A necessidade do lúdico no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capaverde, Cibele Fagundes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150624
Resumo: O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é composto por duas habilitações, Bacharelado e Licenciatura. Compartilham 38 disciplinas obrigatórias formando turmas mistas e sem distinção de conteúdos programáticos ou metodologias de ensino. O atual currículo de Licenciatura, além dessas, tem mais 12 exclusivas, totalizando 50 disciplinas obrigatórias. Como graduanda fui percebendo que a prioridade parecia ser a formação de Bacharéis, não de Licenciados, e que a ênfase na formação de professores ocorria apenas nas disciplinas vinculadas à Faculdade de Educação. Pergunta-problema da pesquisa: é significativa ou não, a ausência de disciplinas que priorizam aulas lúdicas com metodologias para a produção de materiais didáticos aplicáveis na Educação Básica? O objetivo deste trabalho foi identificar se há, no Curso, presença ou ausência de estratégias de ensino e/ou espaços de aprendizagem ofertados pelos professores, percebidos pelos estudantes como oportunidades de aprender a produzir materiais didáticos para escolas da Educação Básica. É uma pesquisa qualitativa, com a técnica de análise do conteúdo como seu principal suporte procedimental. Os dados foram coletados nos Planos de Ensino das disciplinas, de 2010 a 2015, e em questionário semiestruturado aplicado aos estudantes sujeitos da pesquisa. Coletei 541 Planos de Ensino e realizei 343 leituras, sete por disciplina. Os critérios de seleção dos estudantes foram: ter integralizado 75% das disciplinas obrigatórias, alunos realizando o Trabalho de Conclusão de Curso e alunos diplomados. O questionário foi elaborado com base na chamada escala de Likert, método para medir as atitudes das pessoas. Conforme os resultados, 91% dos alunos concordam que a produção de materiais didáticos é necessária na formação dos professores e 70% concordam totalmente que a temática do lúdico é necessária na sua formação. Das 50 disciplinas obrigatórias, apenas àquelas de responsabilidade do Departamento de Ensino e Currículo oferecem situações pedagógicas em que há presença constante da produção, discussão e análise de materiais didáticos. A análise dos Planos de Ensino, comparando com as respostas dos discentes no questionário, corroborou a hipótese inicial: temáticas relacionadas ao lúdico ou à produção de materiais didáticos são consideradas pouco ou nada relevantes nas disciplinas do Curso. Evidenciou-se também que há ausência significativa de estratégias de ensino e/ou espaços de aprendizagem ofertados pelos professores, que objetivem a produção e análise de materiais didáticos para a Educação Básica. A análise dos resultados indica que o Curso de Licenciatura em Ciências Bipológicas oferece aos estudantes uma formação mais pautada em conhecimentos específicos das Ciências Biológicas, se comparados aos de formação pedagógica. No caso da produção de materiais didáticos, a responsabilidade é de apenas um Departamento. Implicações do estudo: necessidade de alterações curriculares que promovam a inserção de metodologias ativas e lúdicas em todas ou na maioria das disciplinas, pois a tarefa de formar professores é de todos envolvidos; ofertas de cursos de Formação Continuada aos docentes; separar estudantes por habilitação em disciplinas com horários para aulas práticas, viabilizando estudos específicos da Licenciatura como os de criação e produção de materiais didáticos alternativos ao ensino de Ciências e de Biologia; solicitar aos estudantes trabalhos acadêmicos como produção de jogos, de textos, de Histórias em Quadrinhos; e buscar disciplinas existentes em outros Cursos que possam ser incluídas no currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
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O objetivo deste trabalho foi identificar se há, no Curso, presença ou ausência de estratégias de ensino e/ou espaços de aprendizagem ofertados pelos professores, percebidos pelos estudantes como oportunidades de aprender a produzir materiais didáticos para escolas da Educação Básica. É uma pesquisa qualitativa, com a técnica de análise do conteúdo como seu principal suporte procedimental. Os dados foram coletados nos Planos de Ensino das disciplinas, de 2010 a 2015, e em questionário semiestruturado aplicado aos estudantes sujeitos da pesquisa. Coletei 541 Planos de Ensino e realizei 343 leituras, sete por disciplina. Os critérios de seleção dos estudantes foram: ter integralizado 75% das disciplinas obrigatórias, alunos realizando o Trabalho de Conclusão de Curso e alunos diplomados. O questionário foi elaborado com base na chamada escala de Likert, método para medir as atitudes das pessoas. 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