Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271186 |
Resumo: | O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica. |
id |
UFRGS-2_923902fde2b4482687778aed575d0d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Maria Goreti FariasSilva, Maria Beatriz Gomes da2024-01-30T04:41:00Z20221518-0743http://hdl.handle.net/10183/271186001195260O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica.The article aims to contribute to preserve the memory of a recent policy of institutional evaluation of basiceducation, in state school system of Rio Grande do Sul, through the analysis of abstracts of scientific productions (academics and articles in from 2012 to 2017. Part of the findings concerns the limitations inthe implementation of the policy, among them, the accumulation of activities of the subjects in schools,the time necessary to perform the diagnosis, the lack of assistance of the coordinators in relation to the schools of their jurisdiction and centralisation in policy formulation. On the otherhand, it was possible to identify advances in relation to the stimulation of the participation of the school community in the process of implementation of the policy. The mapping revealed that the theme is fertile field for the analysis of policy evolution and knowledge about in stitutional evaluation in basic education.El artículo tiene como objetivo contribuir a preservar la memoria de una política reciente de evaluación institucional de la educación básica, en la red estatal de educación de Rio Grande do Sul, atreves del análisis de resúmenes de producciones científica s (académicos y artículos en de 2012 a 2017. Parte de los hallazgos se refiere a las limitaciones en la aplicación de la política, entre ellas, la acumulación de actividades de las asignaturas en las escuelas, el tiempo necesario para realizar el diagnóstico, la falta de asistencia de los coordinadores en relación con las escuelas de su jurisdicción y la centralización en la formulación de políticas. Por otro lado, fue posible identificar los avances en relación con la estimulación de la participación de la comunidad escolar en el proceso de implementación de la política. El mapeo reveló que el tema es un campo fértil para el análisis de la evolución de las política s y el conocimiento sobre la evaluación institucional en la educación básica.application/pdfporLinguagens, educação e sociedade. Vol. 26, n.52 (2022), p. 396-425Avaliação institucionalEducação básicaEscolaInstitutional asessmentParticipatory assessmentBasic educationState system of participatory evaluationEvaluación institucionalEvaluación participativaEducación básicaSistema estadual de evaluación participativaSistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção CientíficaState system of participatory evaluation : panorama of scientific ProductionSistema estatal de evaluación participativa : panorama de la producción científicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195260.pdf.txt001195260.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/2/001195260.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195260.pdfTexto completoapplication/pdf6347716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/1/001195260.pdf81595055604057ae365a9c8c1ff1bb36MD5110183/2711862024-01-31 05:59:14.811372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T07:59:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
State system of participatory evaluation : panorama of scientific Production |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Sistema estatal de evaluación participativa : panorama de la producción científica |
title |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
spellingShingle |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica Machado, Maria Goreti Farias Avaliação institucional Educação básica Escola Institutional asessment Participatory assessment Basic education State system of participatory evaluation Evaluación institucional Evaluación participativa Educación básica Sistema estadual de evaluación participativa |
title_short |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
title_full |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
title_fullStr |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
title_full_unstemmed |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
title_sort |
Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica |
author |
Machado, Maria Goreti Farias |
author_facet |
Machado, Maria Goreti Farias Silva, Maria Beatriz Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Beatriz Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Goreti Farias Silva, Maria Beatriz Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Educação básica Escola |
topic |
Avaliação institucional Educação básica Escola Institutional asessment Participatory assessment Basic education State system of participatory evaluation Evaluación institucional Evaluación participativa Educación básica Sistema estadual de evaluación participativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional asessment Participatory assessment Basic education State system of participatory evaluation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Evaluación institucional Evaluación participativa Educación básica Sistema estadual de evaluación participativa |
description |
O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de 2012 a 2017. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento a cerca da avaliação institucional na educação básica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T04:41:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271186 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-0743 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195260 |
identifier_str_mv |
1518-0743 001195260 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagens, educação e sociedade. Vol. 26, n.52 (2022), p. 396-425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/2/001195260.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271186/1/001195260.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 81595055604057ae365a9c8c1ff1bb36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225110160408576 |