Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115715 |
Resumo: | Este trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo refletir, considerando alguns princípios da Educação Popular, sobre as possibilidades e desafios da docência compartilhada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apontados nas falas de professoras e estagiárias de turmas de Totalidades Iniciais. As motivações para a escolha e desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à experiência de estágio realizado em uma turma de EJA, por meio da docência compartilhada no primeiro semestre de 2014. Este trabalho de conclusão fundamentou-se em Brandão (2006; 2005) e Freire (2006) compreendendo a Educação Popular como uma concepção educativa que visa à reflexão sobre o caráter político do ensinar e do aprender, na concretização de alternativas para a transformação social e que esta se dá a partir do diálogo horizontal entre educadores e educandos. Pensar a docência sob este viés é pensar no trabalho coletivo, portanto considera-se a docência compartilhada como uma destas possibilidades. Neste sentido compreendemos que compartilhar a docência não só diz respeito aos educadores, mas também aos educandos. A metodologia adotada tem inspiração na pesquisa-formação (JOSSO, 2004), pois tanto a pesquisadora como as investigadas lançam um olhar sobre a sua trajetória como profissionais ou profissionais em formação. Para o corpus de análise foram realizadas entrevistas individuais e grupais, a partir de tópicos-guia pré-estabelecidos (GASKELL, 2002) com professoras e estagiárias que atuam/atuaram em docência compartilhada na EJA em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Partindo dos princípios partilha, diálogo e autoridade, foi possível refletir sobre esta ação pedagógica como uma importante alternativa que qualifica o trabalho na EJA. Identificou-se que partilhar a docência possibilita também, trocas entre as professoras e entre essas e os educandos, a autonomia e incentivo ao trabalho coletivo, em consonância com pressupostos da Educação Popular. Entre os desafios, podemos considerar a necessária sensibilidade às falas do outro para se estabelecer um diálogo mais horizontal; e a clareza dos princípios que envolvem a EJA e a docência compartilhada, para que não seja uma opção de “parceria” para facilitar o trabalho, mas sim de companheirismo, a fim de “fazer com” e não se acomodar com as rotinas escolares. |
id |
UFRGS-2_b531fd786de8cfb68ad54393fec02582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Montemezzo, Elaine Luiza FossDella Libera, Aline Lemos da Cunha2015-05-01T01:58:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/115715000955786Este trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo refletir, considerando alguns princípios da Educação Popular, sobre as possibilidades e desafios da docência compartilhada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apontados nas falas de professoras e estagiárias de turmas de Totalidades Iniciais. As motivações para a escolha e desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à experiência de estágio realizado em uma turma de EJA, por meio da docência compartilhada no primeiro semestre de 2014. Este trabalho de conclusão fundamentou-se em Brandão (2006; 2005) e Freire (2006) compreendendo a Educação Popular como uma concepção educativa que visa à reflexão sobre o caráter político do ensinar e do aprender, na concretização de alternativas para a transformação social e que esta se dá a partir do diálogo horizontal entre educadores e educandos. Pensar a docência sob este viés é pensar no trabalho coletivo, portanto considera-se a docência compartilhada como uma destas possibilidades. Neste sentido compreendemos que compartilhar a docência não só diz respeito aos educadores, mas também aos educandos. A metodologia adotada tem inspiração na pesquisa-formação (JOSSO, 2004), pois tanto a pesquisadora como as investigadas lançam um olhar sobre a sua trajetória como profissionais ou profissionais em formação. Para o corpus de análise foram realizadas entrevistas individuais e grupais, a partir de tópicos-guia pré-estabelecidos (GASKELL, 2002) com professoras e estagiárias que atuam/atuaram em docência compartilhada na EJA em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Partindo dos princípios partilha, diálogo e autoridade, foi possível refletir sobre esta ação pedagógica como uma importante alternativa que qualifica o trabalho na EJA. Identificou-se que partilhar a docência possibilita também, trocas entre as professoras e entre essas e os educandos, a autonomia e incentivo ao trabalho coletivo, em consonância com pressupostos da Educação Popular. Entre os desafios, podemos considerar a necessária sensibilidade às falas do outro para se estabelecer um diálogo mais horizontal; e a clareza dos princípios que envolvem a EJA e a docência compartilhada, para que não seja uma opção de “parceria” para facilitar o trabalho, mas sim de companheirismo, a fim de “fazer com” e não se acomodar com as rotinas escolares.application/pdfporEducação popularEducação de jovens e adultosDocênciaDocência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955786.pdf000955786.pdfTexto completoapplication/pdf909391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/1/000955786.pdf91aff1508b28e11f82bd2dd170ecea8cMD51TEXT000955786.pdf.txt000955786.pdf.txtExtracted Texttext/plain151538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/2/000955786.pdf.txt49de1cc75e0347994f36aa0d3a38990eMD52THUMBNAIL000955786.pdf.jpg000955786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/3/000955786.pdf.jpg39780f5972a1348f7e821062f405d479MD5310183/1157152018-10-22 07:39:20.06oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:39:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
title |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
spellingShingle |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular Montemezzo, Elaine Luiza Foss Educação popular Educação de jovens e adultos Docência |
title_short |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
title_full |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
title_fullStr |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
title_full_unstemmed |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
title_sort |
Docência compartilhada nas totalidades iniciais da EJA : um olhar sob a perspectiva da educação popular |
author |
Montemezzo, Elaine Luiza Foss |
author_facet |
Montemezzo, Elaine Luiza Foss |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montemezzo, Elaine Luiza Foss |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular Educação de jovens e adultos Docência |
topic |
Educação popular Educação de jovens e adultos Docência |
description |
Este trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo refletir, considerando alguns princípios da Educação Popular, sobre as possibilidades e desafios da docência compartilhada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) apontados nas falas de professoras e estagiárias de turmas de Totalidades Iniciais. As motivações para a escolha e desenvolvimento desta pesquisa estão relacionadas à experiência de estágio realizado em uma turma de EJA, por meio da docência compartilhada no primeiro semestre de 2014. Este trabalho de conclusão fundamentou-se em Brandão (2006; 2005) e Freire (2006) compreendendo a Educação Popular como uma concepção educativa que visa à reflexão sobre o caráter político do ensinar e do aprender, na concretização de alternativas para a transformação social e que esta se dá a partir do diálogo horizontal entre educadores e educandos. Pensar a docência sob este viés é pensar no trabalho coletivo, portanto considera-se a docência compartilhada como uma destas possibilidades. Neste sentido compreendemos que compartilhar a docência não só diz respeito aos educadores, mas também aos educandos. A metodologia adotada tem inspiração na pesquisa-formação (JOSSO, 2004), pois tanto a pesquisadora como as investigadas lançam um olhar sobre a sua trajetória como profissionais ou profissionais em formação. Para o corpus de análise foram realizadas entrevistas individuais e grupais, a partir de tópicos-guia pré-estabelecidos (GASKELL, 2002) com professoras e estagiárias que atuam/atuaram em docência compartilhada na EJA em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. Partindo dos princípios partilha, diálogo e autoridade, foi possível refletir sobre esta ação pedagógica como uma importante alternativa que qualifica o trabalho na EJA. Identificou-se que partilhar a docência possibilita também, trocas entre as professoras e entre essas e os educandos, a autonomia e incentivo ao trabalho coletivo, em consonância com pressupostos da Educação Popular. Entre os desafios, podemos considerar a necessária sensibilidade às falas do outro para se estabelecer um diálogo mais horizontal; e a clareza dos princípios que envolvem a EJA e a docência compartilhada, para que não seja uma opção de “parceria” para facilitar o trabalho, mas sim de companheirismo, a fim de “fazer com” e não se acomodar com as rotinas escolares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115715 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955786 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115715 |
identifier_str_mv |
000955786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/1/000955786.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/2/000955786.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115715/3/000955786.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91aff1508b28e11f82bd2dd170ecea8c 49de1cc75e0347994f36aa0d3a38990e 39780f5972a1348f7e821062f405d479 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146314334208 |