Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Streda, Carina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasques, Carla Karnoppi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253375
Resumo: Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.
id UFRGS-2_91ed1395af73c2cd3ce1ed5c890de9f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253375
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Streda, CarinaVasques, Carla Karnoppi2023-01-04T05:05:06Z20221413-6538http://hdl.handle.net/10183/253375001157072Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.The main problem discussed in this article is the direct association between Down Syndrome and intellectual disability. This is a theoretical study presented as an essay, with the aim to refute the belief and generalization around restricted learning for people with Down Syndrome, from the understanding of the conditions of production of the scientific and cultural statements that sustain this association since the 19th century. It is argued that this certainty can be interpreted by a problematic syllogistic reasoning that contains a deterministic and essentialist idea, which centers on the biological or genetic aspect the possibilities of being in the world.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 28 (2022), e0085, p.417-432Síndrome de DownDeficiência intelectualAprendizagemDown SyndromeIntellectual disabilityDeterminismLearningSíndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associaçãoDown Syndrome and intellectual disability : history and logic of an associationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157072.pdf.txt001157072.pdf.txtExtracted Texttext/plain54668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/2/001157072.pdf.txtbe0b224875b91245d2c9c46784a56482MD52ORIGINAL001157072.pdfTexto completoapplication/pdf637434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/1/001157072.pdf03d983bdaf0fafcc499325a923ec6556MD5110183/2533752023-01-06 06:01:31.57332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Down Syndrome and intellectual disability : history and logic of an association
title Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
spellingShingle Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
Streda, Carina
Síndrome de Down
Deficiência intelectual
Aprendizagem
Down Syndrome
Intellectual disability
Determinism
Learning
title_short Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
title_full Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
title_fullStr Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
title_full_unstemmed Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
title_sort Síndrome de Down e deficiência intelectual : história e lógica de uma associação
author Streda, Carina
author_facet Streda, Carina
Vasques, Carla Karnoppi
author_role author
author2 Vasques, Carla Karnoppi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Streda, Carina
Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Deficiência intelectual
Aprendizagem
topic Síndrome de Down
Deficiência intelectual
Aprendizagem
Down Syndrome
Intellectual disability
Determinism
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Down Syndrome
Intellectual disability
Determinism
Learning
description Este artigo tem como problema central a associação direta entre Síndrome de Down e deficiência intelectual. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que tem como objetivo refutar a certeza e a generalização de um aprender restrito para pessoas com a Síndrome de Down, a partir da compreensão das condições de produção dos enunciados científicos e culturais que sustentam essa associação desde o século XIX. Argumenta-se que essa certeza pode ser interpretada por um problemático raciocínio silogístico que encerra uma ideia determinista, essencialista, que centra no aspecto biológico ou genético as possibilidades de ser e de estar no mundo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:05:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253375
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157072
identifier_str_mv 1413-6538
001157072
url http://hdl.handle.net/10183/253375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 28 (2022), e0085, p.417-432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/2/001157072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253375/1/001157072.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be0b224875b91245d2c9c46784a56482
03d983bdaf0fafcc499325a923ec6556
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078098100224