Análise de erros comuns em álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Bruno Behrens
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66858
Resumo: Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que acaba muitas vezes o decepcionando, visto que reflete um fracasso que não é somente dos alunos, mas também do processo de ensino-aprendizagem. No processo de ensino-aprendizagem, o erro pode contribuir positivamente; basta que se modifique a atitude de condenação do aluno quanto ao erro. Ao cometer um erro, o aluno expressa o que sabe e o que não sabe; oferecendo ao professor uma oportunidade de ajudá-lo a adquirir o conteúdo que lhe falta, ou ainda, levá-lo a compreender por que errou. Portanto, o erro pode oferecer ao professor novos elementos para a reflexão de suas ações didáticas. Conseqüentemente, pode imprimir novos direcionamentos a suas práticas pedagógicas, o que incidiria diretamente sobre o seu desenvolvimento profissional. Este trabalho apresentará algumas reflexões sobre a importância da análise de erros em matemática como uma estratégia didática na produção escrita dos alunos. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante as minhas práticas docentes no Colégio de Aplicação da UFRGS e centraram-se na observação de erros de raciocínio e ou de cálculo que os alunos cometem em matemática. Deseja-se destacar a análise de erros matemáticos como um norte para a tomada de procedimentos que auxiliem no enfrentamento das dificuldades, possibilitando, assim, a superação de uma incompreensão a respeito de certo conteúdo. Além disto, o presente texto visa evocar nos docentes reflexões acerca do tema, afim de que possam recriar seus saberes profissionais. Para tanto, utilizaremos como principal fundamentação teórica a Doutora Helena Noronha Cury, a qual é referência no estudo da análise de erros em matemática.
id UFRGS-2_913b44dc06a4a35044d3803bfce6234c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66858
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baltazar, Bruno BehrensBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2013-02-22T01:39:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/66858000872117Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que acaba muitas vezes o decepcionando, visto que reflete um fracasso que não é somente dos alunos, mas também do processo de ensino-aprendizagem. No processo de ensino-aprendizagem, o erro pode contribuir positivamente; basta que se modifique a atitude de condenação do aluno quanto ao erro. Ao cometer um erro, o aluno expressa o que sabe e o que não sabe; oferecendo ao professor uma oportunidade de ajudá-lo a adquirir o conteúdo que lhe falta, ou ainda, levá-lo a compreender por que errou. Portanto, o erro pode oferecer ao professor novos elementos para a reflexão de suas ações didáticas. Conseqüentemente, pode imprimir novos direcionamentos a suas práticas pedagógicas, o que incidiria diretamente sobre o seu desenvolvimento profissional. Este trabalho apresentará algumas reflexões sobre a importância da análise de erros em matemática como uma estratégia didática na produção escrita dos alunos. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante as minhas práticas docentes no Colégio de Aplicação da UFRGS e centraram-se na observação de erros de raciocínio e ou de cálculo que os alunos cometem em matemática. Deseja-se destacar a análise de erros matemáticos como um norte para a tomada de procedimentos que auxiliem no enfrentamento das dificuldades, possibilitando, assim, a superação de uma incompreensão a respeito de certo conteúdo. Além disto, o presente texto visa evocar nos docentes reflexões acerca do tema, afim de que possam recriar seus saberes profissionais. Para tanto, utilizaremos como principal fundamentação teórica a Doutora Helena Noronha Cury, a qual é referência no estudo da análise de erros em matemática.Usually, the error is assumed by the teacher as a pointer of poor performance, not being used to reconsider education. The teacher is taken, traditionally, to value only the final result, which often ends up disappointing the teacher himself, since it reflects a failure not only of the student, but also of the teaching and learning process. In the teaching and learning process, the error can contribute positively as long as we change our attitude of blaming the student - as if he was the only responsible for the mistake - and also take pre-emptive measures regarding the same (PINTO, Pg. 54). By making a mistake, the student shows what he knows and what he knows not; giving the teacher a chance to help him learn the content that is lacking, or yet, leading the student to understand why he was wrong. Therefore, the error can provide the teacher with new material in order to rethink about his pedagogical attitudes. Consequently, it can set new guidelines to his teaching practice, which would influence directly on his professional development. This paper will present some reflections on the importance of error analysis in mathematics as a didactical strategy to the students’ writing production. The examples of errors that will be presented along this paper were collected during my teaching practice at the UFRGS Aplicação School and will be focused on the observation of reasoning or calculation errors that the students make in mathematics. The point is to highlight the mathematical error analysis as a guide for taking procedures which would help when facing difficulties, enabling us, thus, to overcome misunderstandings regarding a certain subject matter. Besides that, this paper aims to make teachers reflect about the issue, so that they are able to rebuild their professional knowledge. For that, we will use as main theoretical basis the works of Dr. Helena Noronha Cury, who has written high qualified articles on the subject.application/pdfporAnálise de errosÁlgebraMathematicsError analysisBasic algebraAnálise de erros comuns em álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872117.pdf000872117.pdfTexto completoapplication/pdf828567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/1/000872117.pdff80ea971da0a9441156e940b9f617a05MD51TEXT000872117.pdf.txt000872117.pdf.txtExtracted Texttext/plain54586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/2/000872117.pdf.txt8e3d1b73c525a9ebed7a122b5303bdb2MD52THUMBNAIL000872117.pdf.jpg000872117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/3/000872117.pdf.jpg9dc268f6d73314d2d858e40c6f8b54aeMD5310183/668582018-10-17 07:47:55.708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66858Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:47:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de erros comuns em álgebra
title Análise de erros comuns em álgebra
spellingShingle Análise de erros comuns em álgebra
Baltazar, Bruno Behrens
Análise de erros
Álgebra
Mathematics
Error analysis
Basic algebra
title_short Análise de erros comuns em álgebra
title_full Análise de erros comuns em álgebra
title_fullStr Análise de erros comuns em álgebra
title_full_unstemmed Análise de erros comuns em álgebra
title_sort Análise de erros comuns em álgebra
author Baltazar, Bruno Behrens
author_facet Baltazar, Bruno Behrens
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltazar, Bruno Behrens
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Álgebra
topic Análise de erros
Álgebra
Mathematics
Error analysis
Basic algebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Error analysis
Basic algebra
description Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que acaba muitas vezes o decepcionando, visto que reflete um fracasso que não é somente dos alunos, mas também do processo de ensino-aprendizagem. No processo de ensino-aprendizagem, o erro pode contribuir positivamente; basta que se modifique a atitude de condenação do aluno quanto ao erro. Ao cometer um erro, o aluno expressa o que sabe e o que não sabe; oferecendo ao professor uma oportunidade de ajudá-lo a adquirir o conteúdo que lhe falta, ou ainda, levá-lo a compreender por que errou. Portanto, o erro pode oferecer ao professor novos elementos para a reflexão de suas ações didáticas. Conseqüentemente, pode imprimir novos direcionamentos a suas práticas pedagógicas, o que incidiria diretamente sobre o seu desenvolvimento profissional. Este trabalho apresentará algumas reflexões sobre a importância da análise de erros em matemática como uma estratégia didática na produção escrita dos alunos. As ilustrações de erros que serão apresentadas ao longo deste trabalho foram coletadas durante as minhas práticas docentes no Colégio de Aplicação da UFRGS e centraram-se na observação de erros de raciocínio e ou de cálculo que os alunos cometem em matemática. Deseja-se destacar a análise de erros matemáticos como um norte para a tomada de procedimentos que auxiliem no enfrentamento das dificuldades, possibilitando, assim, a superação de uma incompreensão a respeito de certo conteúdo. Além disto, o presente texto visa evocar nos docentes reflexões acerca do tema, afim de que possam recriar seus saberes profissionais. Para tanto, utilizaremos como principal fundamentação teórica a Doutora Helena Noronha Cury, a qual é referência no estudo da análise de erros em matemática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66858
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872117
url http://hdl.handle.net/10183/66858
identifier_str_mv 000872117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/1/000872117.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/2/000872117.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66858/3/000872117.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f80ea971da0a9441156e940b9f617a05
8e3d1b73c525a9ebed7a122b5303bdb2
9dc268f6d73314d2d858e40c6f8b54ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438134341632