Cultura juvenil e a lei : o papel da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional na Educação Integral para os jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117401 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou investigar as contribuições normativas presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LEI Nº 9.394 (LDB), para a construção do currículo adaptado ao turno ampliado e de Educação Integral, pensando nos jovens como sujeitos sociais, que contabilizam hoje um numero alarmante de estudantes fora de idade serie e com grande evasão escolar. Apropriando-se de uma metodologia dialética para analise de dados, onde foi realizada uma reflexão documental, aliada a observação do Espaço Mais Educação do Município de Balneário Pinhal, que desenvolve seu programa em uma instalação própria separada da Escola Regular da qual o programa está vinculado, juntamente com entrevistas e depoimento de seus monitores. Objetivando estabelecer uma concepção de jovem como sujeito social produtor de cultura e influente nas relações sociais do meio em que está inserido, valorizando seus conhecimentos e experiências extraescolares. Utilizando a Lei maior que rege a educação Brasileira como fonte norteadora para as praticas desenvolvidas nesses espaços e suas possíveis articulações em prol da formação multidimensional do sujeito. |
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