Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117531 |
Resumo: | Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível. |
id |
UFRGS-2_90870e88e5a9c5332e8d92537c1e555b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117531 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stela, Sandra Aboboreira dos SantosBoll, Cíntia Inês2015-06-06T02:00:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/117531000967694Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível.application/pdfporEducação integralTecnologia movelCultura digitalTecnologia educacionalEnsino a distânciaPrincípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967694.pdf000967694.pdfTexto completoapplication/pdf264833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/1/000967694.pdf227a984f3c39b3e32f0b232c7c863049MD51TEXT000967694.pdf.txt000967694.pdf.txtExtracted Texttext/plain38356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/2/000967694.pdf.txt6889463a77ad13d1e36d5b269ef05671MD52THUMBNAIL000967694.pdf.jpg000967694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/3/000967694.pdf.jpg8eae1a4516962c8fdda7f75a0d2c1be6MD5310183/1175312021-12-06 05:40:15.870031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117531Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
title |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
spellingShingle |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância Stela, Sandra Aboboreira dos Santos Educação integral Tecnologia movel Cultura digital Tecnologia educacional Ensino a distância |
title_short |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
title_full |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
title_fullStr |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
title_sort |
Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância |
author |
Stela, Sandra Aboboreira dos Santos |
author_facet |
Stela, Sandra Aboboreira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stela, Sandra Aboboreira dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Tecnologia movel Cultura digital Tecnologia educacional Ensino a distância |
topic |
Educação integral Tecnologia movel Cultura digital Tecnologia educacional Ensino a distância |
description |
Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117531 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967694 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117531 |
identifier_str_mv |
000967694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/1/000967694.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/2/000967694.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117531/3/000967694.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
227a984f3c39b3e32f0b232c7c863049 6889463a77ad13d1e36d5b269ef05671 8eae1a4516962c8fdda7f75a0d2c1be6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149436993536 |