Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156534 |
Resumo: | O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas. |
id |
UFRGS-2_9196aedf471e9f145e2f9f72314931c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156534 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perlasca Júnior, FlavioMonteiro, Alberto de Oliveira2017-04-06T02:33:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/156534001017794O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas.Soccer is a team sport, which require efforts from diverse dimensions for a positive development and are they: technical, physical, emotional and cognitive. The tactical falls into the latter, a number of individual and group actions with the primary objective to solve a broad of situations inside the game. About the player's tactical knowledge, we can subdivide them in two groups: declarative and procedural. However, in this article, all the information will be associated to the declarative dimension. In general, the declarative understanding is accepted as declared facts, or in another words, address the best decision (GRECO, 2006). From this statement, the goal of this paper is to elaborate the level of declarative tactical understanding in children from a range of age groups and server as guidance to teachers and coaches of what can be taken in from youngsters in each category – in case of soccer – or academic year – in case of school. This study is a qualitative based research, and 15 male athletes from Fabrício Souza Project participated, with ages ranging from 10 to 12 years. The tool used to measure their declarative tactical understanding was a series of eight short videos from different tactical principles, two of them about compact defending, two about amplitude and depth, two about movability, one about defensive coverage and one about infiltration. Differences of declarative tactical understanding were identified between age groups, especially in regard of the amplitude and depth principles and the content of their answers.application/pdfporFutebolCriançasSoccerTacticTactical understandingChildrenRelação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017794.pdf001017794.pdfTexto completoapplication/pdf675870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/1/001017794.pdf777a2661717a63087dcf1b702c9114c5MD51TEXT001017794.pdf.txt001017794.pdf.txtExtracted Texttext/plain78401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/2/001017794.pdf.txt3ee3baa6caf8db35017eb197e2bf3a70MD52THUMBNAIL001017794.pdf.jpg001017794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/3/001017794.pdf.jpg03e5e463776cd7476465b1ed444b116aMD5310183/1565342019-11-07 04:49:25.179146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
title |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
spellingShingle |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol Perlasca Júnior, Flavio Futebol Crianças Soccer Tactic Tactical understanding Children |
title_short |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
title_full |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
title_fullStr |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
title_full_unstemmed |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
title_sort |
Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol |
author |
Perlasca Júnior, Flavio |
author_facet |
Perlasca Júnior, Flavio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perlasca Júnior, Flavio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
contributor_str_mv |
Monteiro, Alberto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Crianças |
topic |
Futebol Crianças Soccer Tactic Tactical understanding Children |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Soccer Tactic Tactical understanding Children |
description |
O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-06T02:33:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156534 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156534 |
identifier_str_mv |
001017794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/1/001017794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/2/001017794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/3/001017794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
777a2661717a63087dcf1b702c9114c5 3ee3baa6caf8db35017eb197e2bf3a70 03e5e463776cd7476465b1ed444b116a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447190988914688 |