A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isadora Citadin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203824
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de investigar a visão do consumidor em relação aos Cosméticos Sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o compromisso ético e social das empresas e dão preferência para marcas que se mobilizam para a conservação do meio ambiente e direito social nas suas operações. As empresas fabricantes de produtos cosméticos mostram-se cada vez mais mobilizadas por estas questões. Todavia, ainda não há muitas pesquisas no país que envolvam o comportamento do consumidor com a categoria de produtos aplicada neste estudo. Sendo assim, esta pesquisa teve como foco a resolução do seguinte questionamento: quais aspectos são relevantes na visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis? Como objetivo geral analisou-se a percepção geral do consumidor em relação aos cosméticos. Para atingir os objetivos deste estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. Ao final da investigação chegou-se a conclusão que desde o princípio das entrevistas existe uma preocupação nas respostas dos entrevistados com as consequências de seus atos de consumo, uma vez que suas atitudes na hora da compra, uso e descarte dos produtos se convergem com os fatores externos, como a preservação da natureza e direitos sociais em todo o ciclo de vida do produto. O acesso por cosméticos sustentáveis e informações descritas nos rótulos ainda são considerados por muitos, difícil e ineficiente, respectivamente.
id UFRGS-2_8f5eb8b6d14fcbb14d904dbba08750c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203824
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Isadora CitadinSilveira, Teniza da2019-12-27T04:03:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/203824001107584O presente trabalho tem o intuito de investigar a visão do consumidor em relação aos Cosméticos Sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o compromisso ético e social das empresas e dão preferência para marcas que se mobilizam para a conservação do meio ambiente e direito social nas suas operações. As empresas fabricantes de produtos cosméticos mostram-se cada vez mais mobilizadas por estas questões. Todavia, ainda não há muitas pesquisas no país que envolvam o comportamento do consumidor com a categoria de produtos aplicada neste estudo. Sendo assim, esta pesquisa teve como foco a resolução do seguinte questionamento: quais aspectos são relevantes na visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis? Como objetivo geral analisou-se a percepção geral do consumidor em relação aos cosméticos. Para atingir os objetivos deste estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. Ao final da investigação chegou-se a conclusão que desde o princípio das entrevistas existe uma preocupação nas respostas dos entrevistados com as consequências de seus atos de consumo, uma vez que suas atitudes na hora da compra, uso e descarte dos produtos se convergem com os fatores externos, como a preservação da natureza e direitos sociais em todo o ciclo de vida do produto. O acesso por cosméticos sustentáveis e informações descritas nos rótulos ainda são considerados por muitos, difícil e ineficiente, respectivamente.The present work aims to investigate the consumer 's vision in relation to Sustainable Cosmetics. Consumers are increasingly demanding the ethical and social commitment of companies and give preference to brands that are mobilized for the conservation of the environment and social law in their operations. Manufacturers of cosmetic products are increasingly mobilized by these issues. However, there is still not much research in the country that involves consumer behavior with the product category applied in this study. Thus, this research focused on solving the following question: which aspects are relevant in the consumer's view regarding sustainable cosmetics? The general objective was to analyze the general consumer perception of cosmetics. To achieve the objectives of this study, an exploratory research was carried out, with a qualitative approach, through the application of in-depth interviews with a semi-structured script. At the end of the investigation it was concluded that from the beginning of the interviews there is a concern in the respondents' responses to the consequences of their consumption acts, since their attitudes towards the purchase, use and disposal of the products converge with the external factors such as the preservation of nature and social rights throughout the product life cycle. Access by sustainable cosmetics and information described on labels are still considered by many, difficult and inefficient, respectively.application/pdfporSustentabilidadePercepção do consumidorCosméticosConsumo conscienteConsumer perceptionConscious consumptionSustainable cosmeticsA visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107584.pdf.txt001107584.pdf.txtExtracted Texttext/plain157611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203824/2/001107584.pdf.txt213e0e0c45a0c25e6c18f8059c2aec5bMD52ORIGINAL001107584.pdfTexto completoapplication/pdf1298322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203824/1/001107584.pdfec2e6e1b45b463ae135ce5fcb4f51587MD5110183/2038242023-05-06 03:26:08.720951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
title A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
spellingShingle A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
Monteiro, Isadora Citadin
Sustentabilidade
Percepção do consumidor
Cosméticos
Consumo consciente
Consumer perception
Conscious consumption
Sustainable cosmetics
title_short A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
title_full A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
title_fullStr A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
title_full_unstemmed A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
title_sort A visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis
author Monteiro, Isadora Citadin
author_facet Monteiro, Isadora Citadin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Isadora Citadin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Percepção do consumidor
Cosméticos
Consumo consciente
topic Sustentabilidade
Percepção do consumidor
Cosméticos
Consumo consciente
Consumer perception
Conscious consumption
Sustainable cosmetics
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer perception
Conscious consumption
Sustainable cosmetics
description O presente trabalho tem o intuito de investigar a visão do consumidor em relação aos Cosméticos Sustentáveis. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o compromisso ético e social das empresas e dão preferência para marcas que se mobilizam para a conservação do meio ambiente e direito social nas suas operações. As empresas fabricantes de produtos cosméticos mostram-se cada vez mais mobilizadas por estas questões. Todavia, ainda não há muitas pesquisas no país que envolvam o comportamento do consumidor com a categoria de produtos aplicada neste estudo. Sendo assim, esta pesquisa teve como foco a resolução do seguinte questionamento: quais aspectos são relevantes na visão do consumidor em relação aos cosméticos sustentáveis? Como objetivo geral analisou-se a percepção geral do consumidor em relação aos cosméticos. Para atingir os objetivos deste estudo foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. Ao final da investigação chegou-se a conclusão que desde o princípio das entrevistas existe uma preocupação nas respostas dos entrevistados com as consequências de seus atos de consumo, uma vez que suas atitudes na hora da compra, uso e descarte dos produtos se convergem com os fatores externos, como a preservação da natureza e direitos sociais em todo o ciclo de vida do produto. O acesso por cosméticos sustentáveis e informações descritas nos rótulos ainda são considerados por muitos, difícil e ineficiente, respectivamente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:03:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203824
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107584
url http://hdl.handle.net/10183/203824
identifier_str_mv 001107584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203824/2/001107584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203824/1/001107584.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 213e0e0c45a0c25e6c18f8059c2aec5b
ec2e6e1b45b463ae135ce5fcb4f51587
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589521453056