A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141401 |
Resumo: | A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade. |
id |
UFRGS-2_933b665eef54ab39a5af6efb586706fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bitencourt, Jossiane BoyenRodrigues, Alessandra Pereira2016-05-20T02:10:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/141401000991456A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade.This abstract is a research on the students' actions during the process of browsing the Internet. For this, besides knowing these actions, it´s seek to understand whether or not they lead to a meaningful construction of knowledge as well as the important role of the teacher during the research activity. Therefore, the subjects were students and teachers of 6th to 8th grade (7th to 9th grade) of the Basic Education Prof. Macedo de Araujo Judith School located in the city of Porto Alegre, Brazil. The data collection was conducted through open questionnaires, analising for the writing of the student´s and the teacher's role, as well as observations of the subjects in the school computer lab for research activities. The temporary conclusions indicate a mapping of actions in the process of searching the Internet, developed from two main categories: the role of student and teacher role. On the role of the student it was tried to verify the occurrence of reading and reflection of the information, if the action of “copy-paste” is a common practice and if there is on research on various sites or other reference source. As the teachers scope considered their role as problemsolving and committed to students' learning. As a final attempt to construct an action plan to help teachers and students in conducting quality research on the Internet.application/pdfporPesquisa escolarInternetAlunoEnsino fundamentalConstrução do conhecimentoPlágioSchool research and the internetThe internet and learningLearning knowledgePlagiarism on the internetA pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991456.pdf000991456.pdfTexto completoapplication/pdf710077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/1/000991456.pdfa1ce92cf237a24df07d795dd85852577MD51TEXT000991456.pdf.txt000991456.pdf.txtExtracted Texttext/plain150979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/2/000991456.pdf.txt223494f95b6ed2f7542eb420c9b649c3MD52THUMBNAIL000991456.pdf.jpg000991456.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/3/000991456.pdf.jpgdfba5bc673f2014b1d491d7163460e61MD5310183/1414012018-10-25 10:04:02.415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
title |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
spellingShingle |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo Bitencourt, Jossiane Boyen Pesquisa escolar Internet Aluno Ensino fundamental Construção do conhecimento Plágio School research and the internet The internet and learning Learning knowledge Plagiarism on the internet |
title_short |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
title_full |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
title_fullStr |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
title_full_unstemmed |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
title_sort |
A pesquisa na internet como fonte de construção de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental : anos finais da escola Profª Judith Macedo de Araújo |
author |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
author_facet |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa escolar Internet Aluno Ensino fundamental Construção do conhecimento Plágio |
topic |
Pesquisa escolar Internet Aluno Ensino fundamental Construção do conhecimento Plágio School research and the internet The internet and learning Learning knowledge Plagiarism on the internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School research and the internet The internet and learning Learning knowledge Plagiarism on the internet |
description |
A presente monografia trata de um estudo sobre as ações dos alunos no decorrer do processo de pesquisa na Internet. Para tanto, além de conhecer essas ações, busca-se compreender se estas conduzem ou não a uma construção de conhecimentos significativa, bem como a importância do papel do professor durante a atividade de pesquisa. Logo, os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores de 6ª a 8ª série (7º ao 9º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Judith Macedo de Araújo localizada no Município de Porto Alegre/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando a escrita do aluno e o papel do professor, bem como, de observações dos sujeitos no laboratório de informática da escola durante atividades de pesquisa. As conclusões temporárias indicam um mapeamento das ações no processo de pesquisa na Internet, desenvolvido a partir de duas categorias principais: papel do aluno e papel do professor. No papel do aluno buscou-se verificar se ocorrem leitura e reflexão das informações, se a ação copiar-colar é uma prática comum e se há pesquisa em vários sites ou em outras fontes de consulta. No âmbito dos professores foi analisado seu papel como problematizador e comprometido com a aprendizagem dos educandos. Como resultado final buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores e alunos na realização de pesquisas na Internet com qualidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991456 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141401 |
identifier_str_mv |
000991456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/1/000991456.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/2/000991456.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141401/3/000991456.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1ce92cf237a24df07d795dd85852577 223494f95b6ed2f7542eb420c9b649c3 dfba5bc673f2014b1d491d7163460e61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509347332096 |