Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88118 |
Resumo: | O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar. |
id |
UFRGS-2_92d8bf1c08c72e46830bc447f317b6f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88118 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Joseane HaagGenro, Maria Elly Herz2014-03-01T01:54:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88118000912055O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar.application/pdfporEducação de jovens e adultosEstágio curricularDocênciaEmoçõesConvivênciaConviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912055.pdf000912055.pdfTexto completoapplication/pdf1689294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/1/000912055.pdf1ec0d8079d5f5d44925b0bf6e5c629f3MD51TEXT000912055.pdf.txt000912055.pdf.txtExtracted Texttext/plain95303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/2/000912055.pdf.txtd3857c00261d7dc4d69ae6a6f538afafMD52THUMBNAIL000912055.pdf.jpg000912055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/3/000912055.pdf.jpge2f250fac6438aef306a30256d2bfba0MD5310183/881182018-10-18 08:12:12.698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
title |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
spellingShingle |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA Machado, Joseane Haag Educação de jovens e adultos Estágio curricular Docência Emoções Convivência |
title_short |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
title_full |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
title_fullStr |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
title_full_unstemmed |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
title_sort |
Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA |
author |
Machado, Joseane Haag |
author_facet |
Machado, Joseane Haag |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Joseane Haag |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
contributor_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Estágio curricular Docência Emoções Convivência |
topic |
Educação de jovens e adultos Estágio curricular Docência Emoções Convivência |
description |
O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88118 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912055 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88118 |
identifier_str_mv |
000912055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/1/000912055.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/2/000912055.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/3/000912055.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ec0d8079d5f5d44925b0bf6e5c629f3 d3857c00261d7dc4d69ae6a6f538afaf e2f250fac6438aef306a30256d2bfba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122217009152 |