Representações sociais de deficiência intelectual de adolescentes e adultos com síndrome de Down em instituição especial e escolas de ensino comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindolpho, David Marcos Perrenoud [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181952
Resumo: As representações sociais são conhecimentos peculiares construídos no cotidiano dos grupos sociais. Acredita-se que compreender as representações sociais de pessoas com síndrome de Down propicia o entendimento de como esses indivíduos atribuem significado sobre o meio social e os conhecimentos que circulam no dia a dia desses sujeitos. Pode-se afirmar que o contexto, sobretudo o educacional, possui relevância não só para a compreensão do mundo da pessoa com síndrome de Down, como também a compreensão de si mesmo. Ressalta-se a importância da emancipação desses sujeitos afim de que sejam autônomos e pratiquem a autoadvocacia e sejam empoderados frente aos processos que desapoderam esses indivíduos. É pertinente ressaltar que a emancipação intelectual e social de pessoas com Síndrome de Down é viabilizada a partir da escolarização, que promove o desenvolvimento da linguagem e do pensamento desses sujeitos. Desse modo, o principal escopo desse estudo é analisar as representações sociais sobre a deficiência intelectual de alunos com Síndrome de Down de escola de ensino comum e adultos de instituição especial, destacando as singularidades e as diferenças. Participaram desse estudo quatro alunos com síndrome de Down de escolas de ensino comum e cinco adultos com síndrome de Instituição Especial. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, constituído em seu início por uma descrição pessoal do participante e em seguida por dezesseis perguntas que permitem ter acesso ao fenômeno em estudo. A coleta de dados ocorreu com a aplicação individual do roteiro de entrevista semiestruturado. Para o tratamento dos dados realizou-se a transcrição literal dos relatos e posteriormente, implementou-se a Análise de Conteúdo. De maneira geral acredita-se que as representações sociais dos participantes de ambos os contextos educacionais apresentam a individualização da deficiência intelectual, distanciando-se de representações que apresentam essa deficiência como sendo um fenômeno socialmente construído. É possível considerar a importância que o ambiente educacional possui para o desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Down na aquisição de habilidades sociais, significado do mundo e de si mesmos, para que possam administrar as suas vidas coletivas de forma autônoma e emancipados em suas relações interpessoais.
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Ressalta-se a importância da emancipação desses sujeitos afim de que sejam autônomos e pratiquem a autoadvocacia e sejam empoderados frente aos processos que desapoderam esses indivíduos. É pertinente ressaltar que a emancipação intelectual e social de pessoas com Síndrome de Down é viabilizada a partir da escolarização, que promove o desenvolvimento da linguagem e do pensamento desses sujeitos. Desse modo, o principal escopo desse estudo é analisar as representações sociais sobre a deficiência intelectual de alunos com Síndrome de Down de escola de ensino comum e adultos de instituição especial, destacando as singularidades e as diferenças. Participaram desse estudo quatro alunos com síndrome de Down de escolas de ensino comum e cinco adultos com síndrome de Instituição Especial. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, constituído em seu início por uma descrição pessoal do participante e em seguida por dezesseis perguntas que permitem ter acesso ao fenômeno em estudo. A coleta de dados ocorreu com a aplicação individual do roteiro de entrevista semiestruturado. Para o tratamento dos dados realizou-se a transcrição literal dos relatos e posteriormente, implementou-se a Análise de Conteúdo. De maneira geral acredita-se que as representações sociais dos participantes de ambos os contextos educacionais apresentam a individualização da deficiência intelectual, distanciando-se de representações que apresentam essa deficiência como sendo um fenômeno socialmente construído. É possível considerar a importância que o ambiente educacional possui para o desenvolvimento dos alunos com Síndrome de Down na aquisição de habilidades sociais, significado do mundo e de si mesmos, para que possam administrar as suas vidas coletivas de forma autônoma e emancipados em suas relações interpessoais.Social representations are peculiar knowledge constructed in the daily life of social groups, it is believed that understanding the social representations of people with Down Syndrome provides an understanding of how these individuals attribute meaning to the social environment and the knowledge that circulate in the day to day of these subjects. One can affirm that the context, especially the educational one, has relevance not only for the understanding of the world of the person with Down s Syndrome, but also the understanding of itself. The importance of emancipation of these subjects is emphasized in order that they are autonomous and practice self-control and are empowered by the processes of disempowerment that these individuals are subjected to. It is pertinent to emphasize that the intellectual and social emancipation of people with Down syndrome is made possible by the schooling that promotes the development of the language and the thinking of these subjects. Thus, the main scope of this study is to analyze the social representations about the intellectual disability of students with Down Syndrome of regular school and adults of special institution, highlighting singularities and differences. Four students with Down Syndrome from regular schools and five adults with special school participated in this study. A semi-structured interview script was applied, consisting in its beginning by a personal description of the participant and then described are sixteen questions that allow access to the phenomenon under study. Data collection occurred with the individual application of the semi-structured interview script. For the treatment of the data, the literal transcription of the reports was carried out and later, the Content Analysis was implemented. In general, it is believed that the social representations by the participants of both educational contexts present the individualization of intellectual disability, distancing themselves from representations that present this disability as being a socially constructed phenomenon. It is possible to consider the importance that the educational environment has for the development of students with Down Syndrome, the acquisition of social skills the meaning of the world and of themselves, so that they can manage their collective lives autonomously and emancipated in their interpersonal relationships.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133053/2017-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omote, Sadao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lindolpho, David Marcos Perrenoud [UNESP]2019-05-07T20:29:51Z2019-05-07T20:29:51Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18195200091613933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:05:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181952Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:03:31.135178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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