Grupo qualidade de vida:a importância da atividade física na estratégia de saúde da família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56770 |
Resumo: | Na base do processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se o conceito ampliado de saúde, a necessidade de criar políticas públicas para promovê-la e o imperativo da participação social na construção do sistema e das políticas de saúde. A implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ocorreu para consolidar os princípios e diretrizes do SUS. Atualmente, interações multidisciplinares na forma de estágio acadêmico como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) têm sido propostas a fim de propiciar uma maior vivência aos estudantes, bem como uma gama maior de serviços ofertados aos usuários. Dentro dessa proposta observa-se a participação de cursos até então distantes da conceituação de equipe preponderante na ESF, como a Educação Física. Tendo em vista essa inserção dos estudantes de Educação Física na ESF e de que muitas das propostas dos programas de saúde enfocam a melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida dos usuários, o presente estudo objetiva analisar a importância das práticas corporais/atividade física na melhoria da qualidade de vida dos participantes do Grupo Qualidade de Vida (GQV) realizado em uma ESF do distrito Glória/Cruzeiro/Cristal. Para a realização desse trabalho, foram utilizadas duas linhas metodológicas: a análise documental e a pesquisa-intervenção, utilizando como base as anotações no Caderno de Campo. A assiduidade dos participantes ao grupo pareceu ter uma relação direta com o local de realização, uma vez que se observava uma variação muito grande nos participantes de uma semana para a outra. A falta de espaços públicos para a prática de atividades físicas foi uma característica marcante no decorrer dessa análise, sendo esse, a meu ver, o maior desafio apresentado para nós acadêmicos da Educação Física: objetivar práticas corporais que se adequassem aos espaços ofertados. |
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