Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118117 |
Resumo: | As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina. |
id |
UFRGS-2_92566510ae3b6df1e230d585503d3356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118117 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Maria Geralda GomesBoery, Rita Narriman Silva de Oliveira2015-06-24T02:00:58Z19940034-7167http://hdl.handle.net/10183/118117000121854As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina.The authors report a practical experience Which took place with the students of the discipline Introduction to Nursing, about the use of music, drama, Tv news and bills to express their Nursing Conceptions. Through a commemorative practical activity of Nurses' Day, the authors tried to know student's representations concerning the practice and role ofthe nurse. Such an activity enabled us to reelaborate theoretical concepts worked in the classroom and constituted itself a space to think about the data suggested by the images produced by the sudents team. The multiple dimension of professional practice focused in sudents representations, provived ground to rethink the strategies of the teachig - learning process in the discipline.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Rio de Janeiro. Vol. 47, n. 1 (jan./mar. 1994), p. 61-66Estudantes de enfermagemPapel do profissional de enfermagemRepresentações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000121854.pdf000121854.pdfTexto completoapplication/pdf4648865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/1/000121854.pdff687f5554b2f0d27e4b79f10dbdc7b91MD51TEXT000121854.pdf.txt000121854.pdf.txtExtracted Texttext/plain24242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/2/000121854.pdf.txtda7866a2a7d35894b5575ceb2b5af6b8MD52THUMBNAIL000121854.pdf.jpg000121854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/3/000121854.pdf.jpge3a4e9c1fc692b5f35e7d93ea97371c7MD5310183/1181172018-10-19 09:58:49.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118117Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-19T12:58:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
title |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
spellingShingle |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência Aguiar, Maria Geralda Gomes Estudantes de enfermagem Papel do profissional de enfermagem |
title_short |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
title_full |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
title_fullStr |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
title_sort |
Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência |
author |
Aguiar, Maria Geralda Gomes |
author_facet |
Aguiar, Maria Geralda Gomes Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Geralda Gomes Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Papel do profissional de enfermagem |
topic |
Estudantes de enfermagem Papel do profissional de enfermagem |
description |
As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina. |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-24T02:00:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118117 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000121854 |
identifier_str_mv |
0034-7167 000121854 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Rio de Janeiro. Vol. 47, n. 1 (jan./mar. 1994), p. 61-66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/1/000121854.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/2/000121854.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/3/000121854.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f687f5554b2f0d27e4b79f10dbdc7b91 da7866a2a7d35894b5575ceb2b5af6b8 e3a4e9c1fc692b5f35e7d93ea97371c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724957161947136 |