Análise da evolução da taxa de crescimento do setor de franquias no Brasil e de seus segmentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlio César de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232621
Resumo: O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento real do mercado de franquias no Brasil entre 2005 e 2019, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais cresceram em 2019. Para atingir o objetivo proposto, avalia-se a taxa de variação do faturamento total anual do setor nesse intervalo de tempo, e a taxa de variação do faturamento anual dos segmentos desse setor no ano de 2019 em relação a 2018. O estudo concluiu que o mercado de franquias apresentou crescimento positivo em todos os anos, evidenciando, no entanto, dois períodos temporais distintos: entre 2005 e 2012 as taxas de crescimento foram mais altas, entre um e dois dígitos, e oscilatórias; enquanto entre 2013 e 2019 as taxas de crescimento foram muito menores e algumas inferiores a um dígito. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2019, em ordem de grandeza, foram Comunicação, Informática e Eletrônicos; Casa e Construção e Serviços e Outros Negócios. No entanto, esses segmentos não corresponderam às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.
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