Efeito de um objeto digital de aprendizagem na detecção de cárie dentária utilizando ICDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Bruna Rufino
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stringhini, Cassiana Hauschild
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153016
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no desempenho de estudantes na detecção de lesões de cárie utilizando o ICDAS. Para esse propósito, fotografias digitais de dentes hígidos e cariados, tanto decíduos quanto permanentes, foram selecionadas e um ODA foi desenvolvido. Para testar o efeito desse ODA, 39 estudantes de odontologia do quarto ano de graduação, que nunca haviam tido nenhum contato com o ICDAS, realizaram exame clínico dentário de 12 pacientes com idades entre 6-12 anos. Para esse primeiro exame, cada aluno recebeu apenas uma tabela com os escores ICDAS e suas respectivas definições. Os estudantes foram divididos em 3 grupos (n=13): G1: realizaram o programa e-learning ICDAS (www.icdas.org); G2: programa e-learning ICDAS seguido pelo ODA; G3 (controle): nenhuma estratégia de aprendizagem. Duas semanas depois, os pacientes foram reexaminados por 32 estudantes (G1=7; G2=12; G3=13) e 2 examinadores experientes no método ICDAS (padrão-ouro). Quando comparados antes e depois das estratégias de aprendizagem, o teste McNemar não mostrou nenhuma diferença nos valores de especificidade e área sob a curva ROC para todos os grupos. A sensibilidade foi estatisticamente maior para G1 e G2. Quando os grupos foram comparados entre si, G2 mostrou significativo aumento na sensibilidade para os limiares D2 e D3. A correlação de Spearman com o padrão-ouro antes e depois foi 0.60 e 0.61 (G1), 0,57 e 0,63 (G2) e 0,54 e 0,54 (G3), respectivamente. O teste de Wilcoxon mostrou uma diferença estatisticamente significante entre os momentos antes e depois da realização das estratégias de aprendizagem para G1 e G2. Pode-se concluir que o ODA utilizado depois do programa e-learning ICDAS mostrou uma tendência a aumentar a sensibilidade do exame visual utilizando o ICDAS por estudantes de odontologia.
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