A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20627 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade. |
id |
UFRGS-2_92b4580935a2fa3e8bf8f0d4eb981dbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Silvia MeirellesBehar, Patrícia Alejandra2010-04-16T09:15:57Z20070104-4060http://hdl.handle.net/10183/20627000646032Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.This article presents an experience with children in relation to the collectivity, in which the effects of the exchanges was accompanied among the subjects.Based on this, it is presented an investigation about the interindividual interaction process and the meaning production in a virtual learning environments, aiming the knowledge construction. Therefore, it was used the CRIANET software platform and the ETC’s Collective Text Publisher as digital supports for the constitution of directed virtual environments to the collective and the learning process. The reading of that process contributed to the understanding of the infantile public insert in the Internet, consolidating it while a way of communication that benefice the tranverse and the reciprocity.application/pdfporEducar em revista. N. 29 (2007), p. 173-189.Ambiente virtualAmbiente de aprendizagemCriançaVirtual environmentsInteractionKnowledge constructionA construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagemThe collective construction with children in virtual learning environments info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646032.pdf000646032.pdfTexto completoapplication/pdf210333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/1/000646032.pdf51812bd9a3908711aa3d658fe5d3387eMD51TEXT000646032.pdf.txt000646032.pdf.txtExtracted Texttext/plain41973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/2/000646032.pdf.txt19b48ffe32bcd32e415200e8313117feMD52THUMBNAIL000646032.pdf.jpg000646032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/3/000646032.pdf.jpg6b8508861753c0d3c8549186d96878e2MD5310183/206272021-11-20 06:13:45.53311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The collective construction with children in virtual learning environments |
title |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem Leite, Silvia Meirelles Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Criança Virtual environments Interaction Knowledge construction |
title_short |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Leite, Silvia Meirelles |
author_facet |
Leite, Silvia Meirelles Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Silvia Meirelles Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Criança |
topic |
Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Criança Virtual environments Interaction Knowledge construction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual environments Interaction Knowledge construction |
description |
Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e produção de sentidos em ambientes virtuais de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Para tanto, utilizou-se a plataforma de software CRIANET e o Editor de Texto Coletivo ETC como suportes digitais para a constituição de ambientes virtuais voltados à coletividade e à aprendizagem. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção do público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:15:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20627 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000646032 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000646032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. N. 29 (2007), p. 173-189. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/1/000646032.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/2/000646032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20627/3/000646032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51812bd9a3908711aa3d658fe5d3387e 19b48ffe32bcd32e415200e8313117fe 6b8508861753c0d3c8549186d96878e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224707326869504 |