Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Nathália Navarro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122688
Resumo: A presente monografia investiga de que maneira as estratégias e ferramentas de social commerce colaboram para a manutenção e o crescimento de uma plataforma de comércio eletrônico baseada na dinâmica do consumo colaborativo. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa baseou-se no estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei, escolhido por abordar de maneira diferente e inovadora os princípios da colaboração através da redistribuição de produtos no ambiente digital, além de se mostrar como uma plataforma de comércio eletrônico que foca nas interações entre os usuários. O trabalho foi apoiado por uma pesquisa teórica que abrangeu os seguintes conceitos: Internet, Web 2.0 e e-commerce, interações mediadas por computador, redes sociais na Internet, social commerce e consumo colaborativo. A análise foi focada em compreender como o Enjoei se posiciona quanto à sua proposta de consumo colaborativo e em avaliar se os processos de interação que ocorrem entre os usuários dentro da plataforma podem ser caracterizados como parte de uma estratégia de social commerce. A partir daí, foi possível constatar que o site usado como objeto de estudo realmente se encaixa no sistema colaborativo de mercado de redistribuição, cumprindo a proposta de consumo consciente, além de ser uma típica e funcional plataforma de comércio social.
id UFRGS-2_01e09eb893df5c5384363076efccb47c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122688
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbieri, Nathália NavarroPrimo, Alessandra Teixeira2015-08-25T02:32:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/122688000971249A presente monografia investiga de que maneira as estratégias e ferramentas de social commerce colaboram para a manutenção e o crescimento de uma plataforma de comércio eletrônico baseada na dinâmica do consumo colaborativo. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa baseou-se no estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei, escolhido por abordar de maneira diferente e inovadora os princípios da colaboração através da redistribuição de produtos no ambiente digital, além de se mostrar como uma plataforma de comércio eletrônico que foca nas interações entre os usuários. O trabalho foi apoiado por uma pesquisa teórica que abrangeu os seguintes conceitos: Internet, Web 2.0 e e-commerce, interações mediadas por computador, redes sociais na Internet, social commerce e consumo colaborativo. A análise foi focada em compreender como o Enjoei se posiciona quanto à sua proposta de consumo colaborativo e em avaliar se os processos de interação que ocorrem entre os usuários dentro da plataforma podem ser caracterizados como parte de uma estratégia de social commerce. A partir daí, foi possível constatar que o site usado como objeto de estudo realmente se encaixa no sistema colaborativo de mercado de redistribuição, cumprindo a proposta de consumo consciente, além de ser uma típica e funcional plataforma de comércio social.This monograph investigates how the social commerce strategies and tools collaborate for the maintenance and growth of an e-commerce platform based on the dynamics of collaborative consumption. To develop this proposal, the research was based on the case study of the Website Enjoei, chosen by addressing in a different and innovative way the principles of collaboration by redistributing products in the digital environment, and show as an e-commerce platform that focuses on interactions between users. The monograph was supported by a theoretical research covering the following concepts: Internet, Web 2.0, e-commerce, computer-mediated interactions, social networking sites, social commerce and collaborative consumption. The analysis was focused on understanding how Enjoei stands before its proposal of collaborative consumption and assess if the interaction processes that occur among users within the platform can be characterized as part of a social commerce strategy. From there, it was found that the Website used as study object really fits the collaborative system of redistribution markets, fulfilling the proposal for conscious consumption, as well as being a typical and functional social commerce platform.application/pdfporComércio eletrônicoConsumo colaborativoE-commerceSocial commerceCollaborative consumptionEnjoeiConsumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoeiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971249.pdf000971249.pdfTexto completoapplication/pdf1864057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/1/000971249.pdf2fb112c244679d085237207b97bde237MD51TEXT000971249.pdf.txt000971249.pdf.txtExtracted Texttext/plain165141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/2/000971249.pdf.txtaa908d29575a4843bb5f38506a74b5d7MD52THUMBNAIL000971249.pdf.jpg000971249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/3/000971249.pdf.jpg74946694a739f105aa1cd763eecbb376MD5310183/1226882024-04-14 06:46:38.335224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
title Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
spellingShingle Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
Barbieri, Nathália Navarro
Comércio eletrônico
Consumo colaborativo
E-commerce
Social commerce
Collaborative consumption
Enjoei
title_short Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
title_full Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
title_fullStr Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
title_full_unstemmed Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
title_sort Consumo colaborativo em uma plataforma de social commerce : estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei
author Barbieri, Nathália Navarro
author_facet Barbieri, Nathália Navarro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Nathália Navarro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Consumo colaborativo
topic Comércio eletrônico
Consumo colaborativo
E-commerce
Social commerce
Collaborative consumption
Enjoei
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce
Social commerce
Collaborative consumption
Enjoei
description A presente monografia investiga de que maneira as estratégias e ferramentas de social commerce colaboram para a manutenção e o crescimento de uma plataforma de comércio eletrônico baseada na dinâmica do consumo colaborativo. Para desenvolver essa proposta, a pesquisa baseou-se no estudo de caso do site de compras e vendas Enjoei, escolhido por abordar de maneira diferente e inovadora os princípios da colaboração através da redistribuição de produtos no ambiente digital, além de se mostrar como uma plataforma de comércio eletrônico que foca nas interações entre os usuários. O trabalho foi apoiado por uma pesquisa teórica que abrangeu os seguintes conceitos: Internet, Web 2.0 e e-commerce, interações mediadas por computador, redes sociais na Internet, social commerce e consumo colaborativo. A análise foi focada em compreender como o Enjoei se posiciona quanto à sua proposta de consumo colaborativo e em avaliar se os processos de interação que ocorrem entre os usuários dentro da plataforma podem ser caracterizados como parte de uma estratégia de social commerce. A partir daí, foi possível constatar que o site usado como objeto de estudo realmente se encaixa no sistema colaborativo de mercado de redistribuição, cumprindo a proposta de consumo consciente, além de ser uma típica e funcional plataforma de comércio social.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T02:32:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/122688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000971249
url http://hdl.handle.net/10183/122688
identifier_str_mv 000971249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/1/000971249.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/2/000971249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122688/3/000971249.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fb112c244679d085237207b97bde237
aa908d29575a4843bb5f38506a74b5d7
74946694a739f105aa1cd763eecbb376
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488671510528