Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Joseane Haag
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88118
Resumo: O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar.
id UFRGS-2_92d8bf1c08c72e46830bc447f317b6f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Joseane HaagGenro, Maria Elly Herz2014-03-01T01:54:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88118000912055O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar.application/pdfporEducação de jovens e adultosEstágio curricularDocênciaEmoçõesConvivênciaConviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912055.pdf000912055.pdfTexto completoapplication/pdf1689294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/1/000912055.pdf1ec0d8079d5f5d44925b0bf6e5c629f3MD51TEXT000912055.pdf.txt000912055.pdf.txtExtracted Texttext/plain95303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/2/000912055.pdf.txtd3857c00261d7dc4d69ae6a6f538afafMD52THUMBNAIL000912055.pdf.jpg000912055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/3/000912055.pdf.jpge2f250fac6438aef306a30256d2bfba0MD5310183/881182018-10-18 08:12:12.698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
title Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
spellingShingle Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
Machado, Joseane Haag
Educação de jovens e adultos
Estágio curricular
Docência
Emoções
Convivência
title_short Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
title_full Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
title_fullStr Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
title_full_unstemmed Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
title_sort Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
author Machado, Joseane Haag
author_facet Machado, Joseane Haag
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Joseane Haag
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Genro, Maria Elly Herz
contributor_str_mv Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Estágio curricular
Docência
Emoções
Convivência
topic Educação de jovens e adultos
Estágio curricular
Docência
Emoções
Convivência
description O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88118
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912055
url http://hdl.handle.net/10183/88118
identifier_str_mv 000912055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/1/000912055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/2/000912055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88118/3/000912055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ec0d8079d5f5d44925b0bf6e5c629f3
d3857c00261d7dc4d69ae6a6f538afaf
e2f250fac6438aef306a30256d2bfba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122217009152