A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Jossiane Boyen
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141401
Resumo: A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade.
id UFRGS-2_933b665eef54ab39a5af6efb586706fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bitencourt, Jossiane BoyenRodrigues, Alessandra Pereira2016-05-20T02:10:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/141401000991456A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade.This abstract is a research on the students' actions during the process of browsing the Internet. For this, besides knowing these actions, it´s seek to understand whether or not they lead to a meaningful construction of knowledge as well as the important role of the teacher during the research activity. Therefore, the subjects were students and teachers of 6th to 8th grade (7th to 9th grade) of the Basic Education Prof. Macedo de Araujo Judith School located in the city of Porto Alegre, Brazil. The data collection was conducted through open questionnaires, analising for the writing of the student´s and the teacher's role, as well as observations of the subjects in the school computer lab for research activities. The temporary conclusions indicate a mapping of actions in the process of searching the Internet, developed from two main categories: the role of student and teacher role. On the role of the student it was tried to verify the occurrence of reading and reflection of the information, if the action of “copy-paste” is a common practice and if there is on research on various sites or other reference source. As the teachers scope considered their role as problemsolving and committed to students' learning. As a final attempt to construct an action plan to help teachers and students in conducting quality research on the Internet.application/pdfporPesquisa escolarInternetAlunoEnsino fundamentalConstrução do conhecimentoPlágioSchool research and the internetThe internet and learningLearning knowledgePlagiarism on the internetA pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991456.pdf000991456.pdfTexto completoapplication/pdf710077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/1/000991456.pdfa1ce92cf237a24df07d795dd85852577MD51TEXT000991456.pdf.txt000991456.pdf.txtExtracted Texttext/plain150979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/2/000991456.pdf.txt223494f95b6ed2f7542eb420c9b649c3MD52THUMBNAIL000991456.pdf.jpg000991456.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/3/000991456.pdf.jpgdfba5bc673f2014b1d491d7163460e61MD5310183/1414012018-10-25 10:04:02.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
title A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
spellingShingle A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
Bitencourt, Jossiane Boyen
Pesquisa escolar
Internet
Aluno
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Plágio
School research and the internet
The internet and learning
Learning knowledge
Plagiarism on the internet
title_short A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
title_full A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
title_fullStr A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
title_full_unstemmed A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
title_sort A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
author Bitencourt, Jossiane Boyen
author_facet Bitencourt, Jossiane Boyen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
contributor_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa escolar
Internet
Aluno
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Plágio
topic Pesquisa escolar
Internet
Aluno
Ensino fundamental
Construção do conhecimento
Plágio
School research and the internet
The internet and learning
Learning knowledge
Plagiarism on the internet
dc.subject.eng.fl_str_mv School research and the internet
The internet and learning
Learning knowledge
Plagiarism on the internet
description A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991456
url http://hdl.handle.net/10183/141401
identifier_str_mv 000991456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/1/000991456.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/2/000991456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/3/000991456.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1ce92cf237a24df07d795dd85852577
223494f95b6ed2f7542eb420c9b649c3
dfba5bc673f2014b1d491d7163460e61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509347332096