Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188828 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida sobre o primeiro curso de graduação de Licenciatura em Letras/Libras, na modalidade de Educação a Distância. O objetivo foi analisar as experiências dos alunos surdos nos aspectos da mediação da aprendizagem, a partir do referencial de Vygotsky e de considerações sobre a acessibilidade para atendimento das necessidades da comunidade surda num ambiente EaD. Os dados foram coletados, via questionário, em duas turmas de alunos. Os resultados apontam para a necessidade de maior adequação de aspectos sobre a acessibilidade das ferramentas e dos materiais utilizados para surdos, bem como pontuam necessidades no processo de mediação de professores/tutores, para o atendimento às necessidades desses alunos. |
id |
UFRGS-2_92925a52585fb3970776c1d19c57457d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188828 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goes, Camila Guedes GuerraSantarosa, Lucila Maria Costi2019-02-15T02:34:04Z20171516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/188828001084395Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida sobre o primeiro curso de graduação de Licenciatura em Letras/Libras, na modalidade de Educação a Distância. O objetivo foi analisar as experiências dos alunos surdos nos aspectos da mediação da aprendizagem, a partir do referencial de Vygotsky e de considerações sobre a acessibilidade para atendimento das necessidades da comunidade surda num ambiente EaD. Os dados foram coletados, via questionário, em duas turmas de alunos. Os resultados apontam para a necessidade de maior adequação de aspectos sobre a acessibilidade das ferramentas e dos materiais utilizados para surdos, bem como pontuam necessidades no processo de mediação de professores/tutores, para o atendimento às necessidades desses alunos.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (nov. 2017), p. 87-102Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Ensino a distânciaAcessibilidadeAmbiente virtual de aprendizagemAcessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084395.pdf.txt001084395.pdf.txtExtracted Texttext/plain37712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188828/2/001084395.pdf.txt811fe378e07c7a8d0ae00cd634c71e83MD52ORIGINAL001084395.pdfTexto completoapplication/pdf199067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188828/1/001084395.pdf99827cea8bc8dc03d8462efa37b8e839MD5110183/1888282023-06-25 03:46:04.580001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:46:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
title |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul Goes, Camila Guedes Guerra Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino a distância Acessibilidade Ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
title_full |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul |
author |
Goes, Camila Guedes Guerra |
author_facet |
Goes, Camila Guedes Guerra Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Camila Guedes Guerra Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino a distância Acessibilidade Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Ensino a distância Acessibilidade Ambiente virtual de aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida sobre o primeiro curso de graduação de Licenciatura em Letras/Libras, na modalidade de Educação a Distância. O objetivo foi analisar as experiências dos alunos surdos nos aspectos da mediação da aprendizagem, a partir do referencial de Vygotsky e de considerações sobre a acessibilidade para atendimento das necessidades da comunidade surda num ambiente EaD. Os dados foram coletados, via questionário, em duas turmas de alunos. Os resultados apontam para a necessidade de maior adequação de aspectos sobre a acessibilidade das ferramentas e dos materiais utilizados para surdos, bem como pontuam necessidades no processo de mediação de professores/tutores, para o atendimento às necessidades desses alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-15T02:34:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188828 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001084395 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001084395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (nov. 2017), p. 87-102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188828/2/001084395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188828/1/001084395.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
811fe378e07c7a8d0ae00cd634c71e83 99827cea8bc8dc03d8462efa37b8e839 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224963258056704 |