A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios. |
id |
UFCG_7a7e4eb9e27e3a85a7f01bdc2d7d47f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21241 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes.Ensino de geografiaGeografia e músicaGeografia - metodologia do ensinoEnsino de geografia - cultura e tradiçãoGeography teachingGeography and musicGeography - teaching methodologyTeaching geography - culture and traditionMúsica e ensino de geografiaGeografia.O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios.This work aims to discuss the use of music as a toolmethodology in Geography classes, based on the assumption that music, due to its dynamic content, is of great value in helping this discipline. The geography teacher should always be aware of current world factors and events and seek new paths and/or methods that lead to the socio-intellectual development of their students and thus form more critical and capable citizens to act positively in humanity. The music through its lyrics and verses tells and/or expresses a cultural, social, ethical and ecclesiastical meaning of a people, a place and/or both when these are inserted in the same geographic space. Traveling throughout the history of music from its likely emergence in the ancient age to the present day, the aforementioned work will highlight music as a methodological tool not only to be used in geography classes, but for all other subjects in both phases. of basic education. As with music, several other tools can take up space in the classroom, helping to develop the teaching and education process. It is up to the teacher to choose the best method to be followed and thus work with more resources, which will facilitate their professional performance. Lastly,this work seeks to integrate music as a methodology for teaching geography in the classroom, analyzing two songs “supplica Cearense and the return of the white wing” by Luiz Gonzaga, which portray the life story of the people of the semiarid region of northeastern Brazil, at different times in their stories. However, neither music, nor any other auxiliary methodological tool, by itself, will be the salvation of a dynamic and fruitful class. It is necessary that the teacher is aware that to reach this goal, it is necessary to have an integration between what to teach and how to teach geography. This is the only way to obtain satisfactory results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438MELO , Marcelo Henrique Brandão de.MORAES, Henaldo Gomes.SILVA, Renágila Soares da.20152021-09-23T13:51:12Z2021-09-232021-09-23T13:51:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T14:08:45Zoai:localhost:riufcg/21241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T14:08:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes. |
title |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
spellingShingle |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. SILVA, Renágila Soares da. Ensino de geografia Geografia e música Geografia - metodologia do ensino Ensino de geografia - cultura e tradição Geography teaching Geography and music Geography - teaching methodology Teaching geography - culture and tradition Música e ensino de geografia Geografia. |
title_short |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
title_full |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
title_fullStr |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
title_full_unstemmed |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
title_sort |
A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. |
author |
SILVA, Renágila Soares da. |
author_facet |
SILVA, Renágila Soares da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. SOUZA, M. A. P. http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 MELO , Marcelo Henrique Brandão de. MORAES, Henaldo Gomes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Renágila Soares da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia e música Geografia - metodologia do ensino Ensino de geografia - cultura e tradição Geography teaching Geography and music Geography - teaching methodology Teaching geography - culture and tradition Música e ensino de geografia Geografia. |
topic |
Ensino de geografia Geografia e música Geografia - metodologia do ensino Ensino de geografia - cultura e tradição Geography teaching Geography and music Geography - teaching methodology Teaching geography - culture and tradition Música e ensino de geografia Geografia. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2021-09-23T13:51:12Z 2021-09-23 2021-09-23T13:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241 SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241 |
identifier_str_mv |
SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744509613899776 |