Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltramin, Vinicius Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Simone Melo da, Scherer, Fabiano de Vargas, Oliveira, Branca Freitas de, Teixeira, Fabio Goncalves
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232887
Resumo: Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações.
id UFRGS-2_d46cbf7f131a5e182186ab6fbeb134a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232887
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Beltramin, Vinicius FernandesRosa, Simone Melo daScherer, Fabiano de VargasOliveira, Branca Freitas deTeixeira, Fabio Goncalves2021-12-14T04:26:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/232887001133468Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522DesignMotivaçãoEnsino Remoto Emergencial (ERE)Design centrado no usuárioUso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133468.pdf.txt001133468.pdf.txtExtracted Texttext/plain51471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/2/001133468.pdf.txtd9bbac7d24242b61e56e66a0585d0c58MD52ORIGINAL001133468.pdfCapítulo 25application/pdf1000663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/1/001133468.pdf21cec0445e1c82568e6cc3a32772216aMD5110183/2328872021-12-20 05:29:44.492073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:29:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
title Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
spellingShingle Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
Beltramin, Vinicius Fernandes
Design
Motivação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Design centrado no usuário
title_short Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
title_full Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
title_fullStr Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
title_full_unstemmed Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
title_sort Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
author Beltramin, Vinicius Fernandes
author_facet Beltramin, Vinicius Fernandes
Rosa, Simone Melo da
Scherer, Fabiano de Vargas
Oliveira, Branca Freitas de
Teixeira, Fabio Goncalves
author_role author
author2 Rosa, Simone Melo da
Scherer, Fabiano de Vargas
Oliveira, Branca Freitas de
Teixeira, Fabio Goncalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltramin, Vinicius Fernandes
Rosa, Simone Melo da
Scherer, Fabiano de Vargas
Oliveira, Branca Freitas de
Teixeira, Fabio Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Motivação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Design centrado no usuário
topic Design
Motivação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Design centrado no usuário
description Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:26:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232887
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133468
url http://hdl.handle.net/10183/232887
identifier_str_mv 001133468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/2/001133468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232887/1/001133468.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9bbac7d24242b61e56e66a0585d0c58
21cec0445e1c82568e6cc3a32772216a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447777539260416