Efeito de um objeto digital de aprendizagem na detecção de cárie dentária utilizando ICDAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153016 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no desempenho de estudantes na detecção de lesões de cárie utilizando o ICDAS. Para esse propósito, fotografias digitais de dentes hígidos e cariados, tanto decíduos quanto permanentes, foram selecionadas e um ODA foi desenvolvido. Para testar o efeito desse ODA, 39 estudantes de odontologia do quarto ano de graduação, que nunca haviam tido nenhum contato com o ICDAS, realizaram exame clínico dentário de 12 pacientes com idades entre 6-12 anos. Para esse primeiro exame, cada aluno recebeu apenas uma tabela com os escores ICDAS e suas respectivas definições. Os estudantes foram divididos em 3 grupos (n=13): G1: realizaram o programa e-learning ICDAS (www.icdas.org); G2: programa e-learning ICDAS seguido pelo ODA; G3 (controle): nenhuma estratégia de aprendizagem. Duas semanas depois, os pacientes foram reexaminados por 32 estudantes (G1=7; G2=12; G3=13) e 2 examinadores experientes no método ICDAS (padrão-ouro). Quando comparados antes e depois das estratégias de aprendizagem, o teste McNemar não mostrou nenhuma diferença nos valores de especificidade e área sob a curva ROC para todos os grupos. A sensibilidade foi estatisticamente maior para G1 e G2. Quando os grupos foram comparados entre si, G2 mostrou significativo aumento na sensibilidade para os limiares D2 e D3. A correlação de Spearman com o padrão-ouro antes e depois foi 0.60 e 0.61 (G1), 0,57 e 0,63 (G2) e 0,54 e 0,54 (G3), respectivamente. O teste de Wilcoxon mostrou uma diferença estatisticamente significante entre os momentos antes e depois da realização das estratégias de aprendizagem para G1 e G2. Pode-se concluir que o ODA utilizado depois do programa e-learning ICDAS mostrou uma tendência a aumentar a sensibilidade do exame visual utilizando o ICDAS por estudantes de odontologia. |
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Otto, Bruna RufinoStringhini, Cassiana HauschildRodrigues, Jonas de Almeida2017-02-23T02:26:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/153016000938457Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no desempenho de estudantes na detecção de lesões de cárie utilizando o ICDAS. Para esse propósito, fotografias digitais de dentes hígidos e cariados, tanto decíduos quanto permanentes, foram selecionadas e um ODA foi desenvolvido. Para testar o efeito desse ODA, 39 estudantes de odontologia do quarto ano de graduação, que nunca haviam tido nenhum contato com o ICDAS, realizaram exame clínico dentário de 12 pacientes com idades entre 6-12 anos. Para esse primeiro exame, cada aluno recebeu apenas uma tabela com os escores ICDAS e suas respectivas definições. Os estudantes foram divididos em 3 grupos (n=13): G1: realizaram o programa e-learning ICDAS (www.icdas.org); G2: programa e-learning ICDAS seguido pelo ODA; G3 (controle): nenhuma estratégia de aprendizagem. Duas semanas depois, os pacientes foram reexaminados por 32 estudantes (G1=7; G2=12; G3=13) e 2 examinadores experientes no método ICDAS (padrão-ouro). Quando comparados antes e depois das estratégias de aprendizagem, o teste McNemar não mostrou nenhuma diferença nos valores de especificidade e área sob a curva ROC para todos os grupos. A sensibilidade foi estatisticamente maior para G1 e G2. Quando os grupos foram comparados entre si, G2 mostrou significativo aumento na sensibilidade para os limiares D2 e D3. A correlação de Spearman com o padrão-ouro antes e depois foi 0.60 e 0.61 (G1), 0,57 e 0,63 (G2) e 0,54 e 0,54 (G3), respectivamente. O teste de Wilcoxon mostrou uma diferença estatisticamente significante entre os momentos antes e depois da realização das estratégias de aprendizagem para G1 e G2. Pode-se concluir que o ODA utilizado depois do programa e-learning ICDAS mostrou uma tendência a aumentar a sensibilidade do exame visual utilizando o ICDAS por estudantes de odontologia.This study aimed to evaluate the effect of a digital learning tool (DLT) on dental students’ performance in detecting dental caries using ICDAS. For this purpose, digital photographs of sound and carious primary and permanent teeth were selected and a DLT was created. To test the effect of this learning tool, 39 fourth-year dental students, who never had any contact with ICDAS before, assessed the full mouth of 12 patients aged 6-12. For this first evaluation, ICDAS scores were provided to the students in a table. The students were divided into 3 groups (n=13): G1: students went through the ICDAS e-learning program (www.icdas.org); G2: ICDAS e-learning program followed by the DLT; G3 (control): any learning strategy. After two weeks, patients were reassessed by 32 students (G1=7; G2=12; G3=13) and by 2 ICDAS experts (gold standard). When compared before and after the learning strategies, McNemar test did not show any difference in the values of specificity and area under the ROC curve for all groups. Sensitivity was statistically higher for G1 and G2. When the groups were compared, G2 showed significant increase of sensitivity at D2 and D3 thresholds. Spearman Correlation values with gold standard before and after were 0.60 and 0.61 (G1), 0,57 and 0,63 (G2) and 0,54 and 0,54 (G3), respectively. Wilcoxon test showed a statistically significant difference between before and after learning strategies for G1 and G2. The DLT used after the ICDAS e-learning program tended to increase the sensitivity of ICDAS used by inexperienced dental students.application/pdfporCárie dentáriaEducação em odontologiaVisual examinationICDASE-learningLearning objectEfeito de um objeto digital de aprendizagem na detecção de cárie dentária utilizando ICDASEffect of a digital learning tool on the detection of dental caries using ICDAS info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2013Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938457.pdf000938457.pdfTexto completoapplication/pdf632270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153016/1/000938457.pdf08e3d78b220bd0464dccdc3a211599beMD51TEXT000938457.pdf.txt000938457.pdf.txtExtracted Texttext/plain51974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153016/2/000938457.pdf.txta68c79ad2ee7306b48d2948d3a595134MD5210183/1530162017-08-31 02:33:15.563755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-08-31T05:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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