The Knots in "The fall of the house of Usher": a psichoanalytic analysis of the characters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Nicole Borin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157891
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar “A Queda da Casa de Usher”, um conto publicado pela primeira vez por Edgar Allan Poe em 1829, no ápice de sua carreira. Tendo uma vida problemática, Poe utilizou muitos temas relacionados a ela, tais como melancolia, alcoolismo, loucura e raiva na maioria de suas histórias. Em "A Queda da Casa de Usher", o escritor aborda a decadência gradual da casa de Usher, nos dois sentidos da palavra "casa": a propriedade da família e a linhagem familiar. Os dois membros remanescentes da família são um casal de gêmeos, Madeline e Roderick, conectados por uma relação mórbida em uma história que evoca sensações claustrofóbicas e imagens de catalepsia que remetem a sentimentos incestuosos e doenças mentais. A narrativa nessa história – diferentemente das técnicas geralmente utilizadas por Poe – se desenvolve em primeira pessoa, apresentada por um narrador/personagem cujo nome não é revelado. Sendo uma narrativa sugestiva, muito do que é contado pelo narrador deixa espaço para dedução, principalmente quando se trata da relação estranhamente simbiótica dos irmãos Usher, sua casa e sua família. O trabalho inicia com uma breve contextualização, que apresenta os temas centrais em Poe que são relevantes para o estudo do conto escolhido. A seguir, há a análise dos personagens, que é feita levando em consideração a ideia do duplo, tal qual apresentada por Sigmund Freud no ensaio "O Estranho" e por Otto Rank em O Duplo: Um Estudo Psicanalítico.
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