Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29282 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa com caráter narrativo autobiográfico, realizada no Recanto Infantil Carrossel de Porto Alegre, objetiva facilitar o conhecimento dos processos de formação docente e defender com mais objetividade os mecanismos construtores da prática e do ensino de artes na Ed. Infantil. Refletir não apenas sobre o instrumento da própria história, mas sobre as aprendizagens decorrentes das ações em razão de cenas, registros e relatos durante os últimos anos na prática em sala de aula. A partir das analises de experiências pessoais da docência relacionadas às artes, pretendo fornecer informações que contribuam para reflexões sobre o trabalho pedagógico com artes na educação infantil enfatizando representações de gênero, estereótipos culturais, juízo estético e necessidade de figuração. Com o apoio dos estudos de Fernando Hernández e Howard Gardner penso a cultura visual e os modos de representação infantil. |
id |
UFRGS-2_92524704c613ff9cc3bbbf592992324e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29282 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gorsky, Marina de SouzaZordan, Paola2011-06-01T06:00:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/29282000776463Esta pesquisa qualitativa com caráter narrativo autobiográfico, realizada no Recanto Infantil Carrossel de Porto Alegre, objetiva facilitar o conhecimento dos processos de formação docente e defender com mais objetividade os mecanismos construtores da prática e do ensino de artes na Ed. Infantil. Refletir não apenas sobre o instrumento da própria história, mas sobre as aprendizagens decorrentes das ações em razão de cenas, registros e relatos durante os últimos anos na prática em sala de aula. A partir das analises de experiências pessoais da docência relacionadas às artes, pretendo fornecer informações que contribuam para reflexões sobre o trabalho pedagógico com artes na educação infantil enfatizando representações de gênero, estereótipos culturais, juízo estético e necessidade de figuração. Com o apoio dos estudos de Fernando Hernández e Howard Gardner penso a cultura visual e os modos de representação infantil.application/pdfporEducação infantilProfessorProcesso criativoCriançaAtividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776463.pdf000776463.pdfTexto completoapplication/pdf2044470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/1/000776463.pdf8adc9e949fe532f616356048700c54b6MD51TEXT000776463.pdf.txt000776463.pdf.txtExtracted Texttext/plain53197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/2/000776463.pdf.txt938095fa989215dc82842979df8c2d73MD52THUMBNAIL000776463.pdf.jpg000776463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/3/000776463.pdf.jpg8d401beb64bf7737ce5bf88a992c74a1MD5310183/292822018-10-18 08:42:17.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:42:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
title |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
spellingShingle |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora Gorsky, Marina de Souza Educação infantil Professor Processo criativo Criança |
title_short |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
title_full |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
title_fullStr |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
title_full_unstemmed |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
title_sort |
Atividades e artes na educação infantil : inquietações de uma professora |
author |
Gorsky, Marina de Souza |
author_facet |
Gorsky, Marina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gorsky, Marina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zordan, Paola |
contributor_str_mv |
Zordan, Paola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Professor Processo criativo Criança |
topic |
Educação infantil Professor Processo criativo Criança |
description |
Esta pesquisa qualitativa com caráter narrativo autobiográfico, realizada no Recanto Infantil Carrossel de Porto Alegre, objetiva facilitar o conhecimento dos processos de formação docente e defender com mais objetividade os mecanismos construtores da prática e do ensino de artes na Ed. Infantil. Refletir não apenas sobre o instrumento da própria história, mas sobre as aprendizagens decorrentes das ações em razão de cenas, registros e relatos durante os últimos anos na prática em sala de aula. A partir das analises de experiências pessoais da docência relacionadas às artes, pretendo fornecer informações que contribuam para reflexões sobre o trabalho pedagógico com artes na educação infantil enfatizando representações de gênero, estereótipos culturais, juízo estético e necessidade de figuração. Com o apoio dos estudos de Fernando Hernández e Howard Gardner penso a cultura visual e os modos de representação infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-01T06:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29282 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29282 |
identifier_str_mv |
000776463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/1/000776463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/2/000776463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29282/3/000776463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8adc9e949fe532f616356048700c54b6 938095fa989215dc82842979df8c2d73 8d401beb64bf7737ce5bf88a992c74a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409205178368 |