Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148019 |
Resumo: | Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença. |
id |
UFRGS-2_9242531aa85c22c491eed221fba43af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148019 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Karnopp, Lodenir BeckerPokorski, Juliana de Oliveira2016-09-13T02:14:07Z20150102-6801http://hdl.handle.net/10183/148019001000625Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.This paper investigates representations of manners of being deaf, circulating in narratives produced in Brazilian Sign Language (Libras), by academics of the Course Letters-Libras, from classes started in 2008. This study is linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, which problematize the power relations involved in the construction of cultural meanings. Thus, the videos produced by these academics are understood as cultural artifacts, which are constituted as a cultural resource in a territory and claims of cultural codes negotiations. Based on research by one of the authors of this article, entitled Representations in the Deaf Literature: production of the deaf difference in Languages-Libras Course (POKORSKI, 2014), this article examines manners of being deaf, present in nine (9) narratives that analyze deaf experiences. Finally, the representations show cultural practices historically exclusionary; however, emphasize the sign language and the deaf community as recovery marks of their difference.application/pdfporEducação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 29, nesp (2015), p.Estudos culturaisCultura surdaSurdoEducaçãoDeaf studiesCultural studies in educationDeaf cultureRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000625.pdf001000625.pdfTexto completoapplication/pdf2681059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/1/001000625.pdf62039f719b556e125d9b06d88a8dbbbaMD51TEXT001000625.pdf.txt001000625.pdf.txtExtracted Texttext/plain43795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/2/001000625.pdf.txtc9d9715d6280c0038e7e475195a9ada2MD52THUMBNAIL001000625.pdf.jpg001000625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/3/001000625.pdf.jpgc4c6d8dd904727a2115e0d32b9a638beMD5310183/1480192018-10-29 08:50:38.851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
title |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
spellingShingle |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo Karnopp, Lodenir Becker Estudos culturais Cultura surda Surdo Educação Deaf studies Cultural studies in education Deaf culture |
title_short |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
title_full |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
title_fullStr |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
title_full_unstemmed |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
title_sort |
Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo |
author |
Karnopp, Lodenir Becker |
author_facet |
Karnopp, Lodenir Becker Pokorski, Juliana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pokorski, Juliana de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker Pokorski, Juliana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Cultura surda Surdo Educação |
topic |
Estudos culturais Cultura surda Surdo Educação Deaf studies Cultural studies in education Deaf culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf studies Cultural studies in education Deaf culture |
description |
Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-13T02:14:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148019 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6801 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000625 |
identifier_str_mv |
0102-6801 001000625 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 29, nesp (2015), p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/1/001000625.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/2/001000625.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148019/3/001000625.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62039f719b556e125d9b06d88a8dbbba c9d9715d6280c0038e7e475195a9ada2 c4c6d8dd904727a2115e0d32b9a638be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447622085771264 |