Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31631 |
Resumo: | O presente trabalho tem um duplo objetivo. O primeiro é apresentar três diferentes experiências didáticas desenvolvidas nos anos de 2009 e 2010 no Colégio Sinodal da Paz em Novo Hamburgo, com alunos de sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental. As experiências são diferenciadas: a primeira recorre ao de softwares no ensino da Matemática; o foco da segunda é a resolução de problemas; na terceira experiência, a referência é o uso de vídeos educativos.O segundo objetivo é apresentar a evolução das práticas, em termos de planejamento e de qualidade das atividades desenvolvidas; e a evolução das reflexões do professor sobre suas própria prática, favorecida pelo contato com diferentes recursos tecnológicos proporcionado no Curso de Especialização Matemática, Mídias Digitais e Didática. |
id |
UFRGS-2_9121dd9a14744caa754db248050a4506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31631 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michel, Patricia EspindolaGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2011-09-03T06:01:50Z2011http://hdl.handle.net/10183/31631000783733O presente trabalho tem um duplo objetivo. O primeiro é apresentar três diferentes experiências didáticas desenvolvidas nos anos de 2009 e 2010 no Colégio Sinodal da Paz em Novo Hamburgo, com alunos de sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental. As experiências são diferenciadas: a primeira recorre ao de softwares no ensino da Matemática; o foco da segunda é a resolução de problemas; na terceira experiência, a referência é o uso de vídeos educativos.O segundo objetivo é apresentar a evolução das práticas, em termos de planejamento e de qualidade das atividades desenvolvidas; e a evolução das reflexões do professor sobre suas própria prática, favorecida pelo contato com diferentes recursos tecnológicos proporcionado no Curso de Especialização Matemática, Mídias Digitais e Didática.application/pdfporMídias digitaisEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaTecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783733.pdf000783733.pdfTexto completoapplication/pdf7587098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/1/000783733.pdf94f9357d1a500f7c3a09a4786878be0bMD51TEXT000783733.pdf.txt000783733.pdf.txtExtracted Texttext/plain80581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/2/000783733.pdf.txt00917b78793df35d99ae2c493003bcb6MD52THUMBNAIL000783733.pdf.jpg000783733.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/3/000783733.pdf.jpg0a15883b78cd3cd48a2e3d805e269974MD5310183/316312023-12-25 04:25:25.132531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
title |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
spellingShingle |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências Michel, Patricia Espindola Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
title_full |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
title_fullStr |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
title_full_unstemmed |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
title_sort |
Tecnologia no ensino de Matemática : relatos de experiências |
author |
Michel, Patricia Espindola |
author_facet |
Michel, Patricia Espindola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel, Patricia Espindola |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
contributor_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho tem um duplo objetivo. O primeiro é apresentar três diferentes experiências didáticas desenvolvidas nos anos de 2009 e 2010 no Colégio Sinodal da Paz em Novo Hamburgo, com alunos de sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental. As experiências são diferenciadas: a primeira recorre ao de softwares no ensino da Matemática; o foco da segunda é a resolução de problemas; na terceira experiência, a referência é o uso de vídeos educativos.O segundo objetivo é apresentar a evolução das práticas, em termos de planejamento e de qualidade das atividades desenvolvidas; e a evolução das reflexões do professor sobre suas própria prática, favorecida pelo contato com diferentes recursos tecnológicos proporcionado no Curso de Especialização Matemática, Mídias Digitais e Didática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31631 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783733 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31631 |
identifier_str_mv |
000783733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/1/000783733.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/2/000783733.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31631/3/000783733.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94f9357d1a500f7c3a09a4786878be0b 00917b78793df35d99ae2c493003bcb6 0a15883b78cd3cd48a2e3d805e269974 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062504800256 |