Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Júlia Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224308
Resumo: Esta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejamento didático dentro do modelo de sequência didática. O meu objeto de análise é o desenho animado Irmão do Jorel (2014), de Juliano Enrico e a sua mediação pedagógica no 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é ampliar a discussão sobre o letramento audiovisual e as possibilidades didáticas a partir do desenho animado como recurso. Esta pesquisa pretende responder à questão: “como organizar uma sequência didática a partir de um desenho animado para oportunizar o letramento audiovisual?”. Essa pergunta é motivada pelo fato de que as crianças são grandes consumidoras desses textos sincréticos, portanto, incluílas como recurso didático voltado ao desenvolvimento da leitura pode ser uma ação que possibilitará o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade estética e do seu letramento audiovisual. Em relação à sua metodologia, essa pesquisa se classifica como de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Também utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica. A análise do episódio, a partir da semiótica discursiva e da semiótica plástica, proporcionou um momento de exercício de olhar atento ao texto sincrético do desenho animado. Esse olhar atento foi o percurso para o desenvolvimento da sequência didática que possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da análise do episódio. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de interação mediada que inicia seu planejamento na análise do gênero audiovisual para em seguida planejar a mediação com foco na promoção da sensibilidade estética em uma prática de letramento visual voltada a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_9134b22b745cb48c146bb85a3e045e6f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224308
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martini, Júlia SoaresNunes, Marília Forgearini2021-07-21T04:24:39Z2020http://hdl.handle.net/10183/224308001128698Esta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejamento didático dentro do modelo de sequência didática. O meu objeto de análise é o desenho animado Irmão do Jorel (2014), de Juliano Enrico e a sua mediação pedagógica no 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é ampliar a discussão sobre o letramento audiovisual e as possibilidades didáticas a partir do desenho animado como recurso. Esta pesquisa pretende responder à questão: “como organizar uma sequência didática a partir de um desenho animado para oportunizar o letramento audiovisual?”. Essa pergunta é motivada pelo fato de que as crianças são grandes consumidoras desses textos sincréticos, portanto, incluílas como recurso didático voltado ao desenvolvimento da leitura pode ser uma ação que possibilitará o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade estética e do seu letramento audiovisual. Em relação à sua metodologia, essa pesquisa se classifica como de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Também utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica. A análise do episódio, a partir da semiótica discursiva e da semiótica plástica, proporcionou um momento de exercício de olhar atento ao texto sincrético do desenho animado. Esse olhar atento foi o percurso para o desenvolvimento da sequência didática que possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da análise do episódio. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de interação mediada que inicia seu planejamento na análise do gênero audiovisual para em seguida planejar a mediação com foco na promoção da sensibilidade estética em uma prática de letramento visual voltada a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.application/pdfporLetramentoAudiovisualSéries iniciaisSemiótica discursivaSequência didáticaDesenho animadoLetramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128698.pdf.txt001128698.pdf.txtExtracted Texttext/plain180021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224308/2/001128698.pdf.txt502622b89b03d8e4b01d0256316202bbMD52ORIGINAL001128698.pdfTexto completoapplication/pdf1975186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224308/1/001128698.pdf890a96435c3910dcd4772a0c6a67783dMD5110183/2243082021-08-18 04:50:29.106981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224308Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:50:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
title Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
spellingShingle Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
Martini, Júlia Soares
Letramento
Audiovisual
Séries iniciais
Semiótica discursiva
Sequência didática
Desenho animado
title_short Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
title_full Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
title_fullStr Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
title_full_unstemmed Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
title_sort Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
author Martini, Júlia Soares
author_facet Martini, Júlia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Júlia Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Audiovisual
Séries iniciais
Semiótica discursiva
Sequência didática
Desenho animado
topic Letramento
Audiovisual
Séries iniciais
Semiótica discursiva
Sequência didática
Desenho animado
description Esta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejamento didático dentro do modelo de sequência didática. O meu objeto de análise é o desenho animado Irmão do Jorel (2014), de Juliano Enrico e a sua mediação pedagógica no 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é ampliar a discussão sobre o letramento audiovisual e as possibilidades didáticas a partir do desenho animado como recurso. Esta pesquisa pretende responder à questão: “como organizar uma sequência didática a partir de um desenho animado para oportunizar o letramento audiovisual?”. Essa pergunta é motivada pelo fato de que as crianças são grandes consumidoras desses textos sincréticos, portanto, incluílas como recurso didático voltado ao desenvolvimento da leitura pode ser uma ação que possibilitará o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade estética e do seu letramento audiovisual. Em relação à sua metodologia, essa pesquisa se classifica como de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Também utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica. A análise do episódio, a partir da semiótica discursiva e da semiótica plástica, proporcionou um momento de exercício de olhar atento ao texto sincrético do desenho animado. Esse olhar atento foi o percurso para o desenvolvimento da sequência didática que possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da análise do episódio. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de interação mediada que inicia seu planejamento na análise do gênero audiovisual para em seguida planejar a mediação com foco na promoção da sensibilidade estética em uma prática de letramento visual voltada a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128698
url http://hdl.handle.net/10183/224308
identifier_str_mv 001128698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224308/2/001128698.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224308/1/001128698.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 502622b89b03d8e4b01d0256316202bb
890a96435c3910dcd4772a0c6a67783d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224609541914624