Novas tecnologias no ensino da geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fabiane da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31601
Resumo: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino.
id UFRGS-2_7416146fc196e9bf196c36d89d6143ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31601
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Fabiane da SilvaCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:08Z2011http://hdl.handle.net/10183/31601000782656O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino.application/pdfporGeometriaMídias digitaisEngenharia didáticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaNovas tecnologias no ensino da geometria planainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782656.pdf000782656.pdfTexto completoapplication/pdf7277103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/1/000782656.pdf489ffbc52557696e8b6ce9cb6ee559f1MD51TEXT000782656.pdf.txt000782656.pdf.txtExtracted Texttext/plain70604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/2/000782656.pdf.txt18d2fb364090c58510af30067f68b23fMD52THUMBNAIL000782656.pdf.jpg000782656.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/3/000782656.pdf.jpg5626d9579c5d303f6b13e6814091b9feMD5310183/316012023-12-25 04:25:18.589394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias no ensino da geometria plana
title Novas tecnologias no ensino da geometria plana
spellingShingle Novas tecnologias no ensino da geometria plana
Rosa, Fabiane da Silva
Geometria
Mídias digitais
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Novas tecnologias no ensino da geometria plana
title_full Novas tecnologias no ensino da geometria plana
title_fullStr Novas tecnologias no ensino da geometria plana
title_full_unstemmed Novas tecnologias no ensino da geometria plana
title_sort Novas tecnologias no ensino da geometria plana
author Rosa, Fabiane da Silva
author_facet Rosa, Fabiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fabiane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Mídias digitais
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Mídias digitais
Engenharia didática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho foi elaborado com o intuito de discutir o tema relativo ao uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, tendo em vista a análise de três experiências de ensino que tiveram como meta a utilização dessas tecnologias. O público alvo compreendeu alunos do Ensino Fundamental em escola pública do Município de Guaíba/RS. As práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia Engenharia Didática, possibilitaram: na 6ª série, Engenharia Didática III, o estudo dos conceitos da geometria plana: entes geométricos, paralelogramos, triângulos e planificações; na 7ª série, Engenharia Didática I, o estudo dos conceitos básicos da geometria, construções geométricas e ângulos; e na 8ª série, Engenharia Didática II, o estudo das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. As ferramentas utilizadas para a realização das práticas foram o software matemático Geogebra, vídeos e dobraduras. Tais práticas tiveram por objetivos planejar e programar uma experiência didática com potencial para contribuir na melhoria do ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental; detectar e descrever dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem; e mais, refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver a análise crítica das metodologias de ensino. Nesta monografia, busca-se, portanto, defender o ensino da geometria e da trigonometria através do uso de novas tecnologias e de processos de problematização, ressaltando os aspectos positivos ocorridos nas práticas analisadas, a posição de alguns autores acerca desse tema e, principalmente, as possibilidades abertas por essas novas perspectivas de ensino.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782656
url http://hdl.handle.net/10183/31601
identifier_str_mv 000782656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/1/000782656.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/2/000782656.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31601/3/000782656.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 489ffbc52557696e8b6ce9cb6ee559f1
18d2fb364090c58510af30067f68b23f
5626d9579c5d303f6b13e6814091b9fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413082812416