Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Robson Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71622
Resumo: O presente estudo busca conhecer impressões e relações de alunos do Ensino Fundamental sobre dança contemporânea, a partir da apreciação de alguns trabalhos dessa vertente de dança, exibidos em vídeo. O trabalho começa a se configurar a partir da pergunta "o que é dança contemporânea?" e da inserção do pesquisador no meio artístico, como bailarino e no ambiente escolar, como professor de Educação Física. A coleta das informações acontece em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, durante quatro encontros, sendo dois encontros em cada escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, e visa levantar alguns aspectos sobre a prática pessoal de dança desses sujeitos, e refletir sobre as leituras que os mesmo fazem sobre dança contemporânea. Para tanto se utilizou dez vídeos contendo obras da alemã Pina Bausch, dos belgas Wim Vandekeybus e Anne Teresa de Keersmaeker e do inglês Lloyd Newson, que buscaram contemplar um pouco da estranheza e familiaridade contida na dança contemporânea, no que diz respeito a corpos, trilha sonora, espaços e figurino. Além disso, realizaram-se dois questionários, o primeiro investigando as práticas de dança dos sujeitos e o segundo problematizando a dança contemporânea. Realizar essa pesquisa me possibilitou enxergar a importância e a dimensão do espaço que a dança tem dentro da escola. Primeiramente, percebe-se com relação às práticas de dança dos alunos, que com exceção de um pequeno grupo que só dançava coreografias embaladas por músicas do estilo Teen Pop, gênero musical característico de algumas bandas como Rebeldes e Restart, a grande maioria tinha como preferência o funk carioca, o pagode e o free step, estilos de dança da atualidade, comum entre grande parte dos jovens com esse perfil. Com relação ao conhecimento que os mesmo possuíam sobre a dança contemporânea, não havia qualquer referência sobre o assunto, e nenhum dos alunos fazia a menor idéia do que se tratava, mostrando que essa prática é ainda é algo muito distante desse publico. Com base na análise dos questionários constatou-se, além do estranhamento para com o desconhecido, que aparece no início dessa investigação, que a música e os movimentos reconhecidos por esses sujeitos, aparecem como critérios de aproximação, e que boa parte desse estranhamento deve-se a falta de conhecimento sobre o tema. Sugere-se, contudo, que sejam feitos outros estudos sobre os gostos e estranhezas desses alunos em relação à dança, principalmente, com alunos não praticantes e em outros contextos sociais, para que a dança realmente possa fazer parte efetivamente, dos currículos escolares. Concluindo, respondo a uma interrogação de Analice Dutra Pillar - Podese educar o olhar dentro da escola? - pode-se sim educar o olhar dentro da escola, permitindo a entrada de outras imagens, outras músicas e outras danças para que a arte possa cumprir o seu papel, ampliando as possibilidades de expressão, de comunicação, e as múltiplas formas de se ver e pensar o mundo.
id UFRGS-2_9381589b862e88f28fc70b11ed3395eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71622
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Robson LimaValle, Flavia Pilla do2013-05-17T01:42:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/71622000879616O presente estudo busca conhecer impressões e relações de alunos do Ensino Fundamental sobre dança contemporânea, a partir da apreciação de alguns trabalhos dessa vertente de dança, exibidos em vídeo. O trabalho começa a se configurar a partir da pergunta "o que é dança contemporânea?" e da inserção do pesquisador no meio artístico, como bailarino e no ambiente escolar, como professor de Educação Física. A coleta das informações acontece em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, durante quatro encontros, sendo dois encontros em cada escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, e visa levantar alguns aspectos sobre a prática pessoal de dança desses sujeitos, e refletir sobre as leituras que os mesmo fazem sobre dança contemporânea. Para tanto se utilizou dez vídeos contendo obras da alemã Pina Bausch, dos belgas Wim Vandekeybus e Anne Teresa de Keersmaeker e do inglês Lloyd Newson, que buscaram contemplar um pouco da estranheza e familiaridade contida na dança contemporânea, no que diz respeito a corpos, trilha sonora, espaços e figurino. Além disso, realizaram-se dois questionários, o primeiro investigando as práticas de dança dos sujeitos e o segundo problematizando a dança contemporânea. Realizar essa pesquisa me possibilitou enxergar a importância e a dimensão do espaço que a dança tem dentro da escola. Primeiramente, percebe-se com relação às práticas de dança dos alunos, que com exceção de um pequeno grupo que só dançava coreografias embaladas por músicas do estilo Teen Pop, gênero musical característico de algumas bandas como Rebeldes e Restart, a grande maioria tinha como preferência o funk carioca, o pagode e o free step, estilos de dança da atualidade, comum entre grande parte dos jovens com esse perfil. Com relação ao conhecimento que os mesmo possuíam sobre a dança contemporânea, não havia qualquer referência sobre o assunto, e nenhum dos alunos fazia a menor idéia do que se tratava, mostrando que essa prática é ainda é algo muito distante desse publico. Com base na análise dos questionários constatou-se, além do estranhamento para com o desconhecido, que aparece no início dessa investigação, que a música e os movimentos reconhecidos por esses sujeitos, aparecem como critérios de aproximação, e que boa parte desse estranhamento deve-se a falta de conhecimento sobre o tema. Sugere-se, contudo, que sejam feitos outros estudos sobre os gostos e estranhezas desses alunos em relação à dança, principalmente, com alunos não praticantes e em outros contextos sociais, para que a dança realmente possa fazer parte efetivamente, dos currículos escolares. Concluindo, respondo a uma interrogação de Analice Dutra Pillar - Podese educar o olhar dentro da escola? - pode-se sim educar o olhar dentro da escola, permitindo a entrada de outras imagens, outras músicas e outras danças para que a arte possa cumprir o seu papel, ampliando as possibilidades de expressão, de comunicação, e as múltiplas formas de se ver e pensar o mundo.application/pdfporDançaLeituraEnsino fundamentalCada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879616.pdf000879616.pdfTexto completoapplication/pdf4116044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/1/000879616.pdf1e5f9fea64275fefee0015d9016a7e5eMD51TEXT000879616.pdf.txt000879616.pdf.txtExtracted Texttext/plain63438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/2/000879616.pdf.txt0a2410b3423daae626e2efe0171f11acMD52THUMBNAIL000879616.pdf.jpg000879616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/3/000879616.pdf.jpg2b08f8a8fb7a9a4020586a03bce16d85MD5310183/716222018-10-17 07:41:33.716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
title Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
Duarte, Robson Lima
Dança
Leitura
Ensino fundamental
title_short Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
title_full Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
title_sort Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental
author Duarte, Robson Lima
author_facet Duarte, Robson Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Robson Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Flavia Pilla do
contributor_str_mv Valle, Flavia Pilla do
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Leitura
Ensino fundamental
topic Dança
Leitura
Ensino fundamental
description O presente estudo busca conhecer impressões e relações de alunos do Ensino Fundamental sobre dança contemporânea, a partir da apreciação de alguns trabalhos dessa vertente de dança, exibidos em vídeo. O trabalho começa a se configurar a partir da pergunta "o que é dança contemporânea?" e da inserção do pesquisador no meio artístico, como bailarino e no ambiente escolar, como professor de Educação Física. A coleta das informações acontece em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, durante quatro encontros, sendo dois encontros em cada escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, e visa levantar alguns aspectos sobre a prática pessoal de dança desses sujeitos, e refletir sobre as leituras que os mesmo fazem sobre dança contemporânea. Para tanto se utilizou dez vídeos contendo obras da alemã Pina Bausch, dos belgas Wim Vandekeybus e Anne Teresa de Keersmaeker e do inglês Lloyd Newson, que buscaram contemplar um pouco da estranheza e familiaridade contida na dança contemporânea, no que diz respeito a corpos, trilha sonora, espaços e figurino. Além disso, realizaram-se dois questionários, o primeiro investigando as práticas de dança dos sujeitos e o segundo problematizando a dança contemporânea. Realizar essa pesquisa me possibilitou enxergar a importância e a dimensão do espaço que a dança tem dentro da escola. Primeiramente, percebe-se com relação às práticas de dança dos alunos, que com exceção de um pequeno grupo que só dançava coreografias embaladas por músicas do estilo Teen Pop, gênero musical característico de algumas bandas como Rebeldes e Restart, a grande maioria tinha como preferência o funk carioca, o pagode e o free step, estilos de dança da atualidade, comum entre grande parte dos jovens com esse perfil. Com relação ao conhecimento que os mesmo possuíam sobre a dança contemporânea, não havia qualquer referência sobre o assunto, e nenhum dos alunos fazia a menor idéia do que se tratava, mostrando que essa prática é ainda é algo muito distante desse publico. Com base na análise dos questionários constatou-se, além do estranhamento para com o desconhecido, que aparece no início dessa investigação, que a música e os movimentos reconhecidos por esses sujeitos, aparecem como critérios de aproximação, e que boa parte desse estranhamento deve-se a falta de conhecimento sobre o tema. Sugere-se, contudo, que sejam feitos outros estudos sobre os gostos e estranhezas desses alunos em relação à dança, principalmente, com alunos não praticantes e em outros contextos sociais, para que a dança realmente possa fazer parte efetivamente, dos currículos escolares. Concluindo, respondo a uma interrogação de Analice Dutra Pillar - Podese educar o olhar dentro da escola? - pode-se sim educar o olhar dentro da escola, permitindo a entrada de outras imagens, outras músicas e outras danças para que a arte possa cumprir o seu papel, ampliando as possibilidades de expressão, de comunicação, e as múltiplas formas de se ver e pensar o mundo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71622
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879616
url http://hdl.handle.net/10183/71622
identifier_str_mv 000879616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/1/000879616.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/2/000879616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71622/3/000879616.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e5f9fea64275fefee0015d9016a7e5e
0a2410b3423daae626e2efe0171f11ac
2b08f8a8fb7a9a4020586a03bce16d85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106273411072