“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Filipe Campello da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267411
Resumo: Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização.
id UFRGS-2_92b4388e60127c26285fba5d18fa0461
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267411
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Filipe Campello daQuintero, Pablo2023-11-21T03:32:35Z2023http://hdl.handle.net/10183/267411001187163Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização.application/pdfporCondições de trabalhoDocentesEducaçãoPlataformas de ensinoUberização do trabalhoNeoliberalismo“A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187163.pdf.txt001187163.pdf.txtExtracted Texttext/plain219919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/2/001187163.pdf.txte38b8b8041fc5e445f89e5eae95df09dMD52ORIGINAL001187163.pdfTexto completoapplication/pdf922161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/1/001187163.pdffaa1094454afd9d5dae9a0c131c76bf5MD5110183/2674112023-11-22 04:30:57.052848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267411Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T06:30:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
title “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
spellingShingle “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
Rosa, Filipe Campello da
Condições de trabalho
Docentes
Educação
Plataformas de ensino
Uberização do trabalho
Neoliberalismo
title_short “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
title_full “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
title_fullStr “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
title_full_unstemmed “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
title_sort “A uberização vai chegar em você” : condições de trabalho dos profissionais da educação nas plataformas de aula particular no Brasil
author Rosa, Filipe Campello da
author_facet Rosa, Filipe Campello da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Filipe Campello da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quintero, Pablo
contributor_str_mv Quintero, Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv Condições de trabalho
Docentes
Educação
Plataformas de ensino
Uberização do trabalho
Neoliberalismo
topic Condições de trabalho
Docentes
Educação
Plataformas de ensino
Uberização do trabalho
Neoliberalismo
description Esta pesquisa se insere nos estudos sobre condições de trabalho docente e uberização do trabalho. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores e professoras que lecionam em plataformas de aula particular no Brasil, contribuir para a identificação do perfil sócio-profissional destes docentes e, por fim, propor um terceiro caminho de definição das categorias “flexibilização”, “uberização” e “plataformização”. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam em plataformas de aula particular, buscando compreender se o surgimento destas plataformas produziu neste universo de ensino um aumento da informalidade e da precarização.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-21T03:32:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267411
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187163
url http://hdl.handle.net/10183/267411
identifier_str_mv 001187163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/2/001187163.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267411/1/001187163.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e38b8b8041fc5e445f89e5eae95df09d
faa1094454afd9d5dae9a0c131c76bf5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670387634176