Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232934 |
Resumo: | A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades. |
id |
UFRGS-2_90fde23eadad0f0253aac4454f7884e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232934 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardes, Mauricio Moreira e SilvaFetter, Sandro RobertoOliveira, Geísa Gaiger de2021-12-14T04:28:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/232934001133704A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45DesignEnsino Remoto Emergencial (ERE)Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133704.pdf.txt001133704.pdf.txtExtracted Texttext/plain24924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/2/001133704.pdf.txt01bdcfb43230ccfd73adaf39c46d90c3MD52ORIGINAL001133704.pdfCapítulo 15application/pdf1017116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/1/001133704.pdf25f5a587bab432d0e092f94da9ee3918MD5110183/2329342021-12-20 05:31:52.64955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232934Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-20T07:31:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
title |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
spellingShingle |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia Bernardes, Mauricio Moreira e Silva Design Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
title_short |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
title_full |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
title_fullStr |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
title_full_unstemmed |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
title_sort |
Adaptação da disciplina de gerenciamento de projeto de design no período de pandemia |
author |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
author_facet |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva Fetter, Sandro Roberto Oliveira, Geísa Gaiger de |
author_role |
author |
author2 |
Fetter, Sandro Roberto Oliveira, Geísa Gaiger de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva Fetter, Sandro Roberto Oliveira, Geísa Gaiger de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Design Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
description |
A eficiência de um processo de gerenciamento de projetos está fortemente relacionada à forma como o gerente e a equipe responsáveis constroem, organizam, planejam e controlam o projeto. Um processo de gerenciamento de projetos torna-se ainda mais importante quando em projetos únicos não há relatórios ou dados históricos disponíveis sobre a aplicação de determinados procedimentos de trabalho pela empresa. Nesse sentido, o teste frequente e o aprendizado de novas rotinas aparecem como elementos essenciais a serem considerados no planejamento e controle de um projeto. Este estudo explora a experiência de adaptação de projetos de uma disciplina de um curso de graduação em design, inteiramente desenvolvida por meio de uma abordagem remota durante a pandemia. Os dados analisados no estudo referem-se a observações sobre o modus operandi dos alunos registradas em notas de campo pelos autores deste capítulo, responsáveis pela disciplina; as respostas dos alunos a uma entrevista sobre o uso de ferramentas e práticas em gerenciamento de projetos durante a pandemia; análise de documentos de gerenciamento de disciplina, ou seja, um cronograma de projeto detalhado e controlado e um plano de atribuição de tarefas semanais. O estudo mostra que o desempenho dos alunos que trabalharam no modo de ensino remoto não foi diferente do contexto presencial. As maiores dificuldades encontradas foram nos estágios de prototipagem e testagem do jogo. Contudo, parte dessas dificuldades foram minimizadas por meio da utilização de plataformas online de trabalho colaborativo, que foram adaptadas exclusivamente para essas atividades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-14T04:28:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232934 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232934 |
identifier_str_mv |
001133704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 31-45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/2/001133704.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232934/1/001133704.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01bdcfb43230ccfd73adaf39c46d90c3 25f5a587bab432d0e092f94da9ee3918 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725123576201216 |