Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane Quadrado
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Antunes, Elaine di Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20013
Resumo: Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 grupos em organizações de Porto Alegre e região metropolitana. Verificam-se carências nas competências Criação de recursos para trabalhar com a emoção, Confronto dos membros que rompem as normas e Compreensão organizacional; destacam-se positivamente Solução pró-ativa de problemas, Criação de relações externas e Criação de um ambiente afirmativo. Ratificam-se cinco das seis dimensões do construto original, sendo que duas delas constituíram uma única. Comparam-se os grupos com maiores e menores escores e resultados obtidos no Brasil e nos EUA. O instrumento validado poderá ser utilizado para futuras investigações.
id UFRGS-2_90675af94bc19da70bbf13e3e7431736
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Closs, Lisiane QuadradoAntunes, Elaine di Diego2010-04-16T09:12:36Z20051413-2311http://hdl.handle.net/10183/20013000489451Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 grupos em organizações de Porto Alegre e região metropolitana. Verificam-se carências nas competências Criação de recursos para trabalhar com a emoção, Confronto dos membros que rompem as normas e Compreensão organizacional; destacam-se positivamente Solução pró-ativa de problemas, Criação de relações externas e Criação de um ambiente afirmativo. Ratificam-se cinco das seis dimensões do construto original, sendo que duas delas constituíram uma única. Comparam-se os grupos com maiores e menores escores e resultados obtidos no Brasil e nos EUA. O instrumento validado poderá ser utilizado para futuras investigações.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 45, vol. 11, n. 3 (maio./jun. 2005), documento eletrônicoCompetência emocionalAvaliaçãoInteração socialTrabalho em equipeSurvey : Técnica de pesquisaCompetência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000489451.pdf.txt000489451.pdf.txtExtracted Texttext/plain60551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/2/000489451.pdf.txte13a4b3653ed96d09764f3702846ea1dMD52ORIGINAL000489451.pdf000489451.pdfTexto completoapplication/pdf74714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/1/000489451.pdfa80331950ca035143bc0d0ff5d5b605bMD51THUMBNAIL000489451.pdf.jpg000489451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/3/000489451.pdf.jpg602f8581cab4f39cb0a45368e0bb551cMD5310183/200132018-10-17 08:37:49.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:37:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
title Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
spellingShingle Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
Closs, Lisiane Quadrado
Competência emocional
Avaliação
Interação social
Trabalho em equipe
Survey : Técnica de pesquisa
title_short Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
title_full Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
title_fullStr Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
title_full_unstemmed Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
title_sort Competência emocional grupal : validação de um instrumento de pesquisa norte-americano para uso no contexto organizacional brasileiro
author Closs, Lisiane Quadrado
author_facet Closs, Lisiane Quadrado
Antunes, Elaine di Diego
author_role author
author2 Antunes, Elaine di Diego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Competência emocional
Avaliação
Interação social
Trabalho em equipe
Survey : Técnica de pesquisa
topic Competência emocional
Avaliação
Interação social
Trabalho em equipe
Survey : Técnica de pesquisa
description Este artigo trata da validação, para uso no Brasil, de um instrumento para a avaliação da competência emocional em grupos. O conhecimento é criado e expandido através de interações sociais, onde a administração eficaz das emoções é essencial para o desempenho do grupo. Assim, aumenta a necessidade de compreensão dos fatores que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, possibilitando intervenções que visem a alteração de baixos desempenhos. Realizou-se uma survey com 191 respondentes de 34 grupos em organizações de Porto Alegre e região metropolitana. Verificam-se carências nas competências Criação de recursos para trabalhar com a emoção, Confronto dos membros que rompem as normas e Compreensão organizacional; destacam-se positivamente Solução pró-ativa de problemas, Criação de relações externas e Criação de um ambiente afirmativo. Ratificam-se cinco das seis dimensões do construto original, sendo que duas delas constituíram uma única. Comparam-se os grupos com maiores e menores escores e resultados obtidos no Brasil e nos EUA. O instrumento validado poderá ser utilizado para futuras investigações.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:12:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20013
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000489451
identifier_str_mv 1413-2311
000489451
url http://hdl.handle.net/10183/20013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 45, vol. 11, n. 3 (maio./jun. 2005), documento eletrônico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/2/000489451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/1/000489451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20013/3/000489451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e13a4b3653ed96d09764f3702846ea1d
a80331950ca035143bc0d0ff5d5b605b
602f8581cab4f39cb0a45368e0bb551c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224704712769536