Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fetter, Sandro Roberto, Oliveira, Geísa Gaiger de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232934
Resumo: A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades.
id UFRGS-2_90fde23eadad0f0253aac4454f7884e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardes, Mauricio Moreira e SilvaFetter, Sandro RobertoOliveira, Geísa Gaiger de2021-12-14T04:28:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/232934001133704A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45DesignEnsino Remoto Emergencial (ERE)Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133704.pdf.txt001133704.pdf.txtExtracted Texttext/plain24924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/2/001133704.pdf.txt01bdcfb43230ccfd73adaf39c46d90c3MD52ORIGINAL001133704.pdfCapítulo 15application/pdf1017116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/1/001133704.pdf25f5a587bab432d0e092f94da9ee3918MD5110183/2329342021-12-20 05:31:52.64955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:31:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
title Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
spellingShingle Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Design
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
title_short Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
title_full Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
title_fullStr Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
title_full_unstemmed Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
title_sort Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
author Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author_facet Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Fetter, Sandro Roberto
Oliveira, Geísa Gaiger de
author_role author
author2 Fetter, Sandro Roberto
Oliveira, Geísa Gaiger de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Fetter, Sandro Roberto
Oliveira, Geísa Gaiger de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Design
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
description A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:28:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133704
url http://hdl.handle.net/10183/232934
identifier_str_mv 001133704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/2/001133704.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/1/001133704.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01bdcfb43230ccfd73adaf39c46d90c3
25f5a587bab432d0e092f94da9ee3918
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225045969731584