O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Rosane Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223704
Resumo: A pesquisa apresentada neste artigo se estruturou a partir do seguinte problema: como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras? Os objetivos foram: a) Compreender como se estabelece o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, nas LEDOC/UFRGS, a partir das vivências relatadas pelos egressos e egressas; b) Identificar vivências dos egressos e das egressas das LEDOC/UFRGS, desenvolvidas durante o curso, a partir das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.
id UFRGS-2_920c74c1128fd2e321618179b6fa56cf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223704
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalmolin, Antonio Marcos TeixeiraGarcia, Rosane Nunes2021-07-13T04:38:47Z20210102-4698http://hdl.handle.net/10183/223704001127346A pesquisa apresentada neste artigo se estruturou a partir do seguinte problema: como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras? Os objetivos foram: a) Compreender como se estabelece o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, nas LEDOC/UFRGS, a partir das vivências relatadas pelos egressos e egressas; b) Identificar vivências dos egressos e das egressas das LEDOC/UFRGS, desenvolvidas durante o curso, a partir das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.The research presented in this paper was structured around the following problem: how Rural Education dialogues with the Sciences of Natural, in teacher training in licentiate courses? The objectives were: a) Understand how the dialogue between Rural Education and Nature Sciences is established in LEDOC/UFRGS, based on the experiences reported by the graduates; b) Identify experiences of graduates of LEDOC/UFRGS, developed during the course, from the interviews conducted. The theoretical framework was composed of texts: related to Rural Education, marked out by the educator Paulo Freire and contribution by other authors. This was a qualitative case study that used semi-structured interviews as a research instrument. The research participants were the first graduates of the Licentiate’s in Rural Education - Natural Sciences, from the Federal University of Rio Grande do Sul. Discursive Textual Analysis (DTA) was used on the answers obtained from the interviews. The results were discussed based on four categories which are: the marks resulting from the training, pedagogy of alternation, training in Natural Sciences and interdisciplinarity. In response to the research problem, interdisciplinarity aimed at understanding the lived world, is the central element that articulates the dialogue between the Rural Education and the Sciences of the Nature, in the teachers training in the rural context.La investigación presentada en este artículo se estructuró en torno al siguiente problema: ¿cómo la Educación Rural dialoga con las Ciencias de la Naturaleza, en la formación del profesorado?. Los objetivos fueron: a) Comprender cómo se establece el diálogo entre Educación Rural y Ciencias de la Naturaleza en LEDOC / UFRGS, a partir de las experiencias reportadas por graduados; b) Identificar experiencias de egresados en LEDOC / UFRGS, desarrolladas durante el curso, a partir de las entrevistas realizadas. El marco teórico estuvo compuesto por: trabajos relacionados con la Educación Rural, obras de Paulo Freire y contribuciones de otros autores. La investigación fue cualitativa, del tipo estudio de caso y utilizó entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Los participantes de la investigación fueron los graduados de las primeras clases de las Licenciaturas en Educación Rural - Ciencias de la Naturaleza, de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. La técnica de análisis de las respuestas obtenidas en las entrevistas fue el Análisis Textual Discursivo. (ATD). Los resultados se discutieron en base a cuatro categorías que son: las marcas resultantes de la formación, alternancia, formación por área de conocimiento en ciencias naturales y Interdisciplinariedad. En respuesta al problema de investigación, la interdisciplinariedad dirigida a comprender el mundo experimentado, es el elemento central que articula el diálogo entre la Educación Rural y las Ciencias de la Naturaleza, en la formación de educadores en el contexto rural.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), 23 f., e20715Educação ruralInterdisciplinaridadeFormação de professoresRural EducationNatural SciencesInterdisciplinarityTeacher EducationDiscursive Textual AnalysisEducación RuralCiencias de la NaturalezaInterdisciplinariedadFormación del ProfesoradoAnálisis Textual DiscursivoO canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGSBirdsong licentiates in rural education in natural sciences of the UFRGS La canción del pájaros egresos de la educación rural en ciencias de la naturaleza de la UFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127346.pdf.txt001127346.pdf.txtExtracted Texttext/plain90312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223704/2/001127346.pdf.txtf413dafa783a5caa4955d46bb7c15a27MD52ORIGINAL001127346.pdfTexto completoapplication/pdf598589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223704/1/001127346.pdfbcea777ddc2bd05a6af7380b200d809fMD5110183/2237042021-08-18 04:35:23.782257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:35:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Birdsong licentiates in rural education in natural sciences of the UFRGS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La canción del pájaros egresos de la educación rural en ciencias de la naturaleza de la UFRGS
title O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
spellingShingle O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
Educação rural
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Rural Education
Natural Sciences
Interdisciplinarity
Teacher Education
Discursive Textual Analysis
Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Interdisciplinariedad
Formación del Profesorado
Análisis Textual Discursivo
title_short O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
title_full O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
title_fullStr O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
title_full_unstemmed O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
title_sort O canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGS
author Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
author_facet Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
Garcia, Rosane Nunes
author_role author
author2 Garcia, Rosane Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira
Garcia, Rosane Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Interdisciplinaridade
Formação de professores
topic Educação rural
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Rural Education
Natural Sciences
Interdisciplinarity
Teacher Education
Discursive Textual Analysis
Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Interdisciplinariedad
Formación del Profesorado
Análisis Textual Discursivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural Education
Natural Sciences
Interdisciplinarity
Teacher Education
Discursive Textual Analysis
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Interdisciplinariedad
Formación del Profesorado
Análisis Textual Discursivo
description A pesquisa apresentada neste artigo se estruturou a partir do seguinte problema: como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras? Os objetivos foram: a) Compreender como se estabelece o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, nas LEDOC/UFRGS, a partir das vivências relatadas pelos egressos e egressas; b) Identificar vivências dos egressos e das egressas das LEDOC/UFRGS, desenvolvidas durante o curso, a partir das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:38:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223704
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127346
identifier_str_mv 0102-4698
001127346
url http://hdl.handle.net/10183/223704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), 23 f., e20715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223704/2/001127346.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223704/1/001127346.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f413dafa783a5caa4955d46bb7c15a27
bcea777ddc2bd05a6af7380b200d809f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225024859799552