Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toniolo, Júlia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Grasel, Rafael da Rosa, Rodrigues, Jonas de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267136
Resumo: Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta.
id UFRGS-2_80c07e5f374a00a91d4f4600ebed2953
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toniolo, JúliaGrasel, Rafael da RosaRodrigues, Jonas de Almeida2023-11-17T03:21:44Z20231678-2046http://hdl.handle.net/10183/267136001185867Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta.Objective: this study aimed evaluate the usefulness and satisfaction of a digital learning tool (DLT) using ICDAS (International caries detection and assessment system) created for learning and training visual detection of carious lesions in a non-controlled setting. Material and Methods: the DLT containing 60 pictures of sound and carious surfaces was distributed through social media and professional associations, aiming at both dentists and dental students. Analysis was based on data collected through a personal, professional and satisfaction questionnaire and Google Analytics. Results: a total of 2300 users accessed the DLT and 1517 completed it, filling out the questionnaires. Users required 2.29 sessions to accomplish the DLT in an average time of 15 min and 14 seconds each. The satisfaction questionnaire showed that 84.8% of users found in the DLT exactly what they expected and 91.8% found it useful. Around 88.4% of users found that the DLT helped in discussion of ICDAS with colleagues and 88.9% with superiors; 88.3% found that the DLT provided immediate learning results. The DLT was most useful to dental students (83.7% of users), and overall satisfaction was 86%. Conclusion: users found the DLT useful for learning and training visual detection of carious lesions using ICDAS, and general satisfaction was high.application/pdfengBrazilian Dental Science. Vol. 26, n. 3 (July/Sept. 2023), e3819, 7 p.Cárie dentáriaDistanceDiagnosisEducationICDASUsefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDASUtilidade e satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado para detecção de cárie utilizando ICDAS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185867.pdf.txt001185867.pdf.txtExtracted Texttext/plain26502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/2/001185867.pdf.txt057dc10e9d5def4243da55dcaa67fe3bMD52ORIGINAL001185867.pdfTexto completo (inglês)application/pdf374994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/1/001185867.pdf16ae6a30ff1fad8a4eed5d0038e93838MD5110183/2671362023-11-18 04:24:44.266833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:24:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Utilidade e satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado para detecção de cárie utilizando ICDAS
title Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
spellingShingle Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
Toniolo, Júlia
Cárie dentária
Distance
Diagnosis
Education
ICDAS
title_short Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
title_full Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
title_fullStr Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
title_full_unstemmed Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
title_sort Usefulness and satisfaction of a digital learning tool for caries detection using ICDAS
author Toniolo, Júlia
author_facet Toniolo, Júlia
Grasel, Rafael da Rosa
Rodrigues, Jonas de Almeida
author_role author
author2 Grasel, Rafael da Rosa
Rodrigues, Jonas de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toniolo, Júlia
Grasel, Rafael da Rosa
Rodrigues, Jonas de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Cárie dentária
topic Cárie dentária
Distance
Diagnosis
Education
ICDAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance
Diagnosis
Education
ICDAS
description Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar a utilidade e a satisfação de uma ferramenta digital de aprendizado (FDA) utilizando o ICDAS (International caries detection and assessment system), criada para aprender e treinar a detecção visual desse índice de forma virtual. Material e Métodos: a FDA contendo 60 fotos de superfícies hígidas e cariadas foi distribuída por meio de mídias sociais, visando profissionais e estudantes de odontologia. A análise baseou-se nos dados recolhidos através de um questionário de satisfação da experiência e Google Analytics. Resultados: um total de 2.300 usuários acessaram a FDA e 1.517 a completaram até os questionários. Os usuários precisaram de 2,29 sessões para realizá-la em um tempo médio de 15 min e 14 segundos. O questionário de satisfação mostrou que 84,8% dos usuários encontraram exatamente o que esperavam e 91,8% a acharam útil. Cerca de 88,4% dos usuários acreditaram que a FDA ajudou na discussão do ICDAS com colegas e 88,9% com superiores; 88,3% acharam que foi fornecido resultados de aprendizagem imediatos. A FDA foi mais útil para estudantes de odontologia (83,7% dos usuários) e a satisfação geral foi de 86%. Conclusão: os usuários acharam a FDA útil para aprender e treinar a detecção visual de lesões cariosas utilizando o ICDAS. A satisfação geral alcançada foi considerada alta.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T03:21:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-2046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185867
identifier_str_mv 1678-2046
001185867
url http://hdl.handle.net/10183/267136
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Dental Science. Vol. 26, n. 3 (July/Sept. 2023), e3819, 7 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/2/001185867.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267136/1/001185867.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 057dc10e9d5def4243da55dcaa67fe3b
16ae6a30ff1fad8a4eed5d0038e93838
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225103982198784