Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206813 |
Resumo: | O presente ensaio versa sobre os encontros e seus afetos. Propõe-se aqui um diálogo entre os estudos da performance, as Geografias do Corpo e o ensino de Geografia. Entendendo o espaço geográfico como produto das relações entre corpos e contextos, acredita-se na necessidade de se explorar os encontros entre os corpos discente e docente em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as relações entre corpo e performance, passando por referenciais da Filosofia, das Artes, da Educação e da Geografia. Observou-se um recente crescimento nos estudos sobre o corpo dentro da ciência geográfica. Assumiu-se a impossibilidade de se sonegar e omitir a centralidade do corpo para este campo do conhecimento, inclusive em suas práticas escolares. Observou-se as possibilidades de se desenraizar dos conteúdos curriculares instituídos a partir da experiência através do corpo. Ao fim, traduziu-se os anseios em uma prática em sala de aula. A experiência de pesquisa e prática sugere que se assuma a performatividade do cotidiano, inclusive dentro da sala de aula. Se somos corpos em encontro, que se explore a potência disso tudo para, a partir do corpo, se entender e praticar o espaço. |
id |
UFRGS-2_91f2102a950330daa0ed14c7b4c0f6ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206813 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessler, Gustavo MonteiroDorfman, Adriana2020-03-17T04:11:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/206813001113603O presente ensaio versa sobre os encontros e seus afetos. Propõe-se aqui um diálogo entre os estudos da performance, as Geografias do Corpo e o ensino de Geografia. Entendendo o espaço geográfico como produto das relações entre corpos e contextos, acredita-se na necessidade de se explorar os encontros entre os corpos discente e docente em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as relações entre corpo e performance, passando por referenciais da Filosofia, das Artes, da Educação e da Geografia. Observou-se um recente crescimento nos estudos sobre o corpo dentro da ciência geográfica. Assumiu-se a impossibilidade de se sonegar e omitir a centralidade do corpo para este campo do conhecimento, inclusive em suas práticas escolares. Observou-se as possibilidades de se desenraizar dos conteúdos curriculares instituídos a partir da experiência através do corpo. Ao fim, traduziu-se os anseios em uma prática em sala de aula. A experiência de pesquisa e prática sugere que se assuma a performatividade do cotidiano, inclusive dentro da sala de aula. Se somos corpos em encontro, que se explore a potência disso tudo para, a partir do corpo, se entender e praticar o espaço.This essay discusses meetings and their affections. Through a dialogue between performance studies, body geographies and Geography teaching. Understanding the geographic space as a product of many bodies in relation, it's believed in the requirement of exploring the meetings between teachers and students bodies at school. To this end, a bibliographic review was carried out aiming at the relations between body and performance, passing by references of Philosophy, the Arts, Education and Geography. A recent growth in body studies within the geographic science area has been observed. It was assumed the impossibility of escaping and omitting the centrality of the body to this field of knowledge, including in its school practices. There were observed the possibilities of uprooting the instituted curricular contents from the experience through the body. In the end, the wishes evidenced were translated as a practical classroom experiment. Research and practice experience suggests that we should assume the performativity of the daily life, even within the classroom. If we are bodies in meetings, we should explore the potential of it all to, from the body, understand and practice the space.application/pdfporGeografia : EnsinoEspaço geográficoEnsino de geografiaCorpo humanoPerformanceBodyMeetingAffectionGeography teachingQue pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113603.pdf.txt001113603.pdf.txtExtracted Texttext/plain117922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206813/2/001113603.pdf.txt146d5ce7040e51d397fb5951c6cd10e1MD52ORIGINAL001113603.pdfTexto completoapplication/pdf2530118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206813/1/001113603.pdf59aa5e5c1ae69844289424a1bf2980b9MD5110183/2068132024-07-05 06:02:07.772822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-05T09:02:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
title |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
spellingShingle |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio Tessler, Gustavo Monteiro Geografia : Ensino Espaço geográfico Ensino de geografia Corpo humano Performance Body Meeting Affection Geography teaching |
title_short |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
title_full |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
title_fullStr |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
title_full_unstemmed |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
title_sort |
Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio |
author |
Tessler, Gustavo Monteiro |
author_facet |
Tessler, Gustavo Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tessler, Gustavo Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorfman, Adriana |
contributor_str_mv |
Dorfman, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Espaço geográfico Ensino de geografia Corpo humano Performance |
topic |
Geografia : Ensino Espaço geográfico Ensino de geografia Corpo humano Performance Body Meeting Affection Geography teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Body Meeting Affection Geography teaching |
description |
O presente ensaio versa sobre os encontros e seus afetos. Propõe-se aqui um diálogo entre os estudos da performance, as Geografias do Corpo e o ensino de Geografia. Entendendo o espaço geográfico como produto das relações entre corpos e contextos, acredita-se na necessidade de se explorar os encontros entre os corpos discente e docente em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as relações entre corpo e performance, passando por referenciais da Filosofia, das Artes, da Educação e da Geografia. Observou-se um recente crescimento nos estudos sobre o corpo dentro da ciência geográfica. Assumiu-se a impossibilidade de se sonegar e omitir a centralidade do corpo para este campo do conhecimento, inclusive em suas práticas escolares. Observou-se as possibilidades de se desenraizar dos conteúdos curriculares instituídos a partir da experiência através do corpo. Ao fim, traduziu-se os anseios em uma prática em sala de aula. A experiência de pesquisa e prática sugere que se assuma a performatividade do cotidiano, inclusive dentro da sala de aula. Se somos corpos em encontro, que se explore a potência disso tudo para, a partir do corpo, se entender e praticar o espaço. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-17T04:11:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206813 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206813 |
identifier_str_mv |
001113603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206813/2/001113603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206813/1/001113603.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
146d5ce7040e51d397fb5951c6cd10e1 59aa5e5c1ae69844289424a1bf2980b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447264156450816 |