A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Silvia Meirelles
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20627
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.
id UFRGS-2_92b4580935a2fa3e8bf8f0d4eb981dbf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Silvia MeirellesBehar, Patrícia Alejandra2010-04-16T09:15:57Z20070104-4060http://hdl.handle.net/10183/20627000646032Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.This article presents an experience with children in relation to the collectivity, in which the effects of the exchanges was accompanied among the subjects.Based on this, it is presented an investigation about the interindividual interaction process and the meaning production in a virtual learning environments, aiming the knowledge construction. Therefore, it was used the CRIANET software platform and the ETC’s Collective Text Publisher as digital supports for the constitution of directed virtual environments to the collective and the learning process. The reading of that process contributed to the understanding of the infantile public insert in the Internet, consolidating it while a way of communication that benefice the tranverse and the reciprocity.application/pdfporEducar em revista. N. 29 (2007), p. 173-189.Ambiente virtualAmbiente de aprendizagemCriançaVirtual environmentsInteractionKnowledge constructionA construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagemThe collective construction with children in virtual learning environments info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646032.pdf000646032.pdfTexto completoapplication/pdf210333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/1/000646032.pdf51812bd9a3908711aa3d658fe5d3387eMD51TEXT000646032.pdf.txt000646032.pdf.txtExtracted Texttext/plain41973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/2/000646032.pdf.txt19b48ffe32bcd32e415200e8313117feMD52THUMBNAIL000646032.pdf.jpg000646032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/3/000646032.pdf.jpg6b8508861753c0d3c8549186d96878e2MD5310183/206272021-11-20 06:13:45.53311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The collective construction with children in virtual learning environments
title A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
Leite, Silvia Meirelles
Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Criança
Virtual environments
Interaction
Knowledge construction
title_short A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
author Leite, Silvia Meirelles
author_facet Leite, Silvia Meirelles
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Silvia Meirelles
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Criança
topic Ambiente virtual
Ambiente de aprendizagem
Criança
Virtual environments
Interaction
Knowledge construction
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual environments
Interaction
Knowledge construction
description Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:15:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20627
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000646032
identifier_str_mv 0104-4060
000646032
url http://hdl.handle.net/10183/20627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. N. 29 (2007), p. 173-189.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/1/000646032.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/2/000646032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/3/000646032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51812bd9a3908711aa3d658fe5d3387e
19b48ffe32bcd32e415200e8313117fe
6b8508861753c0d3c8549186d96878e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224707326869504