O mapeamento de processo como instrumento para a gestão do conhecimento : o caso da criação da função de secretária executiva em conselho de classe profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilgert, Rafaela Demétrio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263812
Resumo: Este trabalho objetiva demonstrar como o mapeamento de processos pode auxiliar como instrumento para a Gestão do Conhecimento das atribuições da – nova – função de Secretária Executiva no âmbito de um Conselho de Classe Profissional. Para viabilizar esse resultado, foi proposta a realização de uma pesquisa-ação com procedimentos metodológicos organizados em cinco etapas: (i) definição das atribuições, (ii) priorização de uma das atribuições com base em critérios pré-estabelecidos, (iii) coleta das informações dos processos envolvidos na atribuição priorizada, (iv) modelagem dos processos e (v) elaboração de manual. Com a conclusão destas etapas, através do mapeamento de processos, foi possível realizar a conversão dos conhecimentos tácitos em explícitos, potencializando a Gestão do Conhecimento. Por fim, todo o conhecimento explícito produzido poderá ser facilmente compartilhado para toda a instituição, por meio do manual elaborado. Assim, espera-se que este trabalho influencie a cultura da instituição para que a Gestão do Conhecimento seja uma prática frequente, aplicada em outros processos de trabalho, de forma a otimizar o compartilhamento dos conhecimentos existentes entre o corpo funcional, bem como oportunizar a otimização dos processos, refletindo na melhora do serviço público prestado à sociedade.
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