Que pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessler, Gustavo Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206813
Resumo: O presente ensaio versa sobre os encontros e seus afetos. Propõe-se aqui um diálogo entre os estudos da performance, as Geografias do Corpo e o ensino de Geografia. Entendendo o espaço geográfico como produto das relações entre corpos e contextos, acredita-se na necessidade de se explorar os encontros entre os corpos discente e docente em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as relações entre corpo e performance, passando por referenciais da Filosofia, das Artes, da Educação e da Geografia. Observou-se um recente crescimento nos estudos sobre o corpo dentro da ciência geográfica. Assumiu-se a impossibilidade de se sonegar e omitir a centralidade do corpo para este campo do conhecimento, inclusive em suas práticas escolares. Observou-se as possibilidades de se desenraizar dos conteúdos curriculares instituídos a partir da experiência através do corpo. Ao fim, traduziu-se os anseios em uma prática em sala de aula. A experiência de pesquisa e prática sugere que se assuma a performatividade do cotidiano, inclusive dentro da sala de aula. Se somos corpos em encontro, que se explore a potência disso tudo para, a partir do corpo, se entender e praticar o espaço.
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