A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Renágila Soares da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios.
id UFCG_7a7e4eb9e27e3a85a7f01bdc2d7d47f1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21241
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes.Ensino de geografiaGeografia e músicaGeografia - metodologia do ensinoEnsino de geografia - cultura e tradiçãoGeography teachingGeography and musicGeography - teaching methodologyTeaching geography - culture and traditionMúsica e ensino de geografiaGeografia.O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios.This work aims to discuss the use of music as a toolmethodology in Geography classes, based on the assumption that music, due to its dynamic content, is of great value in helping this discipline. The geography teacher should always be aware of current world factors and events and seek new paths and/or methods that lead to the socio-intellectual development of their students and thus form more critical and capable citizens to act positively in humanity. The music through its lyrics and verses tells and/or expresses a cultural, social, ethical and ecclesiastical meaning of a people, a place and/or both when these are inserted in the same geographic space. Traveling throughout the history of music from its likely emergence in the ancient age to the present day, the aforementioned work will highlight music as a methodological tool not only to be used in geography classes, but for all other subjects in both phases. of basic education. As with music, several other tools can take up space in the classroom, helping to develop the teaching and education process. It is up to the teacher to choose the best method to be followed and thus work with more resources, which will facilitate their professional performance. Lastly,this work seeks to integrate music as a methodology for teaching geography in the classroom, analyzing two songs “supplica Cearense and the return of the white wing” by Luiz Gonzaga, which portray the life story of the people of the semiarid region of northeastern Brazil, at different times in their stories. However, neither music, nor any other auxiliary methodological tool, by itself, will be the salvation of a dynamic and fruitful class. It is necessary that the teacher is aware that to reach this goal, it is necessary to have an integration between what to teach and how to teach geography. This is the only way to obtain satisfactory results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438MELO , Marcelo Henrique Brandão de.MORAES, Henaldo Gomes.SILVA, Renágila Soares da.20152021-09-23T13:51:12Z2021-09-232021-09-23T13:51:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T14:08:45Zoai:localhost:riufcg/21241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T14:08:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes.
title A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
spellingShingle A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
SILVA, Renágila Soares da.
Ensino de geografia
Geografia e música
Geografia - metodologia do ensino
Ensino de geografia - cultura e tradição
Geography teaching
Geography and music
Geography - teaching methodology
Teaching geography - culture and tradition
Música e ensino de geografia
Geografia.
title_short A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
title_full A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
title_fullStr A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
title_full_unstemmed A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
title_sort A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
author SILVA, Renágila Soares da.
author_facet SILVA, Renágila Soares da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
SOUZA, M. A. P.
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438
MELO , Marcelo Henrique Brandão de.
MORAES, Henaldo Gomes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Renágila Soares da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia e música
Geografia - metodologia do ensino
Ensino de geografia - cultura e tradição
Geography teaching
Geography and music
Geography - teaching methodology
Teaching geography - culture and tradition
Música e ensino de geografia
Geografia.
topic Ensino de geografia
Geografia e música
Geografia - metodologia do ensino
Ensino de geografia - cultura e tradição
Geography teaching
Geography and music
Geography - teaching methodology
Teaching geography - culture and tradition
Música e ensino de geografia
Geografia.
description O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-09-23T13:51:12Z
2021-09-23
2021-09-23T13:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
identifier_str_mv SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744509613899776