O estilo cinematográfico de Xavier Dolan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122677 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar o estilo cinematográfico de Xavier Dolan, a partir dos cinco primeiros longas-metragens do diretor: Eu Matei Minha Mãe (2009), Amores Imaginários (2010), Laurence Para Sempre (2012), Tom na Fazenda (2013) e Mommy (2014). A pesquisa tem como objetivo analisar o estilo de Dolan a partir da compreensão das técnicas cinematográficas utilizadas pelo diretor. Pretende-se também examinar como o cineasta cria padrões estilísticos através dos elementos visuais em seus filmes. A pesquisa busca ainda verificar de que forma Dolan, ao exercer diversos papéis na realização de seus filmes, contribui para a construção de um estilo autoral. O trabalho tem como principal referencial teórico o livro A arte do cinema: Uma introdução (2013), de David Bordwell e Kristin Thompson. Assim, a pesquisa se encontra dividida em três capítulos. No primeiro, são feitas contextualizações sobre forma fílmica e estilo cinematográfico, modos de produção cinematográfica, funções do diretor e seu trabalho como autor, além de apresentar o cineasta e os filmes que serão analisados. Os conceitos sobre forma e estilo são úteis para compreender as técnicas cinematográficas, enquanto que examinar os modelos de produção no cinema e o trabalho do diretor permite um melhor entendimento das escolhas técnicas. Já as informações sobre o diretor e os filmes são fundamentais para analisar o estilo de Dolan. No segundo, são abordadas as técnicas relacionadas à imagem fotográfica, divididas em quatro categorias: iluminação, amplitude tonal, velocidade do movimento e perspectiva. Ao mesmo tempo, são apresentadas as análises do uso das técnicas nos filmes. No terceiro capítulo, são apresentadas técnicas cinematográficas de enquadramento – dimensões e formas do quadro, ângulo, nível, altura e distância do enquadramento, e quadro móvel – e as respectivas análises. Foram selecionadas para as análises as técnicas proeminentes usadas pelo diretor, considerando aquelas que são recorrentes ou que diferenciam o trabalho do diretor dos demais cineastas. |
id |
UFRGS-2_932d9ee045548bbcc9678d1c3baf71bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bocca, Jean PierreRossini, Miriam de Souza2015-08-25T02:32:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/122677000971464Este trabalho se propõe a analisar o estilo cinematográfico de Xavier Dolan, a partir dos cinco primeiros longas-metragens do diretor: Eu Matei Minha Mãe (2009), Amores Imaginários (2010), Laurence Para Sempre (2012), Tom na Fazenda (2013) e Mommy (2014). A pesquisa tem como objetivo analisar o estilo de Dolan a partir da compreensão das técnicas cinematográficas utilizadas pelo diretor. Pretende-se também examinar como o cineasta cria padrões estilísticos através dos elementos visuais em seus filmes. A pesquisa busca ainda verificar de que forma Dolan, ao exercer diversos papéis na realização de seus filmes, contribui para a construção de um estilo autoral. O trabalho tem como principal referencial teórico o livro A arte do cinema: Uma introdução (2013), de David Bordwell e Kristin Thompson. Assim, a pesquisa se encontra dividida em três capítulos. No primeiro, são feitas contextualizações sobre forma fílmica e estilo cinematográfico, modos de produção cinematográfica, funções do diretor e seu trabalho como autor, além de apresentar o cineasta e os filmes que serão analisados. Os conceitos sobre forma e estilo são úteis para compreender as técnicas cinematográficas, enquanto que examinar os modelos de produção no cinema e o trabalho do diretor permite um melhor entendimento das escolhas técnicas. Já as informações sobre o diretor e os filmes são fundamentais para analisar o estilo de Dolan. No segundo, são abordadas as técnicas relacionadas à imagem fotográfica, divididas em quatro categorias: iluminação, amplitude tonal, velocidade do movimento e perspectiva. Ao mesmo tempo, são apresentadas as análises do uso das técnicas nos filmes. No terceiro capítulo, são apresentadas técnicas cinematográficas de enquadramento – dimensões e formas do quadro, ângulo, nível, altura e distância do enquadramento, e quadro móvel – e as respectivas análises. Foram selecionadas para as análises as técnicas proeminentes usadas pelo diretor, considerando aquelas que são recorrentes ou que diferenciam o trabalho do diretor dos demais cineastas.This study aims to analyze the film style of Xavier Dolan, as expressed in his five first films: J'ai tué ma mère (2009), Les Amours Imaginaires (2010), Laurence Anyways (2012), Tom à la Ferme (2013) and Mommy (2014). The research aims to analyze the style of Dolan from understanding of film techniques used by the director. This study also intended to examine how the filmmaker creates stylistic standards through visual elements in his films. The research also seeks to see how Dolan contributes to the construction of an authorial style by exercising various roles in the realization of his movies. The main theoretical reference of this study is the book Film art: An introduction (2013), written by David Bordwell and Kristin Thompson. The research is divided into three chapters. Firstly, it is made contextualization of film form and film style, film production modes, director’s roles and work as an author, as well as presenting the filmmaker and the movies. The concepts of form and style are useful to understand the film techniques, while examining the film production models and the director's work allows a better understanding of the technical choices. The information about the director and the movies are fundamental to analyze the style of Dolan. The second chapter presents the techniques related to the photographic image, divided into four categories: lighting, tonal range, speed of movement and perspective. At the same time, the analyses of the use of these techniques in the films are presented. The third chapter presents film techniques framing – dimensions and frame shapes, angle, level, height and distance of the frame and mobile frame – and analyses. For the analyses, the prominent techniques used by the director were selected considering those that are recurrent or that differentiate the work of the director of other filmmakers.application/pdfporCinema : TécnicaDolan, XavierFilm styleFilm techniquesFilm formO estilo cinematográfico de Xavier Dolaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971464.pdf000971464.pdfTexto completoapplication/pdf5292959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/1/000971464.pdf4295fa22c3cf1faab815b202d70559bdMD51TEXT000971464.pdf.txt000971464.pdf.txtExtracted Texttext/plain176069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/2/000971464.pdf.txtdbee51e68601deb678f638b47e4f19adMD52THUMBNAIL000971464.pdf.jpg000971464.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/3/000971464.pdf.jpg5a5512e3565aecd407bc63e0cf924beeMD5310183/1226772023-04-02 03:25:24.111824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
title |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
spellingShingle |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan Bocca, Jean Pierre Cinema : Técnica Dolan, Xavier Film style Film techniques Film form |
title_short |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
title_full |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
title_fullStr |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
title_full_unstemmed |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
title_sort |
O estilo cinematográfico de Xavier Dolan |
author |
Bocca, Jean Pierre |
author_facet |
Bocca, Jean Pierre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocca, Jean Pierre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
contributor_str_mv |
Rossini, Miriam de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema : Técnica Dolan, Xavier |
topic |
Cinema : Técnica Dolan, Xavier Film style Film techniques Film form |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Film style Film techniques Film form |
description |
Este trabalho se propõe a analisar o estilo cinematográfico de Xavier Dolan, a partir dos cinco primeiros longas-metragens do diretor: Eu Matei Minha Mãe (2009), Amores Imaginários (2010), Laurence Para Sempre (2012), Tom na Fazenda (2013) e Mommy (2014). A pesquisa tem como objetivo analisar o estilo de Dolan a partir da compreensão das técnicas cinematográficas utilizadas pelo diretor. Pretende-se também examinar como o cineasta cria padrões estilísticos através dos elementos visuais em seus filmes. A pesquisa busca ainda verificar de que forma Dolan, ao exercer diversos papéis na realização de seus filmes, contribui para a construção de um estilo autoral. O trabalho tem como principal referencial teórico o livro A arte do cinema: Uma introdução (2013), de David Bordwell e Kristin Thompson. Assim, a pesquisa se encontra dividida em três capítulos. No primeiro, são feitas contextualizações sobre forma fílmica e estilo cinematográfico, modos de produção cinematográfica, funções do diretor e seu trabalho como autor, além de apresentar o cineasta e os filmes que serão analisados. Os conceitos sobre forma e estilo são úteis para compreender as técnicas cinematográficas, enquanto que examinar os modelos de produção no cinema e o trabalho do diretor permite um melhor entendimento das escolhas técnicas. Já as informações sobre o diretor e os filmes são fundamentais para analisar o estilo de Dolan. No segundo, são abordadas as técnicas relacionadas à imagem fotográfica, divididas em quatro categorias: iluminação, amplitude tonal, velocidade do movimento e perspectiva. Ao mesmo tempo, são apresentadas as análises do uso das técnicas nos filmes. No terceiro capítulo, são apresentadas técnicas cinematográficas de enquadramento – dimensões e formas do quadro, ângulo, nível, altura e distância do enquadramento, e quadro móvel – e as respectivas análises. Foram selecionadas para as análises as técnicas proeminentes usadas pelo diretor, considerando aquelas que são recorrentes ou que diferenciam o trabalho do diretor dos demais cineastas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-25T02:32:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971464 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122677 |
identifier_str_mv |
000971464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/1/000971464.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/2/000971464.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122677/3/000971464.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4295fa22c3cf1faab815b202d70559bd dbee51e68601deb678f638b47e4f19ad 5a5512e3565aecd407bc63e0cf924bee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224488201748480 |