(P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Gabriella Clavijo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271084
Resumo: A pesquisa tem como temática a avaliação de crianças em Arte, mais especificamente a dança. Questiona sobre a construção de um portfólio de forma colaborativa entre docente e discentes, o modo como os estudantes escolhem e justificam os momentos significativos da aula e como esse material repercute numa avaliação bimestral da turma. Visa, portanto, compor, em colaboração com estudantes de primeiro ano do Ensino Fundamental I, um portfólio digital colaborativo para a avaliação escolar na disciplina de Arte/Dança. Como objetivos secundários, investigam-se modos variados de registrar dança, inventariam-se as produções científicas que tratam de portfólio na arte no Ensino Fundamental I e identifica-se como os estudantes conseguem relatar e registrar sua experimentação em dança. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Travassos Alves, localizada em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, com uma média de 25 alunos. No ano de 2022, no Fundamental I, nesta mantenedora, a disciplina de Componentes Integrados abarcou os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso e também a disciplina de Arte. Para o trabalho, utilizou-se o tempo relativo a este último componente curricular. Esta é uma pesquisa com crianças, objetivando promover os estudantes a agentes de suas aprendizagens. Os dados foram produzidos a partir de instrumentos inspirados na etnografia e autoetnografia. A pesquisa apontou o portfólio digital avaliativo colaborativo como um instrumento capaz de fomentar a avaliação formativa, mas pouco usado pelo Ensino Fundamental I, pelas suas especificidades de autonomia dos estudantes e a escassez de recursos humanos na escola pública em geral. Construído em uma rede social popular como o Instagram, mostrou-se como um recurso avaliativo vivo, acessível e coletivo, colaborando para uma avaliação emancipatória. No entanto, sugere-se uma abertura a uma menor diretividade dos docentes e maior abertura de espaço de escuta aos discentes, do planejamento à avaliação, sustentando a avaliação democrática na base da cooperação, assim como o uso de filmagens, no intuito de tornar a avaliação mais processual e formativa, podendo recorrer-se aos vídeos de forma cronológica, percebendo-se o desenvolvimento dos estudantes, ao mesmo tempo que esse recurso possibilita que ele mesmo acompanhe seus processos. Assim, apontam-se caminhos para a pesquisa de portfólios individuais no ideal de se aprofundar mais nas particularidades de cada estudante.
id URGS_2006f94f2a2abea16e3de2cb98d3351b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271084
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Magalhães, Gabriella Clavijo deValle, Flavia Pilla do2024-01-25T03:51:49Z2023http://hdl.handle.net/10183/271084001193627A pesquisa tem como temática a avaliação de crianças em Arte, mais especificamente a dança. Questiona sobre a construção de um portfólio de forma colaborativa entre docente e discentes, o modo como os estudantes escolhem e justificam os momentos significativos da aula e como esse material repercute numa avaliação bimestral da turma. Visa, portanto, compor, em colaboração com estudantes de primeiro ano do Ensino Fundamental I, um portfólio digital colaborativo para a avaliação escolar na disciplina de Arte/Dança. Como objetivos secundários, investigam-se modos variados de registrar dança, inventariam-se as produções científicas que tratam de portfólio na arte no Ensino Fundamental I e identifica-se como os estudantes conseguem relatar e registrar sua experimentação em dança. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Travassos Alves, localizada em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, com uma média de 25 alunos. No ano de 2022, no Fundamental I, nesta mantenedora, a disciplina de Componentes Integrados abarcou os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso e também a disciplina de Arte. Para o trabalho, utilizou-se o tempo relativo a este último componente curricular. Esta é uma pesquisa com crianças, objetivando promover os estudantes a agentes de suas aprendizagens. Os dados foram produzidos a partir de instrumentos inspirados na etnografia e autoetnografia. A pesquisa apontou o portfólio digital avaliativo colaborativo como um instrumento capaz de fomentar a avaliação formativa, mas pouco usado pelo Ensino Fundamental I, pelas suas especificidades de autonomia dos estudantes e a escassez de recursos humanos na escola pública em geral. Construído em uma rede social popular como o Instagram, mostrou-se como um recurso avaliativo vivo, acessível e coletivo, colaborando para uma avaliação emancipatória. No entanto, sugere-se uma abertura a uma menor diretividade dos docentes e maior abertura de espaço de escuta aos discentes, do planejamento à avaliação, sustentando a avaliação democrática na base da cooperação, assim como o uso de filmagens, no intuito de tornar a avaliação mais processual e formativa, podendo recorrer-se aos vídeos de forma cronológica, percebendo-se o desenvolvimento dos estudantes, ao mesmo tempo que esse recurso possibilita que ele mesmo acompanhe seus processos. Assim, apontam-se caminhos para a pesquisa de portfólios individuais no ideal de se aprofundar mais nas particularidades de cada estudante.The theme of the research is the assessment of children in Art, more specifically dance. How can a teacher build a portfolio of the process of dance class activities in a collaborative way between teachers and students? How do children select significant moments in class and how do they justify these choices? How does the teacher’s construction of the digital portfolio, based on student choices, impact the class’s bimonthly assessment? It aims, therefore, to compose, in collaboration with first-year elementary school students, a collaborative digital portfolio for school assessment in the subject of Art/Dance. Its secondary objectives are to investigate different ways of recording dance to compose a portfolio, to build an inventory of scientific productions that deal with art portfolios for elementary school children and identify how students can report and record their experimentation in dance. The work is developed in an elementary school in Porto Alegre/RS, with a first-year class of Elementary School I, with an average of 25 students. In the year 2022, in Elementary School I in the state of Rio Grande do Sul, the Integrated Components discipline covered the contents of Portuguese Language, Mathematics, Science, Geography, History, and Religious Education, in addition to the Art discipline. Therefore, the period related to the latter curricular component was used. This is research with children, aiming to promote students to become agents of their own learning. The data is produced using instruments inspired by ethnography and autoethnography, such as the teacher's field diary, participant observation and observation agenda, filming and photos of the participants. The research pointed to a collaborative digital assessment portfolio as an instrument capable of promoting formative evaluation, as suggested by official documents, but not frequently used by Elementary Education I, due to its specificities of student autonomy and the scarcity of human resources in public schools in general. Built on a popular social network like Instagram, it proved to be a live, accessible and collective assessment resource, contributing to na emancipatory evaluation. However, it is suggested that there be less directivity on the part of teachers and a greater space for listening to students, from planning to evaluation, supporting democratic evaluation on the basis of cooperation, as well as the use of filming, in order to make the more procedural and formative assessment, with videos being able to be used chronologically, realizing the students' development, at the same time that this resource allows them to follow their processes themselves. Thus, the research points to further investigation on ways to research individual portfolios with the goal of deepening the perspective of particularities of each student.application/pdfporDançaEnsino fundamentalDanceAssessment portfolioElementary Education I(P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193627.pdf.txt001193627.pdf.txtExtracted Texttext/plain223065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271084/2/001193627.pdf.txt3106ce35661420db025bf578926ce4f9MD52ORIGINAL001193627.pdfTexto completoapplication/pdf2543571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271084/1/001193627.pdf6e16d48d09dc4f93e602f39c080493d0MD5110183/2710842024-01-26 05:45:58.932107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-26T07:45:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
title (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
spellingShingle (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
Magalhães, Gabriella Clavijo de
Dança
Ensino fundamental
Dance
Assessment portfolio
Elementary Education I
title_short (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
title_full (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
title_fullStr (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
title_sort (P)arte da (mu)dança : portfólio digital avaliativo colaborativo para dança no Ensino Fundamental I
author Magalhães, Gabriella Clavijo de
author_facet Magalhães, Gabriella Clavijo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Gabriella Clavijo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Flavia Pilla do
contributor_str_mv Valle, Flavia Pilla do
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Ensino fundamental
topic Dança
Ensino fundamental
Dance
Assessment portfolio
Elementary Education I
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Assessment portfolio
Elementary Education I
description A pesquisa tem como temática a avaliação de crianças em Arte, mais especificamente a dança. Questiona sobre a construção de um portfólio de forma colaborativa entre docente e discentes, o modo como os estudantes escolhem e justificam os momentos significativos da aula e como esse material repercute numa avaliação bimestral da turma. Visa, portanto, compor, em colaboração com estudantes de primeiro ano do Ensino Fundamental I, um portfólio digital colaborativo para a avaliação escolar na disciplina de Arte/Dança. Como objetivos secundários, investigam-se modos variados de registrar dança, inventariam-se as produções científicas que tratam de portfólio na arte no Ensino Fundamental I e identifica-se como os estudantes conseguem relatar e registrar sua experimentação em dança. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Travassos Alves, localizada em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, com uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, com uma média de 25 alunos. No ano de 2022, no Fundamental I, nesta mantenedora, a disciplina de Componentes Integrados abarcou os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso e também a disciplina de Arte. Para o trabalho, utilizou-se o tempo relativo a este último componente curricular. Esta é uma pesquisa com crianças, objetivando promover os estudantes a agentes de suas aprendizagens. Os dados foram produzidos a partir de instrumentos inspirados na etnografia e autoetnografia. A pesquisa apontou o portfólio digital avaliativo colaborativo como um instrumento capaz de fomentar a avaliação formativa, mas pouco usado pelo Ensino Fundamental I, pelas suas especificidades de autonomia dos estudantes e a escassez de recursos humanos na escola pública em geral. Construído em uma rede social popular como o Instagram, mostrou-se como um recurso avaliativo vivo, acessível e coletivo, colaborando para uma avaliação emancipatória. No entanto, sugere-se uma abertura a uma menor diretividade dos docentes e maior abertura de espaço de escuta aos discentes, do planejamento à avaliação, sustentando a avaliação democrática na base da cooperação, assim como o uso de filmagens, no intuito de tornar a avaliação mais processual e formativa, podendo recorrer-se aos vídeos de forma cronológica, percebendo-se o desenvolvimento dos estudantes, ao mesmo tempo que esse recurso possibilita que ele mesmo acompanhe seus processos. Assim, apontam-se caminhos para a pesquisa de portfólios individuais no ideal de se aprofundar mais nas particularidades de cada estudante.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-25T03:51:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271084
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193627
url http://hdl.handle.net/10183/271084
identifier_str_mv 001193627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271084/2/001193627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271084/1/001193627.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3106ce35661420db025bf578926ce4f9
6e16d48d09dc4f93e602f39c080493d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085636819910656