A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Goreti Farias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria Beatriz Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188755
Resumo: O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.
id UFRGS-2_7d2ec06fed768becf7abb3f0f606aa52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188755
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Maria Goreti FariasSilva, Maria Beatriz Gomes da2019-02-14T02:32:34Z20180103-6831http://hdl.handle.net/10183/188755001084986O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.The article analyzes findings from a broader research on the institutional assessment process of a Regional Coordination Unit of Education. It aims to identify if changes occurred during and after the completion of the diagnostic evaluation implemented by the State System of Participatory Evaluation for the state schools of Rio Grande do Sul. The sources of analysis were the online institutional assessment database, observations during trainings for the implementation of the policy, and interviews with people responsible for preparing the diagnosis. The results have shown that the assessment system objectives, as well as the dynamics involved in its completion, were observed and maintained, generating knowledge and learning able to qualify institutional practices.El artículo es un recorte de investigación y analiza el proceso de evaluación institucional en una Coordinadora Regional de Educación, buscando identificar la ocurrencia –o no–, de cambios durante y después de realizarse la evaluación diagnóstica instituida por el Sistema Estadual de Evaluación Participativa, para la red estadual de enseñanza del estado de Rio Grande do Sul. Las fuentes de los análisis fueron el banco de datos del sistema on-line de la evaluación institucional, observación en formaciones realizadas para implementar la política y entrevista con los responsables por la elaboración del diagnóstico. Se puede afirmar que, en la instancia analizada, los objetivos del sistema de evaluación y la dinámica prevista para su realización se observaron y mantuvieron, generando conocimientos y aprendizajes con potencial para cualificar las prácticas institucionales.application/pdfporEstudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 29, n. 72 (set./dez. 2018), p. 654-682Avaliação institucionalAvaliação da educaçãoInstitutional assessmentRegional coodiantion unit of educationPsrticipationState system of participatory evaluationEvaluación institucionalCoordinadora regional de educaciónParticipaciónSistema estadual de evaluación participativaA avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educaçãoLa evaluación institucional en una coordinadora regional de educación Institutional assessment of a regional coordination unit of education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084986.pdf.txt001084986.pdf.txtExtracted Texttext/plain64518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/2/001084986.pdf.txtded3c89b49c7d6739af460c452f413edMD52ORIGINAL001084986.pdfTexto completoapplication/pdf161324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/1/001084986.pdf120c01b0c783599afa978ea0a99e59f7MD5110183/1887552019-02-15 02:33:34.546602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188755Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-15T04:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La evaluación institucional en una coordinadora regional de educación
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Institutional assessment of a regional coordination unit of education
title A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
spellingShingle A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
Machado, Maria Goreti Farias
Avaliação institucional
Avaliação da educação
Institutional assessment
Regional coodiantion unit of education
Psrticipation
State system of participatory evaluation
Evaluación institucional
Coordinadora regional de educación
Participación
Sistema estadual de evaluación participativa
title_short A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
title_full A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
title_fullStr A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
title_full_unstemmed A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
title_sort A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
author Machado, Maria Goreti Farias
author_facet Machado, Maria Goreti Farias
Silva, Maria Beatriz Gomes da
author_role author
author2 Silva, Maria Beatriz Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Goreti Farias
Silva, Maria Beatriz Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Avaliação da educação
topic Avaliação institucional
Avaliação da educação
Institutional assessment
Regional coodiantion unit of education
Psrticipation
State system of participatory evaluation
Evaluación institucional
Coordinadora regional de educación
Participación
Sistema estadual de evaluación participativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional assessment
Regional coodiantion unit of education
Psrticipation
State system of participatory evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación institucional
Coordinadora regional de educación
Participación
Sistema estadual de evaluación participativa
description O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T02:32:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188755
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084986
identifier_str_mv 0103-6831
001084986
url http://hdl.handle.net/10183/188755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos em avaliação educacional. São Paulo, SP. Vol. 29, n. 72 (set./dez. 2018), p. 654-682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/2/001084986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188755/1/001084986.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ded3c89b49c7d6739af460c452f413ed
120c01b0c783599afa978ea0a99e59f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962641494016