Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perlasca Júnior, Flavio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156534
Resumo: O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas.
id UFRGS-2_9196aedf471e9f145e2f9f72314931c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Perlasca Júnior, FlavioMonteiro, Alberto de Oliveira2017-04-06T02:33:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/156534001017794O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas.Soccer is a team sport, which require efforts from diverse dimensions for a positive development and are they: technical, physical, emotional and cognitive. The tactical falls into the latter, a number of individual and group actions with the primary objective to solve a broad of situations inside the game. About the player's tactical knowledge, we can subdivide them in two groups: declarative and procedural. However, in this article, all the information will be associated to the declarative dimension. In general, the declarative understanding is accepted as declared facts, or in another words, address the best decision (GRECO, 2006). From this statement, the goal of this paper is to elaborate the level of declarative tactical understanding in children from a range of age groups and server as guidance to teachers and coaches of what can be taken in from youngsters in each category – in case of soccer – or academic year – in case of school. This study is a qualitative based research, and 15 male athletes from Fabrício Souza Project participated, with ages ranging from 10 to 12 years. The tool used to measure their declarative tactical understanding was a series of eight short videos from different tactical principles, two of them about compact defending, two about amplitude and depth, two about movability, one about defensive coverage and one about infiltration. Differences of declarative tactical understanding were identified between age groups, especially in regard of the amplitude and depth principles and the content of their answers.application/pdfporFutebolCriançasSoccerTacticTactical understandingChildrenRelação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017794.pdf001017794.pdfTexto completoapplication/pdf675870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/1/001017794.pdf777a2661717a63087dcf1b702c9114c5MD51TEXT001017794.pdf.txt001017794.pdf.txtExtracted Texttext/plain78401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/2/001017794.pdf.txt3ee3baa6caf8db35017eb197e2bf3a70MD52THUMBNAIL001017794.pdf.jpg001017794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/3/001017794.pdf.jpg03e5e463776cd7476465b1ed444b116aMD5310183/1565342019-11-07 04:49:25.179146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
title Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
spellingShingle Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
Perlasca Júnior, Flavio
Futebol
Crianças
Soccer
Tactic
Tactical understanding
Children
title_short Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
title_full Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
title_fullStr Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
title_full_unstemmed Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
title_sort Relação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebol
author Perlasca Júnior, Flavio
author_facet Perlasca Júnior, Flavio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perlasca Júnior, Flavio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
contributor_str_mv Monteiro, Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Crianças
topic Futebol
Crianças
Soccer
Tactic
Tactical understanding
Children
dc.subject.eng.fl_str_mv Soccer
Tactic
Tactical understanding
Children
description O futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-06T02:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017794
url http://hdl.handle.net/10183/156534
identifier_str_mv 001017794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/1/001017794.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/2/001017794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156534/3/001017794.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 777a2661717a63087dcf1b702c9114c5
3ee3baa6caf8db35017eb197e2bf3a70
03e5e463776cd7476465b1ed444b116a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447190988914688