Look development : como ponto central metodológico da pipeline de CGI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novello, Giovana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266231
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso foca na produção de imagens estáticas a partir de computação gráfica 3D - com ênfase na fase de Look Development - no intuito de compreender e adaptar processos de desenvolvimento que sejam mais adequados à realidade de equipes pequenas. Neste trabalho é feita uma análise das alternativas e facilidades advindas da constante evolução da computação gráfica, com o objetivo de propor um método para a pipeline de criação de imagens em 3D que possibilite a execução de projetos de alta qualidade, mesmo com poucos recursos, demonstrando como a preocupação com linguagem visual, atenção aos recursos disponíveis e entendimento dos limites projetuais pode contribuir para a criação de projetos qualificados. O desenvolvimento desse método, por sua vez, parte de princípios explorados por Catmull (2014) e Kleon (2012), reconhecidos por suas experiências no gerenciamento de projetos criativos. Os primeiros tópicos explorados por este trabalho englobam um estudo do universo da computação gráfica e como seus avanços mudaram o contexto atual da geração de imagens, assim como aprofunda algumas definições sobre a produção técnica através da análise de projetos que deram enfoque à etapa de Look Development. Em seguida, procura-se entender alguns dos aspectos que caracterizam a conjuntura brasileira de produção de imagens. Após definir o escopo do projeto, a execução do processo de produção é explanada, seguida de reflexões a partir desta experiência. Por fim, leva-se em consideração os aprendizados para definir uma nova estrutura metodológica contextualizada e centralizada na etapa de Look Development, adequada para projetos desenvolvidos por equipes enxutas.
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