A concepção de educação infantil sob a ótica da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151649 |
Resumo: | O presente trabalho visa mostrar os aspectos observados que deram origem ao projeto vivencial e as ações elaboradas a partir destas observações, bem como suas implicações no cotidiano escolar de uma Escola Municipal de Educação Infantil, de nome fictício R aio de Sol , desenvolvidas no período de 2014 a 2015. Após a sistemática de estudo baseada nas disciplinas do Curso de Especialização Escola de Gestores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, buscouse um diagnóstico da realidade escola para implementar um Projeto Vivencial atividade do curso que promovesse qualificar a gestão democrática da escola. A discussão acerca da concepção de educação infantil na proposta político pedagógica é o foco deste trabalho que partiu da necessidade de modificar o conteúdo do Projeto Político pedagógico da Escola. Para isso, foi realizado diagnóstico através de observações e registradas em relatos do gestor e questionário alternativo e descritivo destinados as famílias, parte integrante da comunidade escolar que possui grande responsabilidade do sucesso ou do fracasso da escola quando se fala de qualidade no atendimento as crianças. Verificouse que um dos aspectos do projeto político pedagógico da escola possuía em si a visão de concepção de educação infantil. A partir daí, no decorrer do projeto de intervenção, os desdobramentos motivados pelas ações trouxeram devolutivas levando a outros questionamentos e abrindo espaço para novas discussões. O trabalho contou com os aportes teóricos de Paro, Cury, no que diz respeito a Gestão Democrática; Salles; Faria; Didonet em relação a educação infantil. |
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