Avaliação dos conteúdos desenvolvidos em aulas de natação para adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174732 |
Resumo: | Com os objetivos de (i) entender se a metodologia de ensino baseada no esporte é adequada para o aprendiz adulto em natação, (ii) o ponto de vista e o entendimento de professores sobre práticas pedagógicas elaboradas para contemplar a melhor adaptação do indivíduo no meio aquático e (iii) verificar se há presença de conteúdos alternativos (palmateios, egg-beater e saltos) nas aulas e, se presentes, como são desenvolvidos, observaram-se quatro aulas de natação para adultos e entrevistaram-se cinco professores de natação. Não se identificou a presença de conteúdos alternativos, com exceção de palmateios em duas aulas. Os professores seguem, em sua maioria, métodos analíticos e sintéticos, sem exploração maior do potencial de exploração do corpo no meio aquático. Tais métodos não parecem contribuir para o domínio completo do meio aquático pelo adulto. |
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Vasques, Dieisson MachadoCastro, Flavio Antonio de Souza2018-04-17T02:27:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/174732001063536Com os objetivos de (i) entender se a metodologia de ensino baseada no esporte é adequada para o aprendiz adulto em natação, (ii) o ponto de vista e o entendimento de professores sobre práticas pedagógicas elaboradas para contemplar a melhor adaptação do indivíduo no meio aquático e (iii) verificar se há presença de conteúdos alternativos (palmateios, egg-beater e saltos) nas aulas e, se presentes, como são desenvolvidos, observaram-se quatro aulas de natação para adultos e entrevistaram-se cinco professores de natação. Não se identificou a presença de conteúdos alternativos, com exceção de palmateios em duas aulas. Os professores seguem, em sua maioria, métodos analíticos e sintéticos, sem exploração maior do potencial de exploração do corpo no meio aquático. Tais métodos não parecem contribuir para o domínio completo do meio aquático pelo adulto.application/pdfporNataçãoPráticas pedagógicasEsportes aquáticosAvaliação dos conteúdos desenvolvidos em aulas de natação para adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063536.pdf001063536.pdfTexto completoapplication/pdf631030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174732/1/001063536.pdf18837199c90471321b71da503ad0e6c0MD51TEXT001063536.pdf.txt001063536.pdf.txtExtracted Texttext/plain59671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174732/2/001063536.pdf.txt1c945f9d08dd08aae6dd28f0f9db518eMD52THUMBNAIL001063536.pdf.jpg001063536.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174732/3/001063536.pdf.jpg60ac663428049fa0ee3ca04cc8cac118MD5310183/1747322018-10-30 08:09:38.357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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