A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188755 |
Resumo: | O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais. |
id |
UFRGS-2_7d2ec06fed768becf7abb3f0f606aa52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188755 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Maria Goreti FariasSilva, Maria Beatriz Gomes da2019-02-14T02:32:34Z20180103-6831http://hdl.handle.net/10183/188755001084986O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.The article analyzes findings from a broader research on the institutional assessment process of a Regional Coordination Unit of Education. It aims to identify if changes occurred during and after the completion of the diagnostic evaluation implemented by the State System of Participatory Evaluation for the state schools of Rio Grande do Sul. The sources of analysis were the online institutional assessment database, observations during trainings for the implementation of the policy, and interviews with people responsible for preparing the diagnosis. The results have shown that the assessment system objectives, as well as the dynamics involved in its completion, were observed and maintained, generating knowledge and learning able to qualify institutional practices.El artículo es un recorte de investigación y analiza el proceso de evaluación institucional en una Coordinadora Regional de Educación, buscando identificar la ocurrencia –o no–, de cambios durante y después de realizarse la evaluación diagnóstica instituida por el Sistema Estadual de Evaluación Participativa, para la red estadual de enseñanza del estado de Rio Grande do Sul. Las fuentes de los análisis fueron el banco de datos del sistema on-line de la evaluación institucional, observación en formaciones realizadas para implementar la política y entrevista con los responsables por la elaboración del diagnóstico. Se puede afirmar que, en la instancia analizada, los objetivos del sistema de evaluación y la dinámica prevista para su realización se observaron y mantuvieron, generando conocimientos y aprendizajes con potencial para cualificar las prácticas institucionales.application/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 29, n. 72 (set./dez. 2018), p. 654-682Avaliação institucionalAvaliação da educaçãoInstitutional assessmentRegional coodiantion unit of educationPsrticipationState system of participatory evaluationEvaluación institucionalCoordinadora regional de educaciónParticipaciónSistema estadual de evaluación participativaA avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educaçãoLa evaluación institucional en una coordinadora regional de educación Institutional assessment of a regional coordination unit of education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084986.pdf.txt001084986.pdf.txtExtracted Texttext/plain64518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/2/001084986.pdf.txtded3c89b49c7d6739af460c452f413edMD52ORIGINAL001084986.pdfTexto completoapplication/pdf161324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/1/001084986.pdf120c01b0c783599afa978ea0a99e59f7MD5110183/1887552019-02-15 02:33:34.546602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-15T04:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La evaluación institucional en una coordinadora regional de educación |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Institutional assessment of a regional coordination unit of education |
title |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
spellingShingle |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação Machado, Maria Goreti Farias Avaliação institucional Avaliação da educação Institutional assessment Regional coodiantion unit of education Psrticipation State system of participatory evaluation Evaluación institucional Coordinadora regional de educación Participación Sistema estadual de evaluación participativa |
title_short |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
title_full |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
title_fullStr |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
title_full_unstemmed |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
title_sort |
A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação |
author |
Machado, Maria Goreti Farias |
author_facet |
Machado, Maria Goreti Farias Silva, Maria Beatriz Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Beatriz Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Goreti Farias Silva, Maria Beatriz Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Avaliação da educação |
topic |
Avaliação institucional Avaliação da educação Institutional assessment Regional coodiantion unit of education Psrticipation State system of participatory evaluation Evaluación institucional Coordinadora regional de educación Participación Sistema estadual de evaluación participativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional assessment Regional coodiantion unit of education Psrticipation State system of participatory evaluation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Evaluación institucional Coordinadora regional de educación Participación Sistema estadual de evaluación participativa |
description |
O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-14T02:32:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188755 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6831 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001084986 |
identifier_str_mv |
0103-6831 001084986 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 29, n. 72 (set./dez. 2018), p. 654-682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/2/001084986.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/1/001084986.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ded3c89b49c7d6739af460c452f413ed 120c01b0c783599afa978ea0a99e59f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224962641494016 |