Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232887 |
Resumo: | Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações. |
id |
UFRGS-2_d46cbf7f131a5e182186ab6fbeb134a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232887 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Beltramin, Vinicius FernandesRosa, Simone Melo daScherer, Fabiano de VargasOliveira, Branca Freitas deTeixeira, Fabio Goncalves2021-12-14T04:26:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/232887001133468Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522DesignMotivaçãoEnsino Remoto Emergencial (ERE)Design centrado no usuárioUso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133468.pdf.txt001133468.pdf.txtExtracted Texttext/plain51471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/2/001133468.pdf.txtd9bbac7d24242b61e56e66a0585d0c58MD52ORIGINAL001133468.pdfCapítulo 25application/pdf1000663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/1/001133468.pdf21cec0445e1c82568e6cc3a32772216aMD5110183/2328872021-12-20 05:29:44.492073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:29:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
title |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
spellingShingle |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design Beltramin, Vinicius Fernandes Design Motivação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Design centrado no usuário |
title_short |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
title_full |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
title_fullStr |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
title_full_unstemmed |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
title_sort |
Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design |
author |
Beltramin, Vinicius Fernandes |
author_facet |
Beltramin, Vinicius Fernandes Rosa, Simone Melo da Scherer, Fabiano de Vargas Oliveira, Branca Freitas de Teixeira, Fabio Goncalves |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Simone Melo da Scherer, Fabiano de Vargas Oliveira, Branca Freitas de Teixeira, Fabio Goncalves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltramin, Vinicius Fernandes Rosa, Simone Melo da Scherer, Fabiano de Vargas Oliveira, Branca Freitas de Teixeira, Fabio Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Motivação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Design centrado no usuário |
topic |
Design Motivação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Design centrado no usuário |
description |
Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-14T04:26:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232887 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133468 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232887 |
identifier_str_mv |
001133468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/2/001133468.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/1/001133468.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9bbac7d24242b61e56e66a0585d0c58 21cec0445e1c82568e6cc3a32772216a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447777539260416 |