Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253375 |
Resumo: | Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo. |
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Streda, CarinaVasques, Carla Karnoppi2023-01-04T05:05:06Z20221413-6538http://hdl.handle.net/10183/253375001157072Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.The main problem discussed in this article is the direct association between Down Syndrome and intellectual disability. This is a theoretical study presented as an essay, with the aim to refute the belief and generalization around restricted learning for people with Down Syndrome, from the understanding of the conditions of production of the scientific and cultural statements that sustain this association since the 19th century. It is argued that this certainty can be interpreted by a problematic syllogistic reasoning that contains a deterministic and essentialist idea, which centers on the biological or genetic aspect the possibilities of being in the world.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 28 (2022), e0085, p.417-432Síndrome de DownDeficiência intelectualAprendizagemDown SyndromeIntellectual disabilityDeterminismLearningSíndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associaçãoDown Syndrome and intellectual disability : history and logic of an associationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157072.pdf.txt001157072.pdf.txtExtracted Texttext/plain54668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/2/001157072.pdf.txtbe0b224875b91245d2c9c46784a56482MD52ORIGINAL001157072.pdfTexto completoapplication/pdf637434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/1/001157072.pdf03d983bdaf0fafcc499325a923ec6556MD5110183/2533752024-09-07 06:17:11.056255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-07T09:17:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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