Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alana de Menezes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25560
Resumo: No presente trabalho buscamos a identificação dos espaços e formas de consumo que se dão em uma loja on-line, tomando como objeto de estudo a Etsy.com - website de e-commerce norte-americano, voltado a venda de produtos handmade. A partir de perspectivas sobre o consumo de Lipovetsky e García Canclini, desenvolvemos, em caráter de pesquisa exploratória, uma análise descritiva e interpretativa do objeto em quatro âmbitos: história, funcionamento, estrutura e usuários. Em nossa busca pelos indícios das configurações de consumo na Etsy, destacamos que ela se apresenta como espaço de consumo material e simbólico, em que, a partir destes, é possível também estabelecer relações que levam a formação de uma comunidade.
id UFRGS-2_9192e62920ce8297248f63026f58cf7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Alana de MenezesSchmitz, Daniela Maria2010-09-04T04:21:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/25560000754308No presente trabalho buscamos a identificação dos espaços e formas de consumo que se dão em uma loja on-line, tomando como objeto de estudo a Etsy.com - website de e-commerce norte-americano, voltado a venda de produtos handmade. A partir de perspectivas sobre o consumo de Lipovetsky e García Canclini, desenvolvemos, em caráter de pesquisa exploratória, uma análise descritiva e interpretativa do objeto em quatro âmbitos: história, funcionamento, estrutura e usuários. Em nossa busca pelos indícios das configurações de consumo na Etsy, destacamos que ela se apresenta como espaço de consumo material e simbólico, em que, a partir destes, é possível também estabelecer relações que levam a formação de uma comunidade.In this work, we´re searching for an identification of the ways and spaces of consume in an online store, the Etsy.com - an e-commerce website, from United States, dedicated to sell handmade itens. From Lipovetsky´s and García Canclini´s perspectives of consume, we developed an exploratory and interpretative analysis of the object, in four ways: history, operation, structure and users. In our search for traces of consume configurations on Etsy, the highlights are Etsy as a space for material and symbolic consume, in which, from these, is possible to establish relations which leads to a community formation.application/pdfporConsumoComércio eletrônicoConsumee-CommerceSocial networksCommunityEtsyEspaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.cominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754308.pdf.txt000754308.pdf.txtExtracted Texttext/plain175649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/2/000754308.pdf.txt9e2d8df99a76aa50a8fa9356fddf4886MD52ORIGINAL000754308.pdf000754308.pdfTexto completoapplication/pdf1432015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/1/000754308.pdf637fc3a3ba5d881cba10a9ce8cf694adMD51THUMBNAIL000754308.pdf.jpg000754308.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/3/000754308.pdf.jpgc9b76f3a5c4445763feb1c8f548e4208MD5310183/255602018-10-17 08:39:39.754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
title Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
spellingShingle Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
Pereira, Alana de Menezes
Consumo
Comércio eletrônico
Consume
e-Commerce
Social networks
Community
Etsy
title_short Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
title_full Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
title_fullStr Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
title_full_unstemmed Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
title_sort Espaços e formas de consumo em uma loja virtual : um estudo da Etsy.com
author Pereira, Alana de Menezes
author_facet Pereira, Alana de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alana de Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitz, Daniela Maria
contributor_str_mv Schmitz, Daniela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Comércio eletrônico
topic Consumo
Comércio eletrônico
Consume
e-Commerce
Social networks
Community
Etsy
dc.subject.eng.fl_str_mv Consume
e-Commerce
Social networks
Community
Etsy
description No presente trabalho buscamos a identificação dos espaços e formas de consumo que se dão em uma loja on-line, tomando como objeto de estudo a Etsy.com - website de e-commerce norte-americano, voltado a venda de produtos handmade. A partir de perspectivas sobre o consumo de Lipovetsky e García Canclini, desenvolvemos, em caráter de pesquisa exploratória, uma análise descritiva e interpretativa do objeto em quatro âmbitos: história, funcionamento, estrutura e usuários. Em nossa busca pelos indícios das configurações de consumo na Etsy, destacamos que ela se apresenta como espaço de consumo material e simbólico, em que, a partir destes, é possível também estabelecer relações que levam a formação de uma comunidade.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-04T04:21:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25560
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754308
url http://hdl.handle.net/10183/25560
identifier_str_mv 000754308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/2/000754308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/1/000754308.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25560/3/000754308.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e2d8df99a76aa50a8fa9356fddf4886
637fc3a3ba5d881cba10a9ce8cf694ad
c9b76f3a5c4445763feb1c8f548e4208
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398764507136