Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Goreti Farias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Maria Beatriz Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271186
Resumo: O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica.
id UFRGS-2_923902fde2b4482687778aed575d0d7d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Maria Goreti FariasSilva, Maria Beatriz Gomes da2024-01-30T04:41:00Z20221518-0743http://hdl.handle.net/10183/271186001195260O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica.The article aims to contribute to preserve the memory of a recent policy of institutional evaluation of basiceducation, in state school system of Rio Grande do Sul, through the analysis of abstracts of scientific productions (academics and articles in from 2012 to 2017. Part of the findings concerns the limitations inthe implementation of the policy, among them, the accumulation of activities of the subjects in schools,the time necessary to perform the diagnosis, the lack of assistance of the coordinators in relation to the schools of their jurisdiction and centralisation in policy formulation. On the otherhand, it was possible to identify advances in relation to the stimulation of the participation of the school community in the process of implementation of the policy. The mapping revealed that the theme is fertile field for the analysis of policy evolution and knowledge about in stitutional evaluation in basic education.El artículo tiene como objetivo contribuir a preservar la memoria de una política reciente de evaluación institucional de la educación básica, en la red estatal de educación de Rio Grande do Sul, atreves del análisis de resúmenes de producciones científica s (académicos y artículos en de 2012 a 2017. Parte de los hallazgos se refiere a las limitaciones en la aplicación de la política, entre ellas, la acumulación de actividades de las asignaturas en las escuelas, el tiempo necesario para realizar el diagnóstico, la falta de asistencia de los coordinadores en relación con las escuelas de su jurisdicción y la centralización en la formulación de políticas. Por otro lado, fue posible identificar los avances en relación con la estimulación de la participación de la comunidad escolar en el proceso de implementación de la política. El mapeo reveló que el tema es un campo fértil para el análisis de la evolución de las política s y el conocimiento sobre la evaluación institucional en la educación básica.application/pdfporLinguagens, educação e sociedade. Vol. 26, n.52 (2022), p. 396-425Avaliação institucionalEducação básicaEscolaInstitutional asessmentParticipatory assessmentBasic educationState system of participatory evaluationEvaluación institucionalEvaluación participativaEducación básicaSistema estadual de evaluación participativaSistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção CientíficaState system of participatory evaluation : panorama of scientific ProductionSistema estatal de evaluación participativa : panorama de la producción científicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195260.pdf.txt001195260.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/2/001195260.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195260.pdfTexto completoapplication/pdf6347716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/1/001195260.pdf81595055604057ae365a9c8c1ff1bb36MD5110183/2711862024-01-31 05:59:14.811372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T07:59:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv State system of participatory evaluation : panorama of scientific Production
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Sistema estatal de evaluación participativa : panorama de la producción científica
title Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
spellingShingle Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
Machado, Maria Goreti Farias
Avaliação institucional
Educação básica
Escola
Institutional asessment
Participatory assessment
Basic education
State system of participatory evaluation
Evaluación institucional
Evaluación participativa
Educación básica
Sistema estadual de evaluación participativa
title_short Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
title_full Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
title_fullStr Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
title_full_unstemmed Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
title_sort Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
author Machado, Maria Goreti Farias
author_facet Machado, Maria Goreti Farias
Silva, Maria Beatriz Gomes da
author_role author
author2 Silva, Maria Beatriz Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Goreti Farias
Silva, Maria Beatriz Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Educação básica
Escola
topic Avaliação institucional
Educação básica
Escola
Institutional asessment
Participatory assessment
Basic education
State system of participatory evaluation
Evaluación institucional
Evaluación participativa
Educación básica
Sistema estadual de evaluación participativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional asessment
Participatory assessment
Basic education
State system of participatory evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación institucional
Evaluación participativa
Educación básica
Sistema estadual de evaluación participativa
description O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T04:41:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271186
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-0743
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195260
identifier_str_mv 1518-0743
001195260
url http://hdl.handle.net/10183/271186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linguagens, educação e sociedade. Vol. 26, n.52 (2022), p. 396-425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/2/001195260.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/1/001195260.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
81595055604057ae365a9c8c1ff1bb36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110160408576