Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karnopp, Lodenir Becker
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pokorski, Juliana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148019
Resumo: Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.
id UFRGS-2_9242531aa85c22c491eed221fba43af7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148019
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Karnopp, Lodenir BeckerPokorski, Juliana de Oliveira2016-09-13T02:14:07Z20150102-6801http://hdl.handle.net/10183/148019001000625Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in narratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: production of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.application/pdfporEducação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 29, nesp (2015), p.Estudos culturaisCultura surdaSurdoEducaçãoDeaf studiesCultural studies in educationDeaf cultureRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000625.pdf001000625.pdfTexto completoapplication/pdf2681059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/1/001000625.pdf62039f719b556e125d9b06d88a8dbbbaMD51TEXT001000625.pdf.txt001000625.pdf.txtExtracted Texttext/plain43795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/2/001000625.pdf.txtc9d9715d6280c0038e7e475195a9ada2MD52THUMBNAIL001000625.pdf.jpg001000625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/3/001000625.pdf.jpgc4c6d8dd904727a2115e0d32b9a638beMD5310183/1480192018-10-29 08:50:38.851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
spellingShingle Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
Karnopp, Lodenir Becker
Estudos culturais
Cultura surda
Surdo
Educação
Deaf studies
Cultural studies in education
Deaf culture
title_short Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_full Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_fullStr Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_full_unstemmed Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
title_sort Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
author Karnopp, Lodenir Becker
author_facet Karnopp, Lodenir Becker
Pokorski, Juliana de Oliveira
author_role author
author2 Pokorski, Juliana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
Pokorski, Juliana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Cultura surda
Surdo
Educação
topic Estudos culturais
Cultura surda
Surdo
Educação
Deaf studies
Cultural studies in education
Deaf culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf studies
Cultural studies in education
Deaf culture
description Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-13T02:14:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148019
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6801
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000625
identifier_str_mv 0102-6801
001000625
url http://hdl.handle.net/10183/148019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 29, nesp (2015), p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/1/001000625.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/2/001000625.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/3/001000625.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62039f719b556e125d9b06d88a8dbbba
c9d9715d6280c0038e7e475195a9ada2
c4c6d8dd904727a2115e0d32b9a638be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447622085771264