O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, João Pedro Castro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217291
Resumo: Neste trabalho apresento uma reflexão teórico-prática a partir da minha experiência vivenciada durante o processo de graduação no curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que inclui o planejamento e a atividade em aulas na escola pública. Objetiva-se pensar sobre as aulas de arte-teatro, e seus possíveis caminhos dentro da educação pública no Brasil, tomando-se como base, além de referências teóricas, um projeto desenvolvido com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante o primeiro semestre de 2019, em São Paulo, nas aulas curriculares de arte-teatro. O projeto que desenvolvi na escola é embasado por jogos teatrais principalmente, tendo como fundamentos teóricos o Sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e principais referências Ingrid Koudela, Flávio Desgranges e Pedro Haddad Martins.
id UNSP_faa102b90d8f169734ac16ad52b484f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217291
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professorTeaching art and theater by a formation artist: views on being a teacherTeatroArte-teatroJogos teatraisPedagogia teatralNeste trabalho apresento uma reflexão teórico-prática a partir da minha experiência vivenciada durante o processo de graduação no curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que inclui o planejamento e a atividade em aulas na escola pública. Objetiva-se pensar sobre as aulas de arte-teatro, e seus possíveis caminhos dentro da educação pública no Brasil, tomando-se como base, além de referências teóricas, um projeto desenvolvido com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante o primeiro semestre de 2019, em São Paulo, nas aulas curriculares de arte-teatro. O projeto que desenvolvi na escola é embasado por jogos teatrais principalmente, tendo como fundamentos teóricos o Sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e principais referências Ingrid Koudela, Flávio Desgranges e Pedro Haddad Martins.I present in this work a theoreticalpractical reflection from the experience lived during my graduation process in the Licentiate of ArtTheatre course at UNESP, in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), which includes planning and teaching activity in public school. The objective is to think about arttheater classes, and their possible paths within public education in Brazil , based on, in addition to theoretical references, a project developed with students from the fourth year of elementary school, first semester of 2019, in São Paulo , in the curricular art classes. The project developed by the author at the school itheater s mainly based on theatrical games, having as theoretical foundations the Spolin games system by Viola Spolin and main references Ingrid Koudela, Flávio Desgranges and Pedro Haddad Martins.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luz, João Pedro Castro da2022-03-21T14:05:04Z2022-03-21T14:05:04Z2022-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:35:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217291Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:35:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
Teaching art and theater by a formation artist: views on being a teacher
title O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
spellingShingle O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
Luz, João Pedro Castro da
Teatro
Arte-teatro
Jogos teatrais
Pedagogia teatral
title_short O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
title_full O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
title_fullStr O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
title_full_unstemmed O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
title_sort O ensino de arte-teatro por um artista em formação: olhares sobre ser professor
author Luz, João Pedro Castro da
author_facet Luz, João Pedro Castro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Pedro Haddad [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, João Pedro Castro da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Arte-teatro
Jogos teatrais
Pedagogia teatral
topic Teatro
Arte-teatro
Jogos teatrais
Pedagogia teatral
description Neste trabalho apresento uma reflexão teórico-prática a partir da minha experiência vivenciada durante o processo de graduação no curso de Licenciatura em Arte-Teatro da UNESP, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que inclui o planejamento e a atividade em aulas na escola pública. Objetiva-se pensar sobre as aulas de arte-teatro, e seus possíveis caminhos dentro da educação pública no Brasil, tomando-se como base, além de referências teóricas, um projeto desenvolvido com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante o primeiro semestre de 2019, em São Paulo, nas aulas curriculares de arte-teatro. O projeto que desenvolvi na escola é embasado por jogos teatrais principalmente, tendo como fundamentos teóricos o Sistema de jogos teatrais de Viola Spolin e principais referências Ingrid Koudela, Flávio Desgranges e Pedro Haddad Martins.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T14:05:04Z
2022-03-21T14:05:04Z
2022-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217291
url http://hdl.handle.net/11449/217291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650345342074880