Novas tecnologias no ensino da geometria plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31601 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino. |
id |
UFRGS-2_7416146fc196e9bf196c36d89d6143ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31601 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Fabiane da SilvaCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/31601000782656O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino.application/pdfporGeometriaMídias digitaisEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNovas tecnologias no ensino da geometria planainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782656.pdf000782656.pdfTexto completoapplication/pdf7277103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/1/000782656.pdf489ffbc52557696e8b6ce9cb6ee559f1MD51TEXT000782656.pdf.txt000782656.pdf.txtExtracted Texttext/plain70604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/2/000782656.pdf.txt18d2fb364090c58510af30067f68b23fMD52THUMBNAIL000782656.pdf.jpg000782656.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/3/000782656.pdf.jpg5626d9579c5d303f6b13e6814091b9feMD5310183/316012023-12-25 04:25:18.589394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
title |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
spellingShingle |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana Rosa, Fabiane da Silva Geometria Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
title_full |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
title_fullStr |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
title_sort |
Novas tecnologias no ensino da geometria plana |
author |
Rosa, Fabiane da Silva |
author_facet |
Rosa, Fabiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Fabiane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Mídias digitais Engenharia didática Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31601 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782656 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31601 |
identifier_str_mv |
000782656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/1/000782656.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/2/000782656.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/3/000782656.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
489ffbc52557696e8b6ce9cb6ee559f1 18d2fb364090c58510af30067f68b23f 5626d9579c5d303f6b13e6814091b9fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413082812416 |