“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267411 |
Resumo: | Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização. |
id |
UFRGS-2_92b4388e60127c26285fba5d18fa0461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267411 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Filipe Campello daQuintero, Pablo2023-11-21T03:32:35Z2023http://hdl.handle.net/10183/267411001187163Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização.application/pdfporCondições de trabalhoDocentesEducaçãoPlataformas de ensinoUberização do trabalhoNeoliberalismo“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187163.pdf.txt001187163.pdf.txtExtracted Texttext/plain219919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/2/001187163.pdf.txte38b8b8041fc5e445f89e5eae95df09dMD52ORIGINAL001187163.pdfTexto completoapplication/pdf922161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/1/001187163.pdffaa1094454afd9d5dae9a0c131c76bf5MD5110183/2674112023-11-22 04:30:57.052848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T06:30:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
title |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
spellingShingle |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil Rosa, Filipe Campello da Condições de trabalho Docentes Educação Plataformas de ensino Uberização do trabalho Neoliberalismo |
title_short |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
title_full |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
title_fullStr |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
title_full_unstemmed |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
title_sort |
“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil |
author |
Rosa, Filipe Campello da |
author_facet |
Rosa, Filipe Campello da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Filipe Campello da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Quintero, Pablo |
contributor_str_mv |
Quintero, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Condições de trabalho Docentes Educação Plataformas de ensino Uberização do trabalho Neoliberalismo |
topic |
Condições de trabalho Docentes Educação Plataformas de ensino Uberização do trabalho Neoliberalismo |
description |
Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-21T03:32:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267411 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001187163 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267411 |
identifier_str_mv |
001187163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/2/001187163.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/1/001187163.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e38b8b8041fc5e445f89e5eae95df09d faa1094454afd9d5dae9a0c131c76bf5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224670387634176 |