As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiros, Vicente Cabrera
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27771
Resumo: Construí para este trabalho um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa a educação física inserida na Escola Itinerante do MST, e toma como foco central a experiência docente/discente de um coletivo de estudantes da ESEF-UFRGS e professores formados pela mesma, no período entre 2008 e 2009, buscando estabelecer/compreender relações desta área do conhecimento com a Pedagogia do MST. Dessa forma, tenho como problema orientador da pesquisa a seguinte questão: Que contribuições a Pedagogia do MST pode fornecer à formação de professores de Educação Física, assim como a organização do seu trabalho pedagógico? A analise da prática docente/discente está concentrada sobre entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores que participaram deste grupo, assim como, com os responsáveis pelo Setor de Educação do MST-RS. A partir destes materiais coletados, terei os elementos necessários para, com o apoio de autores, estabelecer as relações entre educação e movimentos sociais populares, trazendo a análise para a Educação Física nesta relação.
id UFRGS-2_93068891d823573fe96b2136198dc5ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calheiros, Vicente CabreraMolina Neto, Vicente2011-02-10T05:59:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/27771000766313Construí para este trabalho um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa a educação física inserida na Escola Itinerante do MST, e toma como foco central a experiência docente/discente de um coletivo de estudantes da ESEF-UFRGS e professores formados pela mesma, no período entre 2008 e 2009, buscando estabelecer/compreender relações desta área do conhecimento com a Pedagogia do MST. Dessa forma, tenho como problema orientador da pesquisa a seguinte questão: Que contribuições a Pedagogia do MST pode fornecer à formação de professores de Educação Física, assim como a organização do seu trabalho pedagógico? A analise da prática docente/discente está concentrada sobre entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores que participaram deste grupo, assim como, com os responsáveis pelo Setor de Educação do MST-RS. A partir destes materiais coletados, terei os elementos necessários para, com o apoio de autores, estabelecer as relações entre educação e movimentos sociais populares, trazendo a análise para a Educação Física nesta relação.He construído para este trabajo um estúdio de caso de carácter cualitativo, que analisa la educación física inserida em la Escuela Itinerante del MST, y tiene como central la experiencia docente/discente de un colectivo de estudiantes de la ESEF/UFRGS y profesores formados por la misma, en el período entre 2008 y 2009, buscando estabelecer/compernder relaciones de esa área del conocimiento como Pedagogia del MST. De esa forma, tengo como problema orientador de la investigación la siguiente cuestión: Que contribuiciones la Pedagogia del MST puede proporcionar para la formación de professores de Educación Física, así como la organización de su trabajo pedagógica? El análisis de la práctica docente/discente será hecho partiendo de entrevistas semiestructuradas com los estudiantes y profesores que han participado de ese grupo, así como, com los responsables por el Sector de Educación del MST-RS. A partir de estos materiales recolectados,voy a tener los componentes necessários para, com el suporte de autores, buscar construir las relaciones entre educación y movimentos sociales populares, trayendo el analisis para la Educación Física em esta relación.application/pdfporEducação físicaEnsinoEducación físicaPedagogia del MSTFormación de profesoresAs contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766313.pdf000766313.pdfTexto completoapplication/pdf264108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/1/000766313.pdffb25f4659032d482bfb5844d284d0195MD51TEXT000766313.pdf.txt000766313.pdf.txtExtracted Texttext/plain98184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/2/000766313.pdf.txte2260a12bb0c5840d2168a9262685ea8MD52THUMBNAIL000766313.pdf.jpg000766313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/3/000766313.pdf.jpge590d5efc8f481bb91f718c5e194037bMD5310183/277712022-06-29 04:45:39.189602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-29T07:45:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
title As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
spellingShingle As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
Calheiros, Vicente Cabrera
Educação física
Ensino
Educación física
Pedagogia del MST
Formación de profesores
title_short As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
title_full As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
title_fullStr As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
title_full_unstemmed As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
title_sort As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
author Calheiros, Vicente Cabrera
author_facet Calheiros, Vicente Cabrera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheiros, Vicente Cabrera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
topic Educação física
Ensino
Educación física
Pedagogia del MST
Formación de profesores
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física
Pedagogia del MST
Formación de profesores
description Construí para este trabalho um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa a educação física inserida na Escola Itinerante do MST, e toma como foco central a experiência docente/discente de um coletivo de estudantes da ESEF-UFRGS e professores formados pela mesma, no período entre 2008 e 2009, buscando estabelecer/compreender relações desta área do conhecimento com a Pedagogia do MST. Dessa forma, tenho como problema orientador da pesquisa a seguinte questão: Que contribuições a Pedagogia do MST pode fornecer à formação de professores de Educação Física, assim como a organização do seu trabalho pedagógico? A analise da prática docente/discente está concentrada sobre entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores que participaram deste grupo, assim como, com os responsáveis pelo Setor de Educação do MST-RS. A partir destes materiais coletados, terei os elementos necessários para, com o apoio de autores, estabelecer as relações entre educação e movimentos sociais populares, trazendo a análise para a Educação Física nesta relação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-10T05:59:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27771
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766313
url http://hdl.handle.net/10183/27771
identifier_str_mv 000766313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/1/000766313.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/2/000766313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27771/3/000766313.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb25f4659032d482bfb5844d284d0195
e2260a12bb0c5840d2168a9262685ea8
e590d5efc8f481bb91f718c5e194037b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224404650164224