligent Tutoring Systems. In addition to the proposal, there was a brief discussion of how architecture would help to solve the problems raised and how to apply it.Encontrar soluciones para acercar al profesor y al alumno en entornos de e-learning como Moodle y reducir las tasas de deserción en los cursos es un desafío enorme y potencial con la pandemia del SARS-VOC-2. Para ello, es necesario encontrar soluciones inteligentes que aporten reflexión, interacción, motivación, sigan el proceso de aprendizaje del alumno y apoyen al docente. Este artículo presenta una propuesta de arquitectura de entorno de e-learning basada en agentes inteligentes, para paliarproblemas en la enseñanza de las asignaturas de ingeniería matemática. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica, señalando los principales relacionados con el e-learning y las matemáticas en la ingeniería, y posibles soluciones basadas en agentes inteligentes como los chatbots y en las arquitecturas de los Sistemas de Tutoría Inteligente. Además de la propuesta, hubo una breve discusión de cómo la arquitectura ayudaría a resolver los problemas planteados y cómo aplicarla.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 2 (2021), p. 249-260Educação a distânciaEnsino e aprendizagemMatemáticaMathEnginneringE-learningIntelligent Tutoring SystemChatbotsMatemáticasIngenieriaAprendizaje electrónicoSistemas de Tutoría InteligenteChatbotsProposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learningProposal for architecture based on intelligent agents integrate in e-learning enviroments Propuesta de arquitectura basada en agentes inteligentes integrados en entornos de e-learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171066.pdf.txt001171066.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/2/001171066.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171066.pdfTexto completoapplication/pdf3352926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/1/001171066.pdfb4de7c945a99d23da66a7f0c48e8282eMD5110183/2625152023-07-22 03:40:47.12985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-22T06:40:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal for architecture based on intelligent agents integrate in e-learning enviroments
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Propuesta de arquitectura basada en agentes inteligentes integrados en entornos de e-learning
title Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
spellingShingle Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
Moro, Francielli Freitas
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Matemática
Math
Enginnering
E-learning
Intelligent Tutoring System
Chatbots
Matemáticas
Ingenieria
Aprendizaje electrónico
Sistemas de Tutoría Inteligente
Chatbots
title_short Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
title_full Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
title_fullStr Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
title_full_unstemmed Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
title_sort Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning
author Moro, Francielli Freitas
author_facet Moro, Francielli Freitas
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vicari, Rosa Maria
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vicari, Rosa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Francielli Freitas
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Matemática
topic Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Matemática
Math
Enginnering
E-learning
Intelligent Tutoring System
Chatbots
Matemáticas
Ingenieria
Aprendizaje electrónico
Sistemas de Tutoría Inteligente
Chatbots
dc.subject.eng.fl_str_mv Math
Enginnering
E-learning
Intelligent Tutoring System
Chatbots
dc.subject.spa.fl_str_mv Matemáticas
Ingenieria
Aprendizaje electrónico
Sistemas de Tutoría Inteligente
Chatbots
description Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T03:29:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262515
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171066
identifier_str_mv 2237-9185
001171066
url http://hdl.handle.net/10183/262515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 2 (2021), p. 249-260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/2/001171066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262515/1/001171066.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b4de7c945a99d23da66a7f0c48e8282e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092805427200