O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López, Andrea Mariana Morera
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109197
Resumo: Esta pesquisa aborda processos criativos interativos entre música e dança. Sua proposta é gerar recursos criativos de composição coreográfica através do diálogo com processos composicionais e interpretativos oriundos da música. Tais recursos emergem de análises musicais de partituras e gravações, acrescidas de interpretações e adaptações de conceitos que potencializem a criação coreográfica, num constante trânsito entre a teoria e a prática. Para tanto, o trabalho é também constituído por um desdobramento prático: a criação de uma obra musical para piano e uma coreografia de dança solo, ambas de minha autoria. Tais composições, musical e coreográfica, foram pensadas como um todo que nunca está completamente fechado, permitindo aprofundar as experimentações e enriquecendo as possibilidades de jogo neste vínculo possível entre música e dança. Para isto foram mantidas pequenas aberturas na estrutura composicional, onde as sutilezas da interação entre corpo e som podem lidar com o improviso, com o encontro e com o desencontro. A abordagem metodológica foi construída imbricando a própria criação ao registro das informações sobre a criação, seguindo a ideia de “bricolagem” de metodologias, característica da pesquisa em artes (FORTIN, 2006). Esse é um caminho de produção teórica que surge da articulação da produção artística e da reflexão crítica sobre a mesma.
id UFRGS-2_91eb40a21efad6ec9fdcbd423c419f8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109197
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling López, Andrea Mariana MoreraDantas, Monica Fagundes2015-01-23T02:16:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/109197000950379Esta pesquisa aborda processos criativos interativos entre música e dança. Sua proposta é gerar recursos criativos de composição coreográfica através do diálogo com processos composicionais e interpretativos oriundos da música. Tais recursos emergem de análises musicais de partituras e gravações, acrescidas de interpretações e adaptações de conceitos que potencializem a criação coreográfica, num constante trânsito entre a teoria e a prática. Para tanto, o trabalho é também constituído por um desdobramento prático: a criação de uma obra musical para piano e uma coreografia de dança solo, ambas de minha autoria. Tais composições, musical e coreográfica, foram pensadas como um todo que nunca está completamente fechado, permitindo aprofundar as experimentações e enriquecendo as possibilidades de jogo neste vínculo possível entre música e dança. Para isto foram mantidas pequenas aberturas na estrutura composicional, onde as sutilezas da interação entre corpo e som podem lidar com o improviso, com o encontro e com o desencontro. A abordagem metodológica foi construída imbricando a própria criação ao registro das informações sobre a criação, seguindo a ideia de “bricolagem” de metodologias, característica da pesquisa em artes (FORTIN, 2006). Esse é um caminho de produção teórica que surge da articulação da produção artística e da reflexão crítica sobre a mesma.This work is dedicated to a creative process interaction between music and dance. Its purpose is to generate creative resources for choreographic composition from a dialogue with compositional and interpretive processes derived from music. These resources emerge from musical analysis of scores and recordings, plus interpretations and adaptations from concepts that potentiate choreographic composition, all in a constant transit between theory and practice. To achieve that purpose, this text is complemented by a further development in creative praxis, which is the composition of a musical work for piano and a choreography for a solo dance, both of my authorship. These compositions, musical and choreographic, were conceived as a whole that is never completely closed, allowing for further experimentations and playing possibilities in this possible connection between music and dance. Therefore, some structural gaps were left in the composition, where subtleties of the interaction between body and sound may deal with with improvisation, engagement and disengagement. The methodological approach was developed under the imbrications between the creative process itself and the assemblage of information concerning this process, following the concept of methodological bricolage so characteristic of artistic research (Fortin, 2006). This is a path of theoretical production through articulation of artistic production and critical reflection about it.application/pdfporDançaCoreografiaDanceMusical compositionChoreographic compositionCreative processO percurso de um instante : da criação musical à criação coreográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950379.pdf000950379.pdfTexto completoapplication/pdf6921575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/1/000950379.pdfed7f760d459e46156c357b05028ca48dMD51TEXT000950379.pdf.txt000950379.pdf.txtExtracted Texttext/plain152137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/2/000950379.pdf.txtdb16e8aa3d2a31cdab64e5257f0609f2MD52THUMBNAIL000950379.pdf.jpg000950379.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/3/000950379.pdf.jpg5722104601dd7ed49790c171ebfe3ffdMD5310183/1091972018-10-23 08:44:41.829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109197Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:44:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
title O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
spellingShingle O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
López, Andrea Mariana Morera
Dança
Coreografia
Dance
Musical composition
Choreographic composition
Creative process
title_short O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
title_full O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
title_fullStr O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
title_full_unstemmed O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
title_sort O percurso de um instante : da criação musical à criação coreográfica
author López, Andrea Mariana Morera
author_facet López, Andrea Mariana Morera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv López, Andrea Mariana Morera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Monica Fagundes
contributor_str_mv Dantas, Monica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Coreografia
topic Dança
Coreografia
Dance
Musical composition
Choreographic composition
Creative process
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Musical composition
Choreographic composition
Creative process
description Esta pesquisa aborda processos criativos interativos entre música e dança. Sua proposta é gerar recursos criativos de composição coreográfica através do diálogo com processos composicionais e interpretativos oriundos da música. Tais recursos emergem de análises musicais de partituras e gravações, acrescidas de interpretações e adaptações de conceitos que potencializem a criação coreográfica, num constante trânsito entre a teoria e a prática. Para tanto, o trabalho é também constituído por um desdobramento prático: a criação de uma obra musical para piano e uma coreografia de dança solo, ambas de minha autoria. Tais composições, musical e coreográfica, foram pensadas como um todo que nunca está completamente fechado, permitindo aprofundar as experimentações e enriquecendo as possibilidades de jogo neste vínculo possível entre música e dança. Para isto foram mantidas pequenas aberturas na estrutura composicional, onde as sutilezas da interação entre corpo e som podem lidar com o improviso, com o encontro e com o desencontro. A abordagem metodológica foi construída imbricando a própria criação ao registro das informações sobre a criação, seguindo a ideia de “bricolagem” de metodologias, característica da pesquisa em artes (FORTIN, 2006). Esse é um caminho de produção teórica que surge da articulação da produção artística e da reflexão crítica sobre a mesma.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-23T02:16:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109197
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950379
url http://hdl.handle.net/10183/109197
identifier_str_mv 000950379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/1/000950379.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/2/000950379.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109197/3/000950379.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ed7f760d459e46156c357b05028ca48d
db16e8aa3d2a31cdab64e5257f0609f2
5722104601dd7ed49790c171ebfe3ffd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224477209526272