Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita de Cássia Cardoso da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88124
Resumo: Entender as juventudes hoje implica percorrer um caminho que passa pelo estudo das culturas juvenis, pois é através delas que a busca por identidade e pertencimento se manifesta na vida dos jovens. Diante destas culturas, questiona-se se a escola está preparada para lidar com essa diversidade de ser/estar jovens. O Programa Mais Educação, parece ampliar a presença dessas culturas nas escolas. As oficinas ministradas dentro do Programa traduzem uma participação mais efetiva dos jovens, pois os tempos e espaços são diferenciados do ensino regular, e sem a avaliação formal, percebe-se que os alunos estão motivados para as oficinas, principalmente para a prática de capoeira. É sobre esta temática que este artigo foi construído a fim de analisar as culturas juvenis e o Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, de Sapucaia do Sul. Foi realizado questionário com professores, que lecionam para jovens que participam do Programa Mais Educação. As perguntas do questionário contemplaram questões quanto ao andamento do Programa na escola, bem como o nível de conhecimento por parte dos professores para as oficinas ministradas. Nas respostas dos professores verificou-se que os jovens se organizam em espaços onde se identificam pelas suas culturas. Feixa (2006) destaca a importância de se pensar o território na análise dos grupos juvenis. Na escola, como veremos nas transcrições das falas dos professores, há evidências das culturas juvenis no Programa Mais Educação, pois o programa aproxima os jovens de práticas e vivências que estabelecem relações de sentido com o mundo da escola e o mundo fora da escola, como a capoeira, por exemplo, visivelmente mais citada no diálogo com os professores, pois além de ser ministrada no pátio, existe o fator sonoridade, corporeidade e provocação de sentidos, que estão diretamente ligados a uma cultura que se vê no território das cidades e não exclusivamente no contexto escolar. É algo significativo e prazeroso para o jovem, pois no momento em que ele se sente pertencente a um determinado grupo, passa a trabalhar no coletivo.
id UFRGS-2_d7fa2111d3284784a8b7d393df9b1048
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rita de Cássia Cardoso daGil, Carmem Zeli de Vargas2014-03-01T01:55:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/88124000912329Entender as juventudes hoje implica percorrer um caminho que passa pelo estudo das culturas juvenis, pois é através delas que a busca por identidade e pertencimento se manifesta na vida dos jovens. Diante destas culturas, questiona-se se a escola está preparada para lidar com essa diversidade de ser/estar jovens. O Programa Mais Educação, parece ampliar a presença dessas culturas nas escolas. As oficinas ministradas dentro do Programa traduzem uma participação mais efetiva dos jovens, pois os tempos e espaços são diferenciados do ensino regular, e sem a avaliação formal, percebe-se que os alunos estão motivados para as oficinas, principalmente para a prática de capoeira. É sobre esta temática que este artigo foi construído a fim de analisar as culturas juvenis e o Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, de Sapucaia do Sul. Foi realizado questionário com professores, que lecionam para jovens que participam do Programa Mais Educação. As perguntas do questionário contemplaram questões quanto ao andamento do Programa na escola, bem como o nível de conhecimento por parte dos professores para as oficinas ministradas. Nas respostas dos professores verificou-se que os jovens se organizam em espaços onde se identificam pelas suas culturas. Feixa (2006) destaca a importância de se pensar o território na análise dos grupos juvenis. Na escola, como veremos nas transcrições das falas dos professores, há evidências das culturas juvenis no Programa Mais Educação, pois o programa aproxima os jovens de práticas e vivências que estabelecem relações de sentido com o mundo da escola e o mundo fora da escola, como a capoeira, por exemplo, visivelmente mais citada no diálogo com os professores, pois além de ser ministrada no pátio, existe o fator sonoridade, corporeidade e provocação de sentidos, que estão diretamente ligados a uma cultura que se vê no território das cidades e não exclusivamente no contexto escolar. É algo significativo e prazeroso para o jovem, pois no momento em que ele se sente pertencente a um determinado grupo, passa a trabalhar no coletivo.application/pdfporEducação integralCulturaJuventudePrograma Mais Educação.Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912329.pdf000912329.pdfTexto completoapplication/pdf153985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/1/000912329.pdfd6a67dc9e735c8642509663bc26fb585MD51TEXT000912329.pdf.txt000912329.pdf.txtExtracted Texttext/plain33607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/2/000912329.pdf.txtac919437831cc62d6873077df0e006f3MD52THUMBNAIL000912329.pdf.jpg000912329.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/3/000912329.pdf.jpg4e77476ccac86a8653b1790ad7d59b36MD5310183/881242018-10-18 08:12:32.989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
title Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
spellingShingle Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
Silva, Rita de Cássia Cardoso da
Educação integral
Cultura
Juventude
Programa Mais Educação.
title_short Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
title_full Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
title_fullStr Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
title_full_unstemmed Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
title_sort Culturas juvenis no Programa Mais Educação : diálogos com os educadores
author Silva, Rita de Cássia Cardoso da
author_facet Silva, Rita de Cássia Cardoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita de Cássia Cardoso da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
contributor_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Cultura
Juventude
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Cultura
Juventude
Programa Mais Educação.
description Entender as juventudes hoje implica percorrer um caminho que passa pelo estudo das culturas juvenis, pois é através delas que a busca por identidade e pertencimento se manifesta na vida dos jovens. Diante destas culturas, questiona-se se a escola está preparada para lidar com essa diversidade de ser/estar jovens. O Programa Mais Educação, parece ampliar a presença dessas culturas nas escolas. As oficinas ministradas dentro do Programa traduzem uma participação mais efetiva dos jovens, pois os tempos e espaços são diferenciados do ensino regular, e sem a avaliação formal, percebe-se que os alunos estão motivados para as oficinas, principalmente para a prática de capoeira. É sobre esta temática que este artigo foi construído a fim de analisar as culturas juvenis e o Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, de Sapucaia do Sul. Foi realizado questionário com professores, que lecionam para jovens que participam do Programa Mais Educação. As perguntas do questionário contemplaram questões quanto ao andamento do Programa na escola, bem como o nível de conhecimento por parte dos professores para as oficinas ministradas. Nas respostas dos professores verificou-se que os jovens se organizam em espaços onde se identificam pelas suas culturas. Feixa (2006) destaca a importância de se pensar o território na análise dos grupos juvenis. Na escola, como veremos nas transcrições das falas dos professores, há evidências das culturas juvenis no Programa Mais Educação, pois o programa aproxima os jovens de práticas e vivências que estabelecem relações de sentido com o mundo da escola e o mundo fora da escola, como a capoeira, por exemplo, visivelmente mais citada no diálogo com os professores, pois além de ser ministrada no pátio, existe o fator sonoridade, corporeidade e provocação de sentidos, que estão diretamente ligados a uma cultura que se vê no território das cidades e não exclusivamente no contexto escolar. É algo significativo e prazeroso para o jovem, pois no momento em que ele se sente pertencente a um determinado grupo, passa a trabalhar no coletivo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912329
url http://hdl.handle.net/10183/88124
identifier_str_mv 000912329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/1/000912329.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/2/000912329.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88124/3/000912329.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6a67dc9e735c8642509663bc26fb585
ac919437831cc62d6873077df0e006f3
4e77476ccac86a8653b1790ad7d59b36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461219790848